JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Introduçaõ ao surgimento da empresa


Autoria:

Thiago Bento De Freitas


Curso: Direito Universidade de Ribeirao Preto 5ª etapa

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Posse pela teoria de Ihering
Direito Civil

Outros artigos da mesma área

Introduçaõ ao surgimento da empresa

A VEDAÇÃO AO ADMINISTRADOR DELEGAR SEUS PODERES NAS SOCIEDADES EMPRESARIAIS

Momento da constituição do crédito para fins de sujeição à recuperação judicial, segundo o Superior Tribunal de Justiça

Prescrição por danos advindos de erro na avaliação de bem integralizado ao capital social de sociedade anônima

LEGITIMIDADE DA FAZENDA PÚBLICA NO PROCESSO FALIMENTAR

Documentos exigidos para a constituição de uma empresa

A Relação da Sociedade Simples com Terceiros, segundo o Princípio da Autonomia Patrimonial

Aspectos negativos e positivos das Empresas Individuais por Responsabilidade Limitada - EIRELI

A (IN) CONSTITUCIONALIDADE DA DECRETAÇÃO DE FALÊNCIA DE OFÍCIO PELO JUÍZO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL

O CÓDIGO CIVIL E O CONCEITO DE EMPRESÁRIO

Mais artigos da área...

Texto enviado ao JurisWay em 26/11/2010.

Última edição/atualização em 29/11/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O comércio existe desde a antiguidade, como um meio de troca da mercadoria. Nesta época esta atividade ainda não estava organizada. Apesar de alguns povos obedeceram tais os ordenamentos jurídicos impostos  não se podia afirmar que existia um código autônomo para o comércio

 A partir do século XVIII, na Idade Média, surgiu o sistema autônomo, ou seja, o direito comercial. Os comerciantes passaram a se organizarem em corporações. O surgimento do código de Napoleão foi um dado marcante para duas disciplinas que foram criadas, direito civil e direito comerical. Em 1816 nasceu o Código civil e, um ano depois, em 1817, foi a vez do código comercial

 O Direito Comercial apresenta-se em duas fases: A primeira fase é caracterizada como a teoria subjetiva, na qual, as normas costumeiras apenas seriam aplicadas àqueles que estivessem registrados na corporação. Somente os membros dessas corporações estavam sujeitos à jurisdição e aos costumes formados e difundidos pelos mercadores.

 A segunda fase é caracterizada pela teoria objetiva. A proposta da desta teoria é alterar o modo de classificar o comerciante de forma puramente subjetiva, ou seja, como sendo comerciante somente aquele que estava matriculado nas corporações, para um critério mais objetivo. Neste critério da Teoria Objetiva, a figura do comerciante é vista como aquele que pratica determinado ato de comércio de forma profissional visando o lucro. O dado marcante para o nascimento desta teoria Objetiva foi quando o código de Napoleão entrou em vigor inspirado nos ideais da Revolução Francesa (liberade, igualdade e fraternidade)

A teoria funcional é vista como a atividade econômica em si. A teoria subjetiva é vista a figura do empresário, pois, nesta teoria classifica-se aquele que exerce atividade econômica na empresa. Na teoria OBJETIVA identifica-se  a empresa com o conjunto de bens destinado ao exercício da atividade empresarial, por fim vem a teoria corporativa, na qual se tem a empresa como a instituição que reúne o empresário e seus colaboradores com uma finalidade em comum, ou seja tem-se o nascimento da empresa. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Thiago Bento De Freitas) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.
 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados