JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As importantes mudanças na Lei do Inquilinato


Autoria:

Cynthia Pola Miashiro


Advogada atuante na Baixada Santista, formada pela Universidade Santa Cecília desde 2005. Conhecimento e experiência nas áreas Civil, Família, Trânsito, Consumidor, Criminal, Eletrônico.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Indenização por lucros cessantes e o INCC: cobrança na entrega de imóvel com atraso.

Direito do consumidor na resolução do contrato de promessa de compra e venda de imóvel

OS DIREITOS A MORADIA E A PROPRIEDADE: A INFLUÊNCIA DAS OCUPAÇÕES IRREGULARES NO SURGIMENTO DE NOVOS BAIRROS NA CIDADE DE IMPERATRIZ

A SEGURA E COMPLEXA TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS

Outorga Conjugal: é preciso autorização do cônjuge para alienar imóveis?

Loteamentos Fechados X Condomínios Fechados

Contrato de Locação - 7 dicas para Locadores

A CONVENÇÃO CONDOMINIAL QUE RESTRINGE OU PROÍBE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO É VÁLIDA?

DA COBRANÇA DE JUROS ANTES DA ENTREGA DO EMPREENDIMENTO - LEGALIDADE ATESTADA EM RECENTE JULGADO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Direito de Superfície e o Novo Código Civil

Mais artigos da área...

Resumo:

As novas regras do aluguel.

Texto enviado ao JurisWay em 03/03/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A Lei 12.112/09 que alterou a lei 8.245/91 (Lei do Inquilinato)e está em vigor desde 25 de janeiro do corrente ano trouxe como  novidade a redução do prazo de despejo de inquilinos maus pagadores.

nas locações sem garantia,por exemplo,assim que o locatário deixa de pagar,o locador pode entrar com a ação de despejo e obter uma liminar determinando a desocupação do imóvel ,e nem é preciso que o locatário  se manifeste.
Neste sentido deve se dizer que  a Justiça dará 15 dias para o inquilino deixar o imóvel.Cumpre-nos observar que quando o contrato tiver garantia,o prazo sobre para 30 dias.

Para evitar o despejo,basta que o inquilino pague em dia.E  para suspernder eventual ordem liminar de despejo,é só pagar o que deve em até 15 dias.

Oportuno se torna dizer que o inquilino não poderá atrasar nenhum alguel nos 24 meses seguintes,sob o risco de ser imediatamente despejado.
 
Não se pode perder de vista que a nova lei possibilita a fixação do prazo de 15 dias(e não mais  30 dias) para o despejo voluntário,quando a base da alção for pelo mútuo acordo das partes ou pela realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público que impeçam a permanência do inquilino no imóvel.

É sobremodo,importante ressaltar que ao final do contrato,o fiador pode exonerar-se da obrigação,mesmo que o locador e o locatário manifestem interesse em continuar o acordo.Mas ,após comunicar sua decisão,ele ainda responderá pela fiança durante mais 120 dias.

Se ocorrer alteração do locatário-por exemplo,em caso de separação,divórcio ou de falecimento-,tornasse obrigatória a comunicação da mudança não mais só ao locatário mas também ao fiador,que poderá exonerar-se mediante expressa manifestação nos 30 dias seguintes ao recebimento da comunicação,ficando ,porém,obrigado a manter suas obrigações por um período de 120 dias,contados da entrega da sua decisão ao locador.

Desistindo o fiador e caso o locador exija,o locatário terá 30 dias para apresentar uma nova garantia,sob pena de ser despejado.

No que diz respeito à ação revisional,ao designar a audiência de conciliação,o juiiz,se houver pedido e com base nos elementos fornecidos tanto pelo locador como pelo locatário,fixará aluguel provisório,que será devido desde a citação.

Se desejar sair do imóvel antes do prazo final o inquilino responderá por multa rescisória proporcional ao tempo de contrato.Quanto ao proprietário,durante a vigência do contrato,poderá reaver o imóvel nos casos de mútuo acordo;em decorrência da prática de infração legal ou contratual,por falta de pagamento do aluguel e demais encargos;para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público;na hipótese  de demolição,edificação licenciada ou para realização de obras aprovadas pelo Poder Público.

Registra-se como derradeiro que quanto aos imóveis comerciais,estes não precisarão ser renovados caso o proprietário tenha uma proposta de aluguel melhor do que a oferecida pelo seu inquilino.Nesse caso,é decretado o despejo que deve  ser feito em 30 dias,e não mais em seis meses.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Cynthia Pola Miashiro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados