JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O Princípio da Moralidade Administrativa e Sua Relação Com as Crises Políticas e Econômicas


Autoria:

Renato Farias Mascarenhas


Aluno do Curso de Direito da FANESE Estagiário

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Porque os Defensores Públicos não são Advogados

Corte de energia elétrica: medida legal ou ilegal?

Manual Prático de Formação Sindical

A aplicação do Regime Especial de Trabalho Policial ao Agente de Segurança Penitenciário no Estado de São Paulo em face do serviço extraordinário analisado a luz da legislação.

A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COMO FUNDAMENTO PARA A REVISÃO CONTRATUAL E A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO INSTITUTO DA REPACTUAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA "S"

DISCUSSÃO ACERCA DA CONSTITUCIONALIDADE DA ATUALIZAÇÃO DOS VALORES PREVISTOS PELA LEI 8.666/1993 POR ESTADOS E MUNICÍPIOS

Processo Administrativo Disciplinar Militar

INEFICÁCIA DA GESTÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS VANTAGENS DA PRIVATIZAÇÃO

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO AGENTE PÚBLICO SOB A ÓTICA DO ART. 37, §6º, DA CF

Conselho e Conselheiro Tutelar na Administração Municipal

Mais artigos da área...

Resumo:

O presente trabalho possui a finalidade de compreender a natureza do Princípio da Moralidade Administrativa, complementando com uma breve análise das crises políticas e econômicas e sua relação com a Administração Pública.

Texto enviado ao JurisWay em 06/05/2016.

Última edição/atualização em 13/05/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Resumo: O presente trabalho possui a finalidade de compreender a natureza do Princípio da Moralidade Administrativa, complementando com uma breve análise das crises políticas e econômicas e sua relação com a Administração Pública.

 

 

 

Palavras-chave: Moralidade Administrativa, crise econômica e política.

 

 

 

INTRODUÇÃO – COMENTÁRIOS SOBRE O PRINCÍPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA.

 

 

 

Primeiramente, para o completo entendimento do assunto aqui ventilado, se faz de fundamental importância a completa compreensão da natureza do chamado ‘’ Princípio da Moralidade Administrativa’’.

 

Para parte da doutrina, a moralidade administrativa advém do Princípio da Legalidade, entretanto, esse entendimento apresenta algumas falhas, conforme restará amplamente aqui demonstrado.

 

Para uma análise mais completa, a própria Constituição Federal de 1988 , mais precisamente o seu artigo 37, define os princípios que devem ser observados e cumpridos pelo administrador público enquanto desempenha suas funções, conforme vejamos:

 

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

 

[...]

 

Assim sendo, é possível conceituar o Princípio da Moralidade administrativa como aquele que impõe ao administrador público, o dever de observar e cumprir suas funções em conformidade com os preceitos éticos. É a prática dos atos da Administração Pública em observância à honestidade e a integridade.

 

Portanto, a moralidade administrativa remete à conduta do administrador público, ou seja, suas ações e o impacto dessas na sociedade administrada.

 

 

 

O PRINCÍPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E SUA CONEXÃO ÍNTIMA COM AS CRISES POLÍTICAS E ECONÔMICAS.

 

 

 

Conceituado o Princípio da Moralidade Administrativa, se faz de fundamental importância compreender a íntima relação deste com as crises que acometem o cenário nacional, bem como seus reflexos.

 

Em um contexto político turbulento, é certo que todos os atos praticados pela administração pública devem estar munidos de sincera e competente transparência. A não observação desde fator pode gerar imensa desconfiança, bem como desencadear uma série de reflexos. Em suma, países que não possuem uma economia forte e consolidada tendem a sofrer mais com os impactos das crises, haja vista que a fragilidade no mercado afugenta os investidores em potencial.

 

 

Ou seja, quando os interesses coletivos não são, deveras, representados de alguma forma, uma parcela, pequena ou não, da população, tende a manifestar a sua insatisfação. É claro e evidente que esta decorre da ausência de transparência dos atos praticados pela administração, ou mesmo de um ilícito que porventura acometa a estrutura administrativa.

 

Como fora dito anteriormente, a desconfiança, a ausência de transparência, e até mesmo a presença de alguma espécie de ilícito nos atos praticados pela Administração Pública, tendem a abalar a confiança da população em seus representantes, bem como em toda a estrutura do Estado. Esta desconfiança abala de maneira quase que irreversível os ciclos do mercado, bem como afeta os níveis de investimento que o país recebe.

 

De certa forma, a inobservância do conteúdo preceituado pelo artigo 37 da Constituição Federal de 1988 gera não apenas reflexos políticos de desconfiança, estendendo seus efeitos à força da economia, que aproveita seu status de fragilidade constante e instaura as mais variadas crises.

 

Realizando uma observação em longo prazo, é certo que qualquer espécie de crise econômica afeta o poder de compra da população, bem como engenha os mais variados tipos de problema, tais como, o aumento imediato dos preços dos produtos, aumento do índice de desemprego, entre outros.

 

Hely Lopes Meirelles fez uma importante observação sobre o tema aqui debatido, conforme restará provado: ‘’ o agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o Honesto do Desonesto. E ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo do injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.” (MEIRELLES, 2012, pág. 90).

 

Portanto, não restam dúvidas de que grande partes das crises que acometem o cenário nacional partem da insegurança do povo, em detrimento dos atos praticados pelo poder público, bem como dos reflexos desse fator aos interesses dos investidores que desistem de investir (ou investem relativamente menos) na economia local.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Como fora amplamente aqui demonstrado, a grande maioria das crises possuem berço na insegurança ante a ausência de honestidade dos representantes da Administração Pública.

 

Quando desrespeitado o Princípio da Moralidade Administrativa, através da ausência de transparência dos atos praticados, ou mesmo, da prática de um gritante ilícito, a desconfiança passa a reinar no cenário político e econômico, agravando uma série de problemas já existentes e gerando outros.

 

Para contornar toda e qualquer espécie de crise, o primeiro passo a ser dado remete à sinceridade que deve ser sempre utilizada pelo Administrador Público, que deverá empregar em todas as suas ações o máximo de transparência e vontade.

 

Contornados os problemas relacionados aos indícios de desonestidade oriunda da Administração Pública, o povo voltará a confiar naqueles que personalizam os interesses do Estado, e consequentemente, um horizonte para o fim das mais variadas crises emergirá.

 

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

 

MEIRELLES, Hely Lopes, Direito Administrativo Brasileiro, São Paulo, Ed. Medeiros, 2012;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Renato Farias Mascarenhas) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados