JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Função social da empresa sob a ótica da lei de falência e recuperação judicial


Autoria:

Geronilson Da Silva Santos


Bacharel em Direito (bolsista da Universidade Católica de Brasília - UCB), Atua em projetos sociais em Brasília, sendo co-fundador do projeto intitulado "Operários em Construção" , com finalidade de levar o estudo da Constituição Brasileira e cursos de formação humana, iniciação à prática filosófica, retórica para escolas públicas. Participa de seminários ou congressos, como ouvinte ou comunicador oral.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A evolução do capitalismo moderno e o fortalecimento da empresa e sua influência na vida econômica-social é o assunto minimamente abordado neste ensaio.

Texto enviado ao JurisWay em 28/06/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

A globalização a que estamos vivendo integrou os serviços e as formas de empregabilidade se tornaram dependentes de toda cadeia produtiva mundial, o que quer dizer que um fato decorrente nos Estados Unidos, influenciará economicamente que por outra via indireta, afetará socialmente as nossas empresas e os trabalhadores. 

Na história da humanidade o capitalismo emergiu sobretudo para substituir a forma de trabalho e subsistência entre os povos do mundo, desde o surgimento do mercantilismo, como doutrina política e econômica, que criou as bases de uma nova geografia europeia e mundial, até o desenvolvimento das indústrias, marcando a primeira revolução industrial, o epicentro econômico daquele tempo viu emergir o capitalismo, e como modelo de sustentação às empresas figuravam como sustentáculo desse novo modelo econômico, as indústrias começaram a especializar o trabalho e criar modelos altamente lucratíveis baseados na mais valia.

No final do século XIX, já com o advento da segunda revolução industrial, surge uma fusão que marcará a história da humanidade, o capital industrial e o financeiro, isso leva a pequenas empresas sendo esfaceladas por grandes empresas, de alta tecnologia, a consequência lógica disso é que os pequenos empresários acabam perdendo espaço frente a incapacidade de competir e as sociedades cada vez mais estarão atreladas a essas empresas monopolistas. Assim a empresa vai tomando cada vez o espaço de sustentação do Estado, no pagamento de tributos, e no social, pois emprega a maior parte dos cidadãos desse estados, no princípio a mão de obra não especializada e barata, reduziu drasticamente os direitos dos trabalhadores, inexistindo por assim dizer tais direitos.

Hoje, com o modelo capitalista consolidado, e com a maioria dos institutos jurídicos resguardando o direito do trabalhadores, o debate é a função social que essas empresas exercem frente uma onda de crise financeira, que assola a economia mundial, e a real sustentação desse modelo econômico.

Nesse sentido, é a lição de Manoel Pereira Calças:

“Na medida em que a empresa tem relevante função social, já que gera riqueza econômica, cria empregos e rendas e, desta forma, contribui para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico do País, deve ser preservada sempre que for possível. O princípio da preservação da empresa que, há muito tempo é aplicado pela jurisprudência de nossos tribunais, tem fundamento constitucional, haja vista que nossa Constituição Federal, ao regular a ordem econômica, impõe a observância dos postulados da função social da propriedade (art. 170, III), vale dizer, dos meios de produção ou em outras palavras: função social da empresa. O mesmo dispositivo constitucional estabelece o princípio da busca pelo pleno emprego (inciso VIII), o que só poderá ser atingido se as empresas forem preservadas”

 

Com o advento do mercado globalizado, a disputa econômica tornou-se mais acirrada, o capital circula livremente entre os países, e o investimento das empresas nos setores necessitários são de variadas nacionalidades, a concorrência nesse processo é brutal, e algumas consequências da não sustentação frente a tudo isso é a falência. Até  2005 vigorava no Brasil o decreto lei 7.661 de 1945, e seus dispositivos eram por demais obsoletos, não prevendo as oscilações do mercado e a onda de crise econômica mundial, visto que eventuais crises, gerariam problemas de efeito dominó, causando problemas sociais gravíssimos como o desemprego, o que  passamos hodiernamente, com demissões em  massa, e inúmeros de  desempregados. A referida lei de falência e concordata  concentrava-se no ajustamento das relações entre os credores e o ativo do devedor.

Em 2005, foi editado uma nova lei que prevê o princípio da função social da empresa, e mais dispõe mecanismos de sustentação da empresa devido a sua importância para a sociedade como um todo, como apregoa JOSÉ DA SILVA PACHECO, para quem o objetivo da Lei nº 11.101/2005, foi “atender os anseios e tendências manifestas na segunda metade do século XX e princípio deste século XXI, no sentido de salvaguardar a empresa, que tem uma função social e, por isso, deve subsistir às crises em benefício dos que nela trabalham, da comunidade em que atua, dos mercados de fatores de produção e consumo do local, da Região, do Estado e do País.”

 

é notório o que o legislador tentou esculpir o princípio da função social da empresa, como veremos:

Lei 11.101/05 – Art. 47. A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

Todavia, ainda que a lei avançou e trouxe inovações positivas, como a observância da função social da empresa, resta concluir que a sua menção e proteção é ainda deficitária em norma jurídica inacabada, pois um dos maiores problemas para o mercado financeiro e o sustentáculo da economia é a adimplência ordeira, o que não ocorre na prática e ainda não causa consequência jurídica alguma. A recuperação da empresa, como visto deve atentar não somente para os moldes da legislação mas sobretudo ao próprio mercado, que pode influir na superação de crises também, como aconteceu com a perdigão e a sadia, é um grande exemplo, pois quando o CADE aprovou a fusão das grandes marcas, indiretamente deu vazão para marcas pequenas também crescerem e isso é uma saída do mercado que pode gerar benefícios tendo em vista a função social que a empresa exerce.

O tema é amplo, e nesse pequeno ensaio, tentou-se apenas enfatizar a evolução no tempo da empresa e sua função na sociedade, cabe ainda estudos apropriados da relação da empresa com a responsabilidade ambiental, concorrencial, trabalhista...

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Geronilson Da Silva Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados