JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

TJES : ação individual pode ter curso independente da ação coletiva


Autoria:

Carlos Eduardo Rios Do Amaral


MEMBRO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

envie um e-mail para este autor

Resumo:

TJES : ação individual pode ter curso independente da ação coletiva

Texto enviado ao JurisWay em 18/07/2016.

Última edição/atualização em 20/07/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

TJES : ação individual pode ter curso independente da ação coletiva

 

 

Agravo de Instrumento Nº 0002293-77.2016.8.08.0035
VILA VELHA - VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
AGVTE D.F. 
Defensor Público Estadual : CARLOS EDUARDO RIOS DO AMARAL
AGVDO M.D.V.V. 
Advogado(a) CARLOS MAGNO RODRIGUES VIEIRA
RELATOR DES. ARTHUR JOSÉ NEIVA DE ALMEIDA
JULGADO EM 04/07/2016 E LIDO EM 04/07/2016
EMENTA
AGRAVO DE INSTRUMENTO – DIREITO CONSTITUCIONAL – INFÂNCIA E JUVENTUDE – MENOR IMPÚBERE – VAGA EM CRECHE – AUSÊNCIA DE VAGAS – DEVER DO PODER PÚBLICO – DECISÃO REFORMADA – RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. 1 – Do “sistema da tutela coletiva, disciplinado na Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor – CDC, nomeadamente em seus arts. 103, III, combinado com os §§ 2º e 3º, e 104), resulta (a) que a ação individual pode ter curso independente da ação coletiva; (b) que a ação individual só se suspende por iniciativa do seu autor; e (c) que, não havendo pedido de suspensão, a ação individual não sofre efeito algum do resultado da ação coletiva, ainda que julgada procedente. Se a própria lei admite a convivência autônoma e harmônica das duas formas de tutela, fica afastada a possibilidade de decisões antagônicas e, portanto, o conflito.” (c. STJ, CC 47.731/DF. 2 – Os arts. 6º e 208, IV da CF, art. 4º, II, da Lei n.º 9.394/96 e o art. 54, IV, do Estatuto da Criança e do Adolescente garantem aos menores de idade educação infantil gratuita até os 06 (seis) anos de idade, sendo dever do Estado (sentido amplo) assegurar tal garantia, sobretudo quando não existe informação de lista de espera ou ainda, provas da ausência de vagas no Município. 3 – Decisão reformada. 4 – Recurso conhecido e provido.
ACÓRDÃO
CONCLUSÃO: ACORDA O(A) EGREGIO(A) QUARTA CÂMARA CÍVEL NA CONFORMIDADE DA ATA E NOTAS TAQUIGRÁFICAS DA SESSÃO, QUE INTEGRAM ESTE JULGADO, À unanimidade: Conhecido o recurso de D.F. e provido.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carlos Eduardo Rios Do Amaral) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados