JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

PACTO DE NÃO CONCORRÊNCIA NA RELAÇÃO TRABALHISTA


Autoria:

Stephany D. Pereira Mencato


Advogada, bacharel em Direito pela - UDC. Pós-graduanda em Relações Internacionais Contemporâneas e Graduanda em Ciências Políticas e Sociologia pela - UNILA. Alguns escritos: http://www.stephanymencato.com.br/blog

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Debate-se a validade da cláusula contratual da não-concorrência que impedem a atuação de funcionários e ex funcionários, por um determinado período e em uma certa região, em atividade que possa caracterizar concorrência ao seu empregador.

Texto enviado ao JurisWay em 02/08/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

As ações que indiquem a concorrência desleal, como por exemplo: a execução dos serviços prestados pelo empregador a seus clientes por um preço diferenciado fora do ambiente de trabalho original, segundo determinação expressa da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) – Lei n° 5.452/43, em seu artigo 482, alínea “c” – durante a vigência do contrato de trabalho justificam a sua rescisão.

Por conta desta norma vem-se entendo a validade das cláusulas contratuais de não-concorrência estas impedem a atuação de funcionários e mesmo ex funcionários, por um determinado período e em uma certa região, em atividade que possa caracterizar concorrência ao seu empregador.

O tema foi debatido no Recurso Ordinário RO16201820125020 SP00016201820125020011 A28 (TRT-2) publicado em 30/10/2013, e traz alguns apontamentos de grande importância:

Embora a legislação trabalhista seja omissa quanto ao tema ventilado. O artigo 444 da CLT prevê, como regra, pactuação livre das cláusulas contratuais, desde que não haja violação às disposições legais, coletivas, e, às decisões das autoridades competentes. A cláusula de não-concorrência é a obrigação pela qual o empregado se compromete a não praticar pessoalmente ou por meio de terceiro ato de concorrência para com o (a) empregador (a). Trata-se de uma obrigação de natureza moral e de lealdade. Não há de se falar em ofensa ao Princípio da Liberdade de Trabalho, quando o pacto de não-concorrência foi livremente pactuado e há previsão do limite temporal da restrição, mediante justa retribuição, como é o caso vertente. Revelado o descumprimento da referida avença, cabe ao obreiro restituir à empregadora o valor proporcional ao tempo que falta para completar os 12 meses de restrição.

Mesmo não havendo tratamento específico em nosso sistema normativo, para a dita “cláusula da não-concorrência” esta é válida não apenas doutrinariamente, mas jurisprudencialmente por conta de uma interpretação sistemática do ordenamento jurídico, principalmente no que tange ao Art. 444 da CLT que prevê a livre pactuação das cláusulas contratuais trabalhistas não vedadas expressamente.

Nas palavras de Ari Possidonio Beltran (1998, p. 67) a cláusula da não concorrência, após a extinção do contrato de trabalho, não viola o artigo 5º, XIII, da Constituição Federal, pois:

tal dispositivo, como qualquer outro, deve ser entendido em harmonia com os demais preceitos, e não isoladamente. Ademais, a abstenção deverá ser temporária, estabelecida por consenso e mediante justa contraprestação de caráter indenizatório, devidamente acertada entre as partes. Deverá ser limitada no tempo e abrangerá apenas a atividade fixada, especificamente, como capaz de, em tese, colocar em desvantagem o antigo empregador frente a concorrentes. Estará o empregado livre para o exercício de quaisquer atividades não constantes da limitação, ou seja, a vedação atinge – e não gratuitamente – apenas o ‘não concorrer’, durante certo tempo. Em suma, pactua-se uma ‘espera remunerada’.

Segundo o Recurso Especial 1203109 MG 2010/0127767-0 do STJ publicado em 11/05/2015 uma das fontes que afirmam a validade de tal cláusula, em interpretação sistêmica que englobará além da própria CLT será o Código Civil em seu artigo 421 e 422, este imporá além do respeito à boa-fé dos contratos a obrigatoriedade da conduta proba entre os contratantes ao expressar que: São válidas as cláusulas contratuais de não-concorrência, desde que limitadas espacial e temporalmente, porquanto adequadas à proteção da concorrência e dos efeitos danosos decorrentes de potencial desvio de clientela - valores jurídicos reconhecidos constitucionalmente.

No mesmo sentido segue o Agravo de Instrumento AI 70054671045 RS (TJ-RS) publicado em 29/05/2013: A rigor, o pacto da não-concorrência é compatível com o ordenamento jurídico. A validade da cláusula, contudo, deve ser averiguada tanto sob a ótica temporal, quanto sob a ótica da privação do trabalho. Efeitos da antecipação, no caso concreto, que poderiam ser deletérios à agravada.

Desta forma compreende-se que para a validade da cláusula contratual da não-concorrência se imporão alguns requisitos formais, quais sejam: a) ser expressa em contrato escrito; b) ser limitada no tempo; c) a restrição deve estar relacionada com a atividade profissional exercida pelo empregado na vigência do contrato individual de trabalho; d) tenha a fixação da sua amplitude geográfica; e) que o empregado tenha uma compensação financeira pelas restrições advindas da cláusula, a qual, no mínimo, deverá corresponder à remuneração por ele auferida quando estava em vigência o contrato individual de trabalho; e) a fixação de uma multa, no caso do não cumprimento da cláusula tanto pelo empregado como pelo empregador.

Tal  cláusula deverá ser explícita e poderá ser fixada no próprio ato da contratação do trabalhador, durante a vigência do contrato de trabalho ou ainda no momento da rescisão contratual, contudo não poderá ser imposta unilateralmente, ou alterada sem anuência do empregado.

 

BELTRAN, Ari Possidonio. A Cláusula de Não Concorrência no Direito do Trabalho. In Revista do Advogado, v. 54, dezembro de 1998, p. 67.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Stephany D. Pereira Mencato) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados