JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

TESTAMENTOS ESPECIAIS


Autoria:

Giovanna Coli Bernardo


Cursando o 5 ano na faculdade de direito

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

CONDIÇÕES DE EFICÁCIA DA DESERDAÇÃO NO DIREITO SUCESSÓRIO
Direito das Sucessões

Outros artigos da mesma área

Analisar e identificar o desenvolvimento procedimental do processo sucessório, bem como anotar algumas das alterações e inovações introduzidas pelo Novo Código de Processo Civil.

Renúncia do Direito Hereditário

A EVOLUÇÃO DO DIREITO SUCESSÓRIO QUANTO À ORIGEM DA FILIAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE À LUZ DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL

O DIREITO REAL DE HABITAÇÃO DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO SOBREVIVENTE A LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO TÉCNICO NO PLANEJAMENTO DA SUCESSÃO FAMILIAR

PRAZO PARA PAGAMENTO DO ITCMD - IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO.

HERANÇA E CONFLITOS JUDICIAIS ANTE A MORTE DE UM FAMILIAR

Esclarecimentos sobre exclusão do direito sucessório por indignidade e deserdação

Considerações sobre as regras fundamentais da sucessão legítima

HERANÇA JACENTE E HERANÇA VACANTE

Mais artigos da área...

Resumo:

Testamentos especias: o testamento militar

Texto enviado ao JurisWay em 08/11/2009.

Última edição/atualização em 11/11/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

TESTAMENTO MILITAR

Testamento militar é o elaborado por militar e outras pessoas a serviço das Forças Armadas em campanha, que estejam participando de operações de guerra, dentro ou fora do País.

A locução"militares" abrange não somente os integrantes das Forças Armadas, como tambem das Polícias Militares e outras forças auxiliares.

Alguns comentadores do Código Civil brasileiro, atendendo ao espirito da lei, à ratio legis,  têm entendido que podem recorrer ao testamento militar os civis que visitam parente no campo de batalha, embora a letra da lei a eles não se refira.

Algumas formalidades são exigidas paraa validade do testamento militar.

São elas:

a) Que a Força esteja em campanha, assim como em praça sitiada, ou que esteja de comunicações interrompidas. Considera-se igualmente, em campanha a Força Armada designada para cumprir missões de paz, ou garantir a segurança em territórios conflagrados, em nome de organismos internacionais, como a ONU, por exemplo.

Amplia a própria lei a faculdadede fazer testamento militar aos civis a serviço do exército.

b) Que o disponente se encontre participando da guerra, em campanha, ou em praça sitiada, sem a possibilidadede afastar-se das tropas ou do campo de batalha. Admite-se que todas as pessoas que se agreguem às Forças Armadas, por estarem expostos aos mesmos riscos, perigos e dificuldade, podem fazer uso do testamento militar.

c) Que não haja, no local, um tabelionato em que o interessado em testar possa dispor de seus bens pela forma ordinária.

d) Quea situação de perigo seja real, ante a possibilidade de não subsistir com vida após uma batalha ou até o término do conflito armado.

O tetamento militar pode revestir três formas: a assemelhada ao testamento publico, a correspondente ao cerrado e a nuncupativa.

Caduca o testamento militar, desde que, depois dele, o testador esteja, noventa dias seguidos, em lugar onde possa testar de forma ordinári, salvo se esse testamento apresentar as solenidades  prescritas no parágrafo único do ar 1894 CC.

O art 1895 CC prevê a hipotese de testamento militar que não caduca, seria esse o testamento militar semelhante ao cerrado. Pelo fato de ser escrito de proprio punho, datado e assinado pelo testador, obedecendo ainda as outras solenidades previstas no artigo 1894 CC. 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Giovanna Coli Bernardo) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados