JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Relação de Emprego x Relação de Trabalho


Autoria:

Izabela Ciamarro


Izabela Ciamarro, atualmente graduanda em Direito, e estagiária do Juizado Especial Federal.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Recuperação Judicial, o que é?
Direito Civil

Resumo:

Aos iniciantes do Curso de Direito, que ao começarem a ter contato com a matéria a ser discutida, sentem dificuldade para diferenciar a relação de trabalho x relação de emprego.

Texto enviado ao JurisWay em 15/04/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Relação de Emprego e Relação de Trabalho:

 

 

 

Aos iniciantes na matéria de Direito Trabalhista:

 

 

  

 

 

Observa-se a necessidade da criação de novas normas no ordenamento jurídico a partir da necessidade que o indivíduo vivendo em contato com o mundo necessita de imposições e assim, evolui-se em aspectos como: intelectual (homem), e econômico (coletividade). Tudo dentro de uma hierarquia sistematizada.

Para tanto, o homem bem como toda a coletividade reproduz os seus atos através das suas vontades. A partir deste pensamento, define-se uma relação de trabalho, onde o homem produz em trabalho o que ele quer que volte para si em forma de moeda.  Karl Max, em uma e suas obras define “O trabalho é a essência do homem, pois é o meio pelo qual ele se relaciona com a natureza e a transforma em bens que se confere valor”.

Em contrapartida, a relação de emprego, apesar de ser considerada ramificada pela relação de trabalho tem como forte característica a subordinação e um contrato estabelecido entre as partes.

Amauri Mascaro Nascimento define a relação de emprego como “Uma relação jurídica de natureza contratual, tendo como sujeito o emprego, e o empregador e como objeto o trabalho subordinado, continuado e assalariado”

Sendo assim a diferença entre trabalho e emprego é a subordinação do empregado e empregador no emprego, sendo que tal não existe com tamanha intensidade na relação de trabalho.

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Izabela Ciamarro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2014. JurisWay - Todos os direitos reservados