JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Considerações sobre a emenda da petição inicial


Autoria:

Gisele Leite


Professora universitária com mais de uma década de experiência em magistério superior, mestre em direito, mestre em filosofia, graduação em direito pela FND-UFRJ, graduada em Pedagogia pela UERJ, conselheira do INPJ.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Da competência funcional para julgar pedido declaratório de reconhecimento da existência de relação jurídica de união estável: uma análise do ordenamento jurídico brasileiro concluindo pela competência funcional dos Juízes de Direito.

Rejeição Liminar da Demanda

OS MEDIADORES E CONCILIADORES NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ASSISTÊNCIA

INEFICÁCIA DAS DECISÕES POR DESCUMPRIMENTO DE ORDENS JUDICIAIS

"RELATIVIZAÇÃO" DA COISA JULGADA MATERIAL

DA ORDEM CRONOLÓGICA DE JULGAMENTO DOS PROCESSOS NO NOVO CPC

REQUISITOS PARA CAUTELAR DE ARRESTO E POSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DE ARRESTO COM BASE NO PODER GERAL DE CAUTELA

DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE: QUESTÕES PROCESSUAIS - FUNDAMENTAL RIGHT TO HEALTH: PROCEDURAL ISSUES

ABUSO PROCESSUAL NO ORDENAMENTO JURIDICO

Mais artigos da área...

Resumo:

Emenda da inicial.

Texto enviado ao JurisWay em 14/11/2009.

Última edição/atualização em 17/11/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O art. 284 CPC trata da emenda da inicial e ocorre quando a petição inicial não possui todos os requisitos exigidos nos arts. 282 e 283 do CPC ou apresenta defeitos e irregularidades que dificultem a resolução do mérito, o juiz deverá determinar que o autor emende ou a complete, no prazo de dez (10) dias. Quando a petição inicial pode ser emendada, é proibido ao juiz indeferi-la sem dar ao autor o direito a emendá-la.

 

Há efetivo direito subjetivo da parte à emenda inicial é o que STJ já decidiu por sua 2ª. Turma, Resp 438.685?DF, relator Ministro Otávio de Noronha, julgado em 06.06.2006, DJ 03.08.2006. Inclusive a petição inicial dos embargos à execução.

 

A determinação de emenda da petição inicial só pode ocorrer até a contestação. Apresentada a contestação, vedada está a determinação da emenda (STJ, 2ª. Turma, Resp 726.125/SP, relatora Ministra Eliana Calmon julgado em 12/06/2007, DJ 29.06.2007. Mas há entendimento em contrário como por exemplo na decisão do STJ, 1ª Turma, Resp 837 449/MG, relator Ministra Denise Arruda, julgado em 08.08.2006, DJ 31.08.2006. O prazo de dez dias é dilatório e a emenda pode ser aceita pelo juiz ainda que intempestiva ( STJ, 3ª Turma, Ministra Nanci Andrighi, em 17.05.2007, DJ 11.06.2007. Alguns julgados do STJ admitem prorrogação do prazo.

 

Evidentemente não atendida a determinação de emenda da exordial, cumpre ao juiz extinguir o processo sem resolução do mérito, indeferindo a petição inicial conforme prevê o art. 167, I do CPC. Não é necessária a intimação pessoal da parte para que seja extinto o feito nesse caso, que não se confunde com a hipótese prevista no art. 267, § 1º do CPC.

 

Indeferida a exordial poderá o autor interpor apelação, facultado ao juiz, no prazo de 48 horas para reformar sua decisão (art. 296 CPC).

 

“ Quem provoca o Estado é a ação através da demanda”.

Compete ao juiz proceder acurado exame de admissibilidade da petição inicial que deve ser cuidadoso, depois da citação do réu, o pedido e seus fundamentos não poderão ser modificados, senão mediante o consentimento do demandado.

 

É nessa fase inicial que eventuais defeitos ou irregulares poderão ser sanados, devendo o juiz conceder prazo ao autor para que a regularize. O defeito pode ser intrínseco pelo descumprimento do art. 282 CPC, ou extrínseco pela violação do art. 283 CPC.

 

Crítica-se o inciso I do artigo já que a petição não é destinada ao juiz, segundo o principio da impessoalidade mas sim ao juízo.

 

Em ambos os casos o juiz não deve indeferir de pronto a inicial, sendo imprescindível conceder prazo para o autor para sanar a peça exordial. Ainda que aparentemente o vício inicial seja insanável, convencer o princípio do contraditório assim o exige. Não se pode extinguir o processo sem ouvir o autor, pois ele pode, ao manifestar-se convencer o juiz ou de que o vício apontado não existe, ou então que este é sanável.

 

Ressaltadas as hipóteses de acolhimento de prescrição e decadência, em que a inicial será indeferida, mas o processo será extinto com julgamento de mérito.

Há somente indeferimento parcial quando apenas uma ou mais pretensões não puderem ser admitidas. O processo prosseguirá com relação a pretensão acolhida.

 

O art. 295 CPC enumera as causas para o indeferimento da petição inicial e as causas principais são a inépcia, a falta de uma das condições da ação ou de um pressuposto processual e o reconhecimento da prescrição e decadência ab initio.

 

A inépcia significa a incapacidade de produzir resultados. O parágrafo único do mesmo dispositivo legal enumera as suas causas, todas estas relacionadas ao pedido ou causa de pedir.

Será inepta a petição inicial que não contiver pedido ou causa de pedir; da narração dos fatos não decorrer logicamente conclusão; o pedido for juridicamente impossível ou contiver pedidos incompatíveis entre si.

 

Em todas essas hipóteses se constata que não será possível o exame e mérito. Mesmo diante da cumulação simples ou sucessiva, devem os pedidos serem compatíveis entre si. Sob pena da ação não ter objeto ou este ser juridicamente impossível.

A falta de legitimidade e de interesse de agir, quando verificável desde logo enseja também o indeferimento da inicial, porque permite atestar a inviabilidade do julgamento do mérito.

O não-preenchimento de um pressuposto indispensável para prosseguimento do processo: os incisos do art. 295 CPC fazem expressa referência ao art. 39, parágrafo único que refere-se ao endereço do advogado do autor para intimação, e ao art. 284 que remete aos importantes requisitos dos arts. 282 e 283.

Mas, há outros pressupostos processuais imprescindíveis, como a capacidade de ser parte do autor, a capacidade processual e postulatória (sendo que esta poderá ser regularizada posteriormente conforme as hipóteses do art. 37CPC) e que estejam presentes os chamados pressupostos negativos da perempção, litispendência e coisa julgada.

 

O erro na escolha do procedimento, em princípio não implica indeferimento da inicial, bastando ao juiz convertê-lo, salvo se a dita conversão depender de alguma atitude do autor, e quedar-se inerte.

É importante elucidar que podem ser reconhecidas de ofício pelo juiz as questões de ordem pública quais sejam: a falta das condições da ação, os pressupostos processuais, a prescrição em favor dos absolutamente incapazes, a decadência e a inépcia da inicial. E, devem ser declaradas desde de logo ou a qualquer tempo, quando examinar a admissibilidade da inicial.

 

Mesmo um juízo positivo não tornará preclusas as matérias, podendo a todo tempo o juiz refazer a verificação de admissibilidade do processo. Mas, se isso ocorrer depois que o réu tiver sido citado, não se pode falar, propriamente em indeferimento da inicial.

 

Tal expressão deve ser reservada para o juízo negativo de admissibilidade da exordial feito antes da citação. Tanto assim que quando a petição inicial recebe o despacho “cite-se”, significa que o juízo de admissibilidade é positivo e já fora verificado.

 

É bom lembrar que a decadência e prescrição são assuntos de direito material. Ao pronunciar a decadência ou a prescrição o juiz julga o mérito da causa, formando-se a coisa julgada material. É importante ressaltar que a prescrição pode ser renunciada para alguns.

 

Analisando os poderes do juiz podemos classificá-los em duas ordens: administrativos e jurisdicionais. Os primeiros são caracterizados pelo exercício do poder de polícia. Como exemplos podemos citar quando o juiz realizando uma audiência e uma testemunha começa a rir e gargalhar do depoimento de outra testemunha, ele deverá exercer o poder de polícia pedindo a retirada da testemunha que já depôs.

 

Os poderes jurisdicionais por sua vez se dividem em: poderes-meio que são utilizados para ordenar o processo de forma a permitir a formação de seu convencimento. Podem ser atos ordinários ou atos de saneamento do processo: são providências preliminares do art. 323 CPC, abrir prazo para a réplica em caso de hipótese de fato novo na contestação, preliminares, determinar que as partes especifiquem as provas, suprir omissões, sanar nulidades, entre outros.

 

Decorrida essa fase, o juiz passa para a fase de realização de atos instrutórios. Quanto aos atos instrutórios são atos preparatórios para o julgamento da causa, voltados para a produção das provas no processo.

 

Poderes-fim que servem para aplicar a vontade concreta da lei e torná-la efetiva. Isso será possível através de atos decisórios e através de atos executórios.

 

Atos decisórios são dotados de conteúdo decisório e são praticados com a resolução ou não do mérito, como por exemplo, a sentença, a decisão interlocutória.

 

Quanto aos atos executórios são aqueles utilizados pelo magistrado para tornar concreta a sentença que transitou em julgado .

 

Quanto aos deveres do juiz esses basicamente são dois: o dever de sentenciar e de garantir o contraditório.

Há autores que entendem que a causa de pedir é meramente fática, outros entendem ser sobre a qualificação jurídica, ou seja, fundamentação jurídica que se está dando aos fatos.

Para Barbosa Moreira, a qualificação jurídica está fora da causa de pedir e é tarefa de juiz dar e o autor deve levar ao juiz aquilo que ele não tem como saber com seu conhecimento jurídico. O autor pode ate colocar os fundamentos jurídicos na petição inicial, mas o juiz não se vincula a isso na sua decisão. É questao pacifica que artigo na lei nao é causa de pedir e sim fundamentaçao legal.

Outro item muito importante da petição inicial é o CPF do autor apesar de não elencado no art. 282 CPC mas é uma exigência da jurisprudência .

O CPF e RG que não estão elencados e a jurisprudência aceita, mas não são  requisitos essenciais  devido ao acesso a justiça, já que no interior do país muitas pessoas não possuem tais documentos além das empresas de fato (irregulares) e que não possuem CNPJ assim, não poderia ser um requisito essencial.

O problema crucial em se precisar a causa de pedir, é a difícil identificação se a causa é ou não autônoma, a ponto de gerar uma nova demanda.

Temos que analisar o art. 284 em consonância com o arts 244 e 250 (todos os dispositivos legais do CPC) ou seja, guardando coerência com o princípio de aproveitamento do processo e, ainda, o da instrumentalidade das formas. Evidentemente alguns erros atinentes às condições da ação, prescrição, decadência não são sanáveis.No entanto, com relação aos demais erros, o juiz poderá ter tolerância maior principalmente se ainda não foi citado o réu, o que significa que a relação processual não se estabeleceu de forma plena.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gisele Leite) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Marcos (02/03/2011 às 22:57:56) IP: 201.34.201.212
muito amplo e didática excelente, me orientou bem na questão da petição inicial.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados