JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Regra de Etiqueta: Como se comportar em uma reunião de negócios


Autoria:

Izadora Da Costa Santos


Acadêmica do Curso de Direito da Estácio FAL

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Reuniões são eventos que exigem discrição, foco e produtividade e por isso os participantes precisam agir com normas de conduta, respeito e eficiência, dessa forma o evento se torna produtivo, e, uma importante ferramenta de marketing pessoal.

Texto enviado ao JurisWay em 07/12/2016.

Última edição/atualização em 08/12/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Reuniões são eventos que exigem discrição, foco e produtividade e por isso os participantes precisam agir com normas de conduta, respeito e eficiência:

1) Use roupas adequadas para a reunião.

A aparência é o cartão de visita, e, a sua roupa aponta o seu objetivo e por isso devem ser adequadas ao ambiente e finalidade da reunião.

2) Desligue o celular antes mesmo de entrar na sala.

O horário de reunião é destinado a tratar de assuntos em pauta, e, se você foi convocado para está presente é porquê a sua presença tem um papel relevante no evento. Portanto, esteja presente inteiramente, desligue-se do mundo exterior. Caso tenha a necessidade de usar o telefone, mantenha o parelho no modo silencioso, e se necessário, saia da sala de forma discreta e somente atenda a chamada ao sair da sala e fechar a porta, de forma a não atrapalhar o desenvolvimento da reunião. Seja breve neste contato telefônico, de forma a não perder o desenrolar da discussão em vista de sua ausência temporária.

3) Não converse durante as apresentações.

Nada mais inconveniente do que conversas paralelas durante a apresentação de um projeto. Seja discreto e evite ser chamado a atenção.

4) Seja pontual.

Chegar atrasado demonstra desinteresse pelo tema da reunião e desrespeito aos demais participantes, além de causar transtorno e interromper quem está falando. A reunião em si é realizada para que se tomem decisões em conjunto e atrasar, demonstra falta de interesse.

5) Fique até o final.

Assim como o atraso, deixar a reunião antes dela terminar é uma atitude de completo desrespeito pelos colegas presentes na reunião. Se for um motivo grave, converse com o chefe e o condutor da reunião, antes dela começar e se posicione em uma cadeira próxima a saída para que possa deixar a sala discretamente.

6) Não Interrompa a apresentação.

Se tiver dúvidas, espere a pessoa que estiver apresentando abrir o espaço para perguntas ou, de forma sutil e discreta, demonstre ao orador que você deseja efetuar uma pergunta, através de um gesto ou olhar.

7) Evite bocejar.

O ato de bocejar demonstra que você está entediado com o assunto discutido. Mesmo que o motivo seja uma noite de sono mal dormida e não por está entediado, seja discreto no ato.

8) Não encare o apresentador.

Todos os olhares estão para o apresentador, mas cuidado com o olhar. Uma encarada por mais de um minuto passa uma ideia de intimidação. Em contrapartida, a fuga de olhar demonstra falta de interesse.

9) Não leve comida ou bebida para a sala

O espaço de reunião é destinado a tratar de assuntos importantes, e muitas vezes com a exposição de documentos e aparelhos eletrônicos. Se o ambiente permitir a entrada de alimentos lá mesmo terá água ou bebidas a disposição, e no momento apropriado terá um cofee break.

10) Seja Profissional

Geralmente as reuniões que tendem a ser longas possuem um período destinado ao coffee break e networking. Neste momento não pense apenas no coffee break,mantenha a postura profissional e interaja, amplie a sua rede de contatos, troque informações relevantes e cartões de visita. Evite brincadeiras com aqueles que você já conhece. Lembre-se, reuniões são eventos profissionais.

Dessa forma o evento se torna produtivo, e, uma importante ferramenta de marketing pessoal.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Izadora Da Costa Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados