JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

ACIDENTE DE TRABALHO OU ACIDENTE COMUM SOB A ÓTICA DO POEMA-MÚSICA CONSTRUÇÃO DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA


Autoria:

Heloisa Helena Quaresma


Heloisa Helena Quaresma - Advogada, colaboradora na Defensoria Pública do Estado de São Paulo,pós-graduada em Direito Processual Penal e Direito Penal

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 30/01/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

ACIDENTE DE TRABALHO OU ACIDENTE COMUM

SOB A ÓTICA DO POEMA-MÚSICA CONSTRUÇÃO

DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA

 

Heloisa Helena Quaresma

 

SUMÁRIO: introdução; I. O acidente de trabalho e a proteção da Lei nº 8.213/91; II. Acidente comum e a proteção previdenciária; III. Conclusão; Bibliografia.

 

RESUMO

 

O Direito Previdenciário colocou um capítulo somente para falar sobre os acidentes do trabalho. Denominado como Direito Acidentário esta matéria dispõe na Lei n° 8.213/91. Assim, este trabalho tem a intenção de analisar o poema Construção de Chico Buarque de Holanda com base no Direito Acidentário e na legislação. O poema é na verdade a letra de música que Chico Buarque fez para homenagear os trabalhadores braçais que na década de 70 construíram as grandes cidades de hoje, como São Paulo.

A letra conta a história de um operário que morreu ao cair da construção, e nesta época não tínhamos ainda uma legislação específica que desse proteção a esta classe operária.

 

PALAVRA-CHAVE: acidente de trabalho; lei nº 8213/91; proteção; direito previdenciário;

 

 

INTRODUÇÃO

 

Em 1971, Chico Buarque de Holanda escreveu o poema-música Construção, esta canção trouxe à baila a história de um operário civil que morre num acidente de trabalho, caindo da construção.

 

A letra de Construção mostra o inconformismo do autor no auge da Ditadura Militar, tendo como exemplo, um trabalhador que sai de casa deixando sua mulher e seus filhos, para ir à busca do sustento da família. No almoço, bebe além da conta, ocasionando um acidente de trabalho. Tudo isso acontece em uma época em que o Brasil verticalizava as suas metrópoles, os arranha-céus subiam e geravam os mártires que os construíam.

E mesmo após sua morte, não tem o descanso merecido, já que seu corpo cai no meio da avenida pública, mostrando que até depois de morto, o pobre é como um estorvo na sociedade.

 

O poema de Chico Buarque mostra a face triste em que a grande massa era explorada pelo sistema sócio-econômico e político e a desproteção social do cidadão trabalhador brasileiro com uma letra que chama atenção exatamente por ela cumprir o papel de narrar e denunciar, sem discursar, mas apenas relatando, o acidente de trabalho.

 

I. O ACIDENTE DE TRABALHO E A PROTEÇÃO DA LEI N° 8.213/91

 

O artigo 19 da Lei n° 8.213/91 dispõe como acidentes de trabalho o evento que acontece no exercício do trabalho prestado à empresa e que provocam lesões corporais ou perturbações funcionais que podem resultar na perda, na redução permanente ou temporária das capacidades físicas ou mentais e ou acarretar na morte do trabalhador em seu local de trabalho.  

 

Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

 

A lei n° 8.213/91 protege também a hora do descanso e ou intervalo do serviço. Equiparam-se ao acidente de trabalho conforme art. 21, § 1º, aqueles ligados ao trabalho que, nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

 

Para que seja classificado como um acidente de trabalho, primeiramente devem-se distinguir os fatores que afastam o ocorrido de um acidente comum. Pois são de importância fundamental as informações neles contidas, são eles: a condição insegura; o ato inseguro; o acidente tipo; o agente da lesão e o fator pessoal inseguro.

 

A condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador consiste em ato inseguro praticado pelo próprio obreiro que em geral consciente do que está fazendo está contra as normas de segurança ou condições inseguras. O fato de o operário ter-se apoiado em paredes inexistentes pressupõe que o acidente de trabalho aconteceu por ato inseguro, aquele que é praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança e condições inseguras, ou seja, é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador.                              

Além destas informações, ainda existem quatro características que apontam o acidente de trabalho: a nocividade; a causalidade; a incapacitação e o nexo etiológico, este último dentre os quatro elementos, é um importante pressuposto, pois é a subordinação. 

 

O operário ao morrer deixa seus dependentes em situação de risco. Assim, a Lei n° 8.213/91 abarcou estes dependentes, dispondo em seus artigos 74 a 79 que do segurado que vier a falecer em decorrência de acidente de trabalho, terá direito a pensão por morte acidentária, sendo o valor mensal da pensão por morte de 100% (cem por cento) do valor da aposentadoria que este recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento.

 

A pensão é devida ao conjunto de dependentes do segurado, pois te caráter intuitu familiae e deverá ser rateada entre todos da mesma classe de dependentes, devendo ser revertida em favor dos demais à parte daquele cujo direito à pensão cessar, conforme o artigo 16 c/c 77 da Lei n° 8.213/91.

 

Conforme a jurisprudência:

ACIDENTE DE TRABALHO. TERMO INICIAL DO BENEFÍCIO - O benefício acidentário é devido a partir do momento em que o INSS toma ciência do mal incapacitante e pode se quiser conceder a indenização, administrativamente. (2° TACSP - Ap. s/ Ver. 541.895/0 - São Paulo - Rel.: Juiz Souza Moreira - J. em 10/02/99).

 

Passando a ser devida com o óbito, devendo ser requerida até 30 dias depois da morte acidentária. Se requerida após estes 30 dias ou a partir da decisão judicial, no caso de ter ocorrido morte presumida, deverá ser produzida prova hábil e o benefício será concedido em caráter provisório.

 

II. ACIDENTE COMUM E A PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA

 

Construção de Chico Buarque de Holanda nos faz também enxergar que o operário pode não ter sofrido um acidente de trabalho, e sim um acidente comum, encoberto pelo vício de beber, suicidou-se. Doença esta adquirida em função das longas jornadas de trabalho braçal e escalas ininterruptas de trabalho.

 

O Brasil é considerado o oitavo país em que o uso de álcool provoca doenças no trabalho. Os profissionais mais suscetíveis à dependência alcoólica são os trabalhadores que atuam em fundições, cozinheiros, profissionais do ramo de bares e restaurantes e trabalhadores da construção civil. Verificou-se que em relação à gravidade dos acidentes o alcoolismo, por reduzir os reflexos, a atenção e alterações psicomotoras, é um dos principais agravantes destes acidentes.

 

Diante desta situação, quando o segurado sofre um acidente sem qualquer ligação com a atividade laborativa, por força do risco genérico buscam-se as disposições de proteção puramente previdenciárias. Quando essa mesma moléstia ou acidente encontra liame com a atividade laboral executada, procura-se a regra do risco específico cuja amplitude é maior, porquanto se exige contingente mais amplo de prova.

 

A doença profissional para ser amparada pelo seguro acidentário deve ser assim entendida como a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social; e a doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, como dispõe o art. 20, I e II da Lei n° 8.213/91.

 

Na doença profissional os elementos caracterizadores do acidente de trabalho como a causalidade, nocividade, incapacitação e o nexo etiológico não estão todos elencados, faltando um destes elementos para ser ressarcido pelo seguro acidentário.

 

Neste sentido cito o seguinte precedente jurisprudencial:

 

ESTABILIDADE ACIDENTÁRIA – AUSÊNCIA DE CAUSALIDADE ENTRE A INCAPACIDADE LABORATIVA E O ALEGADO ACIDENTE DE TRABALHO – PEDIDO IMPROCEDENTE – Improcede o pedido de estabilidade acidentária, quando restar provada a ausência de causalidade entre a incapacidade laborativa e o alegado acidente de trabalho. (TRT 14ª R. – RO 0253/2001 – (0217/02) – Rel. Juiz Pedro Pereira de Oliveira – DJRO 04.04.2002).

Na falta destes, o trabalhador que sofra de doença profissional e morre ao prestar serviço à dada empresa poderá ser ressarcido no âmbito civil, já que a ele não alcança o seguro acidentário.

“INDENIZAÇÃO – Responsabilidade civil – Acidente do trabalho – Morte de operário em construção – Inexistência de qualquer treinamento ministrado aos empregados – Criação de “CIPA” pelo empregador depois do acidente – Pedido procedente – Recurso parcialmente provido. Em matéria aquiliana a culpa levíssima já bastava para caracterizar responsabilidade por danos, principalmente depois do assegurado no art. 7º, XXVIII da Constituição da República”. (Relator: Jorge Tannus – Apelação Cível n. 203.625 – São Caetano do Sul – 11.11.93) 

 

Por fim, cabe destacar que, além da indenização devida ao empregado acidentado, a empresa ficará responsável pelo ressarcimento à Previdência Social pelos gastos que esta despendeu com o acidente, nos casos de negligência quanto às normas de segurança do trabalho, conforme prevê o art. 120 da Lei nº 8.213/9l.

 

III. CONCLUSÃO

 

Particularmente, vejo o a morte do protagonista da canção como um acidente e não creio que estivesse bêbado ou momentaneamente lunático como alguns acreditam sugerir a letra da canção. O fato é que o sujeito acidentou-se mortalmente no trabalho e isso não tinha a menor importância para aqueles que passavam pelo local, mais preocupados com o trânsito, o sábado e consigo mesmos.

 

A obra de Chico Buarque explora fatos corriqueiros da vida cotidiana de um operário e através de sua crítica, desperta a atenção sobre os valores da sociedade brasileira à época.

 

No poema-música Construção, Chico Buarque internalizou uma ironia cruel, pois, a construção de um edifício implica o aniquilamento daquele homem que o constrói.

 

Nesta época a construção civil nas cidades empregava principalmente a mão-de-obra nordestina intensificando, assim, as ondas migratórias, que passaram a idealizar a região Sudeste a possibilidade de ascensão social explicitando a face de um Brasil que era o recordista mundial de acidentes de trabalho, sendo a sua grande maioria ocorrida na construção civil.

 

Bibliografia:

GONÇALVES, Odonel Urbano. Manual de Direito Previdenciário. Acidentes do Trabalho. Editora: Atlas, 2005. São Paulo.

 

OLIVEIRA, José de. Acidentes do Trabalho – Teoria, Prática e Jurisprudência. Editora Saraiva. 3ª Edição. São Paulo: 2007

 

Entrevista de Chico Buarque concedida a Folha de São Paulo em 26/12/2004

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Heloisa Helena Quaresma) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados