JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Meu Orkut foi clonado - criaram uma comunidade me agredindo - o que fazer ?


Autoria:

Danilo Pataro


Advogado e Agente da Propriedade Industrial atuante na Área de Propriedade Intelectual

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Entenda passo a passo o que deve ser feito quando é clonado o perfil de um usuário no Orkut ou alguém cria uma comunidade com conteúdo ofensido.

Texto enviado ao JurisWay em 13/04/2007.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Esse é um guia passo a passo para o usuário compreender o funcionamento do Orkut, os principais problemas ocorridos, como se prevenir e quais medidas poderá tomar em caso de abusos e ofensas.

1- O QUE É O ORKUT

O Orkut é uma comunidade virtual que tem como objetivo conectar pessoas e grupos de pessoas por meio de amigos em comum ou tema afim.

 

1.1- COMO FUNCIONA?

Os usuários possuem uma senha de acesso. Ao conectarem ao site é exibido o perfil do usuário, com sua foto principal,  uma lista de amigos e álbum de fotos digitais. Além disso, as pessoas podem ser membros de comunidades diversas, divididas por tema ou assunto.

 

O membro pode acessar o perfil de uma pessoa e ter acesso a todos esses dados; e daí conhecer os amigos dessa pessoa; os amigos dos amigos dos amigos desse membr,o e assim sucessivamente.

 

1.2- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS OCORRIDOS ORKUT?

 

Parte dos usuários têm utilizado o Orkut de maneira inadequada, postando textos e arquivos com conteúdo ofensivo às pessoas. Essas informações ficam gravadas no site e podem ser acessadas por qualquer dos usuários.

Outro problema comum é a postagem de imagens sem a autorização do fotografado.

A infração de material protegido pelas leis de direitos autorais também é um desafio ao Orkut.

 

1.3- QUAIS LEIS E DIREITOS PODEM SER AFETADOS MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO ORKUT?

 

O entendimento atual dos Tribunais tem sido no sentido de que qualquer ato praticado via internet e que contrarie as leis vigentes no país, sofrerá os mesmos tipos de sanções se praticados fora do ambiente virtual. Dessa forma, o Orkut pode ser um meio para a ocorrência de ilegalidades.

 

1.4- AS INFRAÇÕES MAIS COMUNS SÃO:

 

A) violação aos direitos da personalidade, como o nome, a honra, a imagem, privacidade, entre outros, tutelados pela Constituição da República, como direitos fundamentais previstos ainda no Código Civil.

Lembre-se que o direito de imagem pode ser violado por meio de utilização de fotografias postadas sem autorização do fotografado, ou ainda em desconformidade com os termos e condições autorizados.

 

B) violação de material protegido pela Lei nº 9.610/98, que disciplina os Direitos Autorais, como textos e fotografias, postado sem autorização do autor.

 

C) ocorrência de crimes previstos no Código Penal ou leis esparsas, especialmente os delitos de calúnia, difamação e injúria. A utilização indevida de direitos autorais também poderá ser considerada crime.

 

 

1.5- COMO FUNCIONA A POLÍTICA DO ORKUT PARA EVITAR AS OFENSAS E AGRESSÕES?

 

O Orkut argumenta ser impossível controlar todo o material veiculado pelos usuários. Infelizmente, a solução é a repressão após a prática do ato.

 

O site possui um mecanismo para que os usuários denunciem abusos em qualquer perfil de outro usuário ou nas comunidades. Há a faculdade de se escrever uma mensagem, relatando o tipo do abuso ao administrador do sistema, sendo que este poderá providenciar a retirada do material ofensivo ou ilegal, sejam fotos, textos, material protegido por copyright, entre outros. 

 

Contudo, essa “filtragem” ainda não é tão efetiva, o que vem preocupando autoridades.

A Google, gestora do Orkut têm firmado acordo com órgãos governamentais, como os Ministérios Públicos, criando novos mecanismos para evitar as ilegalidades.

 

 

1.6- SE ALGUÉM CRIA UMA COMUNIDADE OU ME OFENDE NO ORKUT O QUE DEVO FAZER ENTÃO?

 

Inicialmente, recomenda-se que o usuário leia a política de utilização do site, inserida no rodapé inferior da página com a denominação “Centro de Segurança” para se certificar da ocorrência da violação e infração aos termos de uso.

 

Veja os tipos mais comuns de violação descritas pelo próprio Orkut e que o site promete avaliar cuidadosamente caso a caso:

 

* Linguagem de ódio
* Promoção de atividade ilegal e perigosa
* Vítimas de
phishing ou conta hackeada
* Conteúdo facilitador de
phishing ou conta hackeada
* Identidade questionável do usuário

 

1.7 – CONTINUAÇÃO

Caso considere o conteúdo prejudicial, perigoso ou ofensivo o Orkut se compromete a efetuar a retirada do material e garante também manter sigilo em relação às denúncias registradas.

Contudo, o Orkut se exime de analisar alguns casos e menciona que o conteúdo será removido apenas mediante ordem judicial, como:

* Ataques pessoais ou difamação
* Imagem ou linguagem chocante ou repulsiva
* Sátira política ou social

 

 

1.8- CLONARAM MEU PERFIL OU ESTÃO UTILIZANDO A MINHAS IMAGENS. O QUE DEVO FAZER?

 

O procedimento é o mesmo. Inicialmente denunciar o abuso ao Orkut.

Caso seja conveniente, o usuário tem a opção de enviar uma mensagem online, ao próprio infrator, exigindo a interrupção do abuso, ocasionado por textos ou fotos.

Na hipótese de se conhecer a autoria e ter dados sobre o infrator é possível enviar uma notificação impressa à pessoa, desde que se tenha certeza do fato ocorrido. As pessoas sempre devem estar atentas aos termos que serão utilizados para não causar danos morais.

 

 

1.9- DENUNCIEI O “ABUSO” NO ORKUT. O SITE NÃO RESPONDEU E NEM TOMOU PROVIDÊNCIAS . O QUE DEVO FAZER?

 

Nesse caso o usuário deverá optar qual caminho seguirá.

 

A primeira opção é o envio de uma notificação ao Orkut. Apesar de o site ser administrado em terrítório estrangeiro, nos Estados Unidos, é possível enviar uma notificação ao escritório da Google no Brasil, localizado em São Paulo. A Google possui também um centro de desenvolvimento em Belo Horizonte. Caso não surta efeito, a solução é ingressar com uma ação judicial.

 

A segunda opção é ingressar diretamente com uma Ação no Poder Judiciário, requerendo a exclusão do conteúdo, ato que poderá ser autorizado imediatamente com a concessão de uma liminar pelo Juiz.

 

Há ainda a opção de buscar amparo no âmbito criminal. Nos grandes centros já existem Delagacias de Repressão aos Crimes de Informática que têm atuado nesse tipo de questão.

Um outro caminho é solicitar ajuda do Ministério Público, guardião da lei, para a exclusão do conteúdo ilegal. 

 

 

1.10- QUAL A RESPONSABILIDADE DO ORKUT NOS CASOS DE INFRAÇÃO?

 

O Orkut é um serviço prestado aos usuários e por isso está sujeito aos ditames do Código de Defesa do Consumidor, por configurar uma relação de consumo.

 

A gratuidade em nada interfere, pois há um remuneração indireta ao Orkut, especialmente com ganhos relativos à publicidade. Sendo assim, o fornecedor deve manter um serviço de qualidade aos usuários, proporcionando segurança, minimização de riscos, proteção, etc.

 

1.11- A VIOLAÇÃO DE DIREITOS PODE GERAR DANO. NESSE CASO O ORKUT DEVE SER RESPONSABILIZADO?

 

Essa matéria é bem recente e não possui uma previsão legal específica. O entendimento majoritário, inclusive adotado em outros países, especialmente os pertencentes à União Européia,  tem sido no sentido de isentar a responsabilidade dos fornecedores quando estes atuam como meros provedores de internet. A mesma orientação é aplicada quando o fornecedor presta serviços de host (hospedagem) de conteúdo de terceiros.

 

O Orkut poderia ser enquadrado como um sistema misto, em que conjuga acesso ao site e ao mesmo tempo armazena conteúdo de terceiros, não podendo ser responsabilizado por conteúdo que os usuários armazenam.

 

Porém, a partir do momento em que o usuário notifica e alerta ao site de alguma forma, seja pela denúncia de um “abuso” online ou pelo envio de uma notificação impressa, e o Orkut não toma providências, poderá ser caracterizada sua culpa, por negligência.

 

Dessa maneira, a existência da culpa poderá caracterizar a responsabilidade do fornecedor de serviços e gerar uma indenização ao consumidor, seja por danos morais ou patrimoniais.

 

1.12- CONCLUSÃO

 

A correta utilização do Orkut necessita algo além do controle do fornecedor de serviços para retirada do material ilegal.

 

O bom funcionamento da comunidade virtual, com a postagem de textos e fotos, depende da relação de respeito e confiança existente entre as pessoas – o que necessita de um novo modelo educacional, voltado à realidade virtual.

 

A promoção de campanhas publicitárias nesse sentido, com o apoio das autoridades, inclusive do Governo, é uma solução ao atual e concreto desafio chamado “Orkut”.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Danilo Pataro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Anna (04/07/2009 às 18:27:51) IP: 187.2.39.135
é tao facil ,,,meu deus ....sera que nunca ninguem pensou ainda em SÓ CRIAR CONTAS NO ORKUT PRA QUEM FORNECER O CIC E O RG ...APOSTO QUE DAI NINGUEM XINGA NINGUEM POIS O CARA SERA DESMASCARADO PELO PROPRIO ORKUT..ENTENDERAM SÓ CRIEM CONTAS QUE FORNECAM CIC E RG E O QUE MAIS FOR NECESSARIO.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados