JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

DA ILEGALIDADE DA CLÁUSULA DE RECOMPRA NOS CONTRATOS DE FOMENTO EMPRESARIAL


Autoria:

Antonio Rodrigo Candido Freire


Advogado, Mestre em direito(PUC-GO),pós graduado em Dir Empresarial,pós graduado em Dir Administrativo,pós graduado em Direito Penal, pós graduado em Direito Público, pós graduado em Direito Constitucional, Especialista em análise de risco em concessão e recuperação de ativos, Palestrante e escritor.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 06/11/2010.

Última edição/atualização em 16/08/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 

DA ILEGALIDADE DA CLÁUSULA DE RECOMPRA NOS CONTRATOS DE FOMENTO EMPRESARIAL

 

 

            Factoring ou Fomento empresarial é uma atividade relativamente nova ao país. Entende-se por faturizador a empresa que está preparada para adquirir créditos e ou prestar serviços de assessoria financeira e contábil ao empresariado recebendo uma por isso uma comissão. Faturizado é o empresário que recorre a esta empresa prestadora de serviços. Logo nesta relação estarão sempre presentes o FATURIZADOR E FATURIZADO.

 

 

Para o ilustre ARNOLDO WALD o contrato de faturização, consiste na aquisição, por uma empresa especializada, de créditos faturados por um comerciante ou industrial, sem direito de regresso contra o mesmo. Assim, a empresa de factoring, ou seja, o factor assume os riscos da cobrança e, eventualmente, da insolvência do devedor, recebendo uma remuneração ou comissão, ou fazendo a compra dos créditos com redução em relação ao valor dos mesmos. (Curso de Direito Civil, vol. II, n. 235, pág. 466).

 

 

Entre os mais variados conceitos de Factoring encontrados, o Autor se filia ao conceito simplista que diz: É uma atividade empresarial em que se compram ativos financeiros recebendo uma comissão, fomentando o empresariado, podendo prestar serviços assessoria financeira e contábil, gestão e a administração das vendas da empresa faturizada.

 

            No sentido de adiantar seus ativos futuros e proporcionar maior poder de barganha e sobrevivência ao empresário. Nas sábias palavras do professor Arnaldo Rizzardo:

 


"...O sentido tradicional de Factoring não oferece maiores dificuldades, Pode-se afirmar que se está diante de uma relação jurídica entre duas empresas, em que uma delas entrega a outra um título de crédito, recebendo, como contraprestação, o valor constante do título, do qual se desconta certa quantia, considerada a remuneração pela transação..." (Arnaldo Rizzardo, Factoring, 3ª ed., São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2004, pág. 14).

 

 

         Existe ainda um conceito extraído do artigo 15 da lei 9249/95 em seu artigo 15, inc III, “d” apresentando o conceito de um ponto de vista fiscal, senão veja-se:

 

 

 


"... a prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção de riscos, administração de contas a pagar e a receber, compra de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços(factoring).”

 

         Desta feita, o que pretende a Factoring é a aquisição de títulos que estão livres para circulação, geralmente duplicatas e cheques que estão em poderes de empresários e sociedades empresárias que pagarão um percentual em forma de comissão.

 

            A Factoring não é autorizada pelo Banco Central para a captação e intermediação de recursos monetários. Nem tampouco é considerada instituição financeira, na verdade sua autorização pelo Banco Central se resume a uma complementação do serviço prestado pelos bancos. Segundo definição apresentada pelo SEBRAE:

 

“O factoring complementa a ação dos bancos e demais instituições financeiras, autorizadas a operar pelo Banco Central. As atividades de ambos são específicas, diferenciadas e não competitivas.”

 

            Em suma as relações de empresários com a Factoring  são reguladas pelo código Civil ( Cessão de Direitos - Código Civil, Código tributário Nacional e o Código de Ética, Disciplina e Auto-Regulamentação do Factoring (ANFAC Associação Nacional das Empresas de Fomento Comercial) e também outras leis esparsas, que justificam e limitam as liberalidades do Fomento Empresarial.

 

“Lei 8981/95

Art. 28- A base de cálculo do imposto, em cada mês, será determinada mediante a aplicação do percentual de cinco por cento sobre a receita bruta registrada na escrituração, auferida na atividade.


§ 1º - Nas seguintes atividades o percentual de que trata este artigo será de:


c) trinta por cento sobre a receita bruta auferida com as atividades de:


c.4) prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestações de serviços (factoring).

 

Resolução 2.144 - 22.02.95 - factoring prática de operações privadas de instituições financeira - consequências.

Estabelece sobre operações de factoring e operações privativas de instituições financeiras.


O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de 31.12.64, torna público que o Conselho Monetário Nacional, em sessão realizada em 22.02.95, tendo em vista o disposto no art.4º, inciso VI, da referida Lei, em face do contido no art.28, §1º, alínea "c.4", da Lei 8.981, de 20.01.95, que conceitua como factoring atividade de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção de riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de pessoas de serviços,


Resolveu:

Art. 1º - Esclarecer que qualquer operação praticada por empresa de fomento mercantil (factoring) que se ajuste ao disposto no art. 28, § 1º alínea "c.4", da Lei nº 8.981, de 20.01.95, e que caracteriza operação privativa de instituição financeira, nos termos do art.17, da Lei 4.595, de 31.12.64, constitui ilícito administrativo (lei nº 4.595, de 31.12.64) e criminal (Lei nº 7.492, de 16.06.86).


Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.”

 

            Uma característica fundamental desta espécie de contrato é o risco assumido pela faturizador. Esta modalidade de negociação não admite garantias reais e com as exceções de vícios encontrados em certos títulos, a priori, o faturizado não responde pela solvência do devedor, ou seja, se na data de apresentação do título este não foi liquidado, não pode o faturizador cobrar de quem o descontou. Deve o faturizador acionar extrajudicialmente ou judicialmente o emitente do título diretamente, pois na aquisição do título o risco foi assumido. Trata-se de uma aquisição definitiva, salvo a constatação de fraude na formação do crédito, caso em que, a Factoring tem o direito de agir contra a empresa cliente para reaver os valores.

 

            Em face desta verdade em assumir o risco, pode o faturizador, escolher os títulos que deseja descontar, não constituindo ilícito algum, pois, será de sua livre escolha a aquisição deste ou daquele título que após as devidas consultas aos bancos de dados e à própria empresa emitente possam evidenciar mais garantia implícita.

 

            Sendo o contrato de factoring cumulativo envolvendo obrigações a ambas as partes, mister salientar que é vedado pelo ordenamento jurídico a celebração de contrato que estabelece vantagens excessivas a uma das partes. Neste sentido, o ordenamento jurídico não autoriza a Factoring a promover contrato com a cláusula de recompra de títulos, pois esta teve livre escolha para a aquisição e optou por assumir o risco. É claro que desta premissa excluímos os títulos com vícios materiais.

 

            O Código Civil Brasileiro corrobora com o manifestado, senão veja-se:

 

 “É lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas fixadas neste Código.”

 

            E também em seu artigo 296 assevera:

 

“Salvo estipulação em contrário, o cedente não responde pela solvência do devedor.”

 

            Logo, o contrato de Factoring não deve apresentar a cláusula de regresso sob pena de desconfigurar-se da conditio sine quo nom de sua existência, ou seja, em seu conceito, o risco é o que diferencia dos bancos. A existência da cláusula de regresso eleva o fomento empresarial à mesma característica das instituições financeiras.

 

            A existência de uma corrente minoritária voltada a defesa dos interesses da classe manifesta com propriedade e conhecimento a legalidade da cláusula, porém esta é combatida veementemente pelo Código Civil Brasileiro com seus princípios fundamentais e garantias legais.

 

            Conclusivamente é oportuno manifestar que é ilegal a possibilidade de regresso nos nas transações do fomento empresarial em virtude dos princípios e legislação que regem este instituto e prestação de serviço ao meio empresarial, restando tão somente sua legalidade àqueles títulos que forem eivados de vícios em sua formação que dolosamente foram levados ao faturizador para o desconto.

 


            Referências bibliogáficas


WALD, Arnold, Curso de Direito Civil, vol. II, n. 235,

BULGARELLI,Waldirio, Contratos Mercantis, 12ª ed. São Paulo,

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Antonio Rodrigo Candido Freire) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados