JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Considerações acerca do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas


Autoria:

Tatiana Takeda


Tatiana de Oliveira Takeda é advogada, professora do curso de Direito da PUC/GO, assessora do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, articulista de sites e revistas jurídicas, mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, especialista em Direito Civil, Processo Civil e Gestão Ambiental e Pós-graduanda em Direito Imobiliário.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 29/07/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Da união da Organização Meteorológica Mundial – OMM com o Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente – PNUMA, nasceu o Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (Intergovernamental Panel on Climate Change - IPCC).

Tal combinação ensejou a fusão entre entidades marcadas por características diferentes, haja vista que a OMM é notoriamente uma organização que busca a verdade científica e o PNUMA dotado de posturas políticas que lhe conferem uma inclinação indiscutivelmente voltada para o homem e não para a ciência. Assim, no ano de 1988, o IPCC surge da necessidade de se criar um mecanismo intergovernamental de assessoramento focando tanto a informação científica quanto as estratégias de resposta.

O IPCC tem a tarefa de promover a avaliação periódica das causas, consequências e respostas sobre as mudanças climáticas e seu fito é, primordiamente, preparar "relatórios de avaliação" sobre as alterações do clima no globo e de 1988 para cá já foram confeccionados 04 (quatro) documentos que trouxeram à baila motivos de sobra para que os países começassem a se preocupar ainda mais com as questões ambientais.

O 1º Relatório (1990) responsabilizou o homem como um patrocinador do efeito estufa, ao passo que o 2º Relatório (1995) realizou uma análise sócio-econômica das consequências, bem como apresentou propostas políticas para tentar conter o desgaste na camada de ozônio. Por sua vez, o 3º Relatório (2001) inseriu a necessidade de se vislumbrar a sustentabilidade como instrumento de combate/amenização ao aquecimento global e o 4º Relatório (2007) traz em seu bojo previsões de tempestades, ciclones, desertificações e demais eventos climáticos que podem vir a prejudicar a vida na Terra, bem como teceu sérias considerações sobre o derretimento das calotas polares.

Como bom filho que é, o Painel é receptivo à participação de todos os países-membros da OMM e do PNUMA e conta com 03 (três) Grupos de Trabalhos. O 1º Grupo de Trabalho avalia os aspectos científicos das mudanças climáticas, sendo que o 2º sistematiza dados relativos à vulnerabilidade dos sistemas sócio-econômicos e naturais assim como às estratégias de combate ao aquecimento global e o 3º analisa formas de reduzir emissões e sequestrar os gases de efeito estufa.

Uma consequência da união entre a ciência e a política é o que ocorre nos trabalhos do IPCC. Por um lado, o Painel conta com a participação de cerca de 2.500 (dois mil e quinhentos) cientistas que laboram de graça, impulsionados pela sede da descoberta e amor à ciência. Por outro, verifica-se a participação de peritos convidados por governos, colocando em dúvida a qualidade dos resultados auferidos.

No que toca ao resultado da interação entre os aludidos cientistas voluntários e peritos recomendados, tem-se que o 4º Relatório merece maior atenção.

Conforme dispõe o Doutor Jean-Marie Lambert (Direito das Mudanças Climáticas), o texto do 4º Relatório de Avaliação do IPCC (2007) ataca a hiper-mediatizada questão da criosfera com uma exposição sobre o comportamento das calotas polares, geleiras, cobertura groenlandesa e neveiras.

É apontado que as temperaturas elevadas provocam o derretimento do gelo e, consequentemente, acarreta aumento de absorção calorífica, ocasionando assim o aquecimento do planeta. Aliás, vale ressaltar ainda que o aquecimento da Terra também se deve ao fato de que a redução da cor branca das geleiras também é responsável por maior absorção de calor, pois se o índice de cor branca é menor, a reflexão não ocorre e os feixes de luz não refletem, ou seja, não voltam para o espaço, pois ficam presos no planeta. Acrescente-se ainda que o relatório em comento também sugere que as geleiras funcionam como "pedras de gelo na caixa de isoporo", ao armazenar imensas quantidades de frio e suavizar o aquecimento do globo.

Ao aduzir sobre a evaporação das geleiras, o documento argumenta que tal condição da água contribui para aumentar o aglomerado de gotas que cobrem 60% (sessenta por cento) da Terra, o que ocasiona aquecimento global, já que estas gotículas possuem o condão de barrar os raios solares tanto na entrada como na saída.

Assim, diante as conclusões emitidas pelo IPCC e levando-se em conta o papel científico e político que esta entidade exerce sobre o cenário ambiental mundial, pode-se vislumbrar que, mesmo diante as dúvidas provocadas por uma hibridez que inevitavelmente tende a atender interesses também particulares, não há dúvida de que os resultados do efeito estufa são nítidos e deverão ser mais acentuados nas próximas décadas caso o homem não tome providências radicais.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Tatiana Takeda) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados