JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos de Motivação
Autoria:

Lilian Divina De Oliveira Martim


Advogada. Palestrante e Professora de Direito. 11 98725 9328 Blog: http://blogdaliliandivina.wordpress.com/ _________________________________

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Exame de Ordem
Outros

NÃO PARE!!
Desenvolvimento Pessoal

DETERMINAÇÃO!!
Desenvolvimento Pessoal

SÓ MAIS UM POUCO!!
Desenvolvimento Pessoal

Artigos de Motivação Desenvolvimento Pessoal Vida Pessoal

CORAGEM para começar tudo de novo

Texto enviado ao JurisWay em 21/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 

Existem situações que pensamos que não vamos conseguir nos levantar. Internamente ficamos prostrados de tal forma que realmente não acreditamos que vamos conseguir nos levantar novamente e começar tudo de novo. Tudo de novo, esse é o problema, pensamos que não vamos conseguir fazer tudo mais uma vez. E muitas vezes, temos o sentimento de que dessa vez, não vamos conseguir nos levantar.

 

E se não bastasse isso, ainda ouvimos até mesmo de pessoas que amamos: Você ainda vai insistir nisso?! Porque não procura outra coisa para fazer? Do que adianta tanto esforço? Para onde você pensa que está indo?

 

Então, além de prostrados, ficamos completamente desestimulados, porque as pessoas que fazem tais perguntas e afirmações não sabem que para conseguirmos alcançar nossos sonhos, precisamos, muitas vezes, pagar um alto preço, que a conquista requer sacrifícios e que cair e errar são inerentes a persecução de conquistas.  Infelizmente essa situação nos coloca em estado de medo de tentar novamente, pois sabemos que existe a possibilidade de não conseguirmos e consequentemente sermos taxados de incapazes. E esse julgamento é mais doloroso que a própria derrota em si. Como diz Willian Douglas:

 

 

Exatamente por vivermos em uma sociedade que apenas enaltece o triunfo, muitos passam a ter medo de tentar porque cada tentativa traz em si a possibilidade da vitória ou da derrota, do acerto ou do erro.
 
O pavor diante do erro e da derrota torna-se algo tão profundo que a pessoa prefere não tentar do que tentar e eventualmente ser derrotado ou errar.
 
Contudo, se você não pode perder, também não pode vencer. [1]


 

Precisamos ter coragem para nos levantar e começar de novo. É importante lembrar, que coragem não é a ausência de medo. Coragem (do latim coraticum) é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação.

 

È importante termos em mente que o medo não vai desaparecer, pois de fato existe a possibilidade de uma nova derrota, no entanto, se quisermos vencer, precisamos levantar e tentar novamente, apesar do medo.

 

Lembremo-nos de uma lição bíblica. Pedro afogou-se não porque teve medo, mas porque perdeu o foco. O medo pode nos paralisar, mas se tirarmos nossos olhos do foco podemos afundar-nos de vez.  

 

Começar de novo, não é uma tarefa fácil, partir do ponto inicial novamente não é algo que provoque entusiasmo. Requer muita paciência, força e esperança. Paciência para começar do zero e fazer tudo de novo, força para percorrer o mesmo caminho, dar os mesmos passos e não desistir e esperança de que, dessa vez, vai dar tudo certo. 

 

 

 

 

 

 

 



[1]DOUGLAS, William. Guia de Aprovação em provas e concursos.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p 170.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Lilian Divina De Oliveira Martim) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Maria (17/09/2010 às 10:10:02) IP: 187.79.87.246
Excelente texto, a Bíblia através de suas parábolas nos ensina a viver.
2) Carlos (23/09/2010 às 12:19:08) IP: 186.213.54.81
Tá muito dificil pra mim... É muita pressão e talvez falta de coragem...

=/
3) Walema (23/09/2010 às 20:50:27) IP: 41.78.17.171
gostei muito do vosso texto, biblico ou não ajuda a levantar voo novamente porque a vida exige mesmo luta porque ela é uma guerra.
abraços walema
4) Sergio (28/09/2010 às 07:09:06) IP: 187.88.101.132
esse texto me abriu a mente para sair da situaçao que me coloquei
5) Wilson (06/07/2011 às 17:48:54) IP: 200.168.59.99
muito bom num certo dia estava eu precisanda de uma palavra e esta veio como uma luva obrigado.
6) Altair (05/10/2011 às 23:32:59) IP: 187.67.231.62
Muito bom, são poucos que diante da derrota tentam novamente, somente pessoas com uma base muito boa continuam tentando até conseguir o objetivo esperado; quanto ao William Douglas dispensa qualquer comentário!
7) Kroline (28/04/2012 às 01:11:03) IP: 189.87.193.9
Texto muito bons, eu estava precisando ler algo que me desse mais CORAGEM !


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2014. JurisWay - Todos os direitos reservados