JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Desempregadas também podem solicitar salário-maternidade


Autoria:

Patrícia Salomão


Advogada atuante em Direito Previdenciário, graduada em Direito pela PUC-MG, pós-graduada em Direito de Empresa pela FGV e em Direito Previdenciário pelo IEJA. Fone: (31)3221-9497

Endereço: Rua Aimorés, 1297 - Sala 302
Bairro: Funcionários

Belo Horizonte - MG
30140-071

Telefone: 31 32219497


envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

UMA COMPARAÇÃO ENTRE A INCIDÊNCIA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO E O SISTEMA DE PONTOS COMO FORMA MAIS BENÉFICA NA APOSENTADORIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

SISTEMÁTICA DE EVOLUÇÃO DO SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO NOS CÁLCULOS PREVIDENCIÁRIOS - Parte 1

SPPREV INTERROMPE PENSÃO POR MORTE INDEVIDAMENTE DE FILHAS SOLTEIRAS DE MILITARES

Auxílio - Reclusão SUA FUNÇÃO E LEGALIDADE

FONTES DE CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL

Benefícios previdenciários para os dependentes do segurado nos casos de união estável, pensão por morte para ex-cônjuge e exoneração

Empregado/Trabalhador Rural benefícios junto ao INSS

O instituto da "desaposentação" no Direito Previdenciário brasileiro.

Acrescimo Assitencial de 25% nas aposentadorias por idade e contribuição

BENEFÍCIO ASSISTENCIAL EM PENDÊNCIA DE AÇÃO PREVIDENCIÁRIA - IMPOSSIBILIDADE.

Mais artigos da área...

Resumo:

Mães que eram seguradas da Previdência Social e ficaram desempregadas ou interromperam o pagamento das contribuições podem ter o direito de receber o salário-maternidade.

Texto enviado ao JurisWay em 15/03/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

        

 

Desempregadas podem solicitar salário-maternidade 

 

Mães que eram seguradas da Previdência Social e ficaram desempregadas ou interromperam o pagamento das contribuições podem ter o direito de receber o salário-maternidade.

O benefício pode ser solicitado em até três anos, após a última contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ou seja, para que a segurada desempregada tenha direito ao salário-maternidade, o nascimento ou adoção do filho deve ocorrer no chamado “período de graça” em que a segurada mantém a qualidade de segurada mesmo sem estar contribuindo. Esse período pode durar de 12 a 36 meses após o desligamento da empresa.

O prazo de um ano é válido para todas as seguradas, independentemente do tempo de contribuição. Já o de dois anos é voltado para quem possui mais de 10 anos de contribuição. Esses períodos podem ser estendidos em mais um ano, caso a segurada comprove que está desempregada através do registro no Ministério do Trabalho.

Cumpre esclarecer que o salário-maternidade é um benefício pago às seguradas que acabaram de ter um filho, seja por parto ou adoção,  e, a partir de 25/10/2013,  é devido também aos segurados homens que adotarem uma criança.

Principais requisitos que devem ser atendidos na data do parto, aborto ou adoção:

- Ter a qualidade de segurada

- Ter no mínimo 10 contribuições pagas: para a trabalhadora Contribuinte Individual, Facultativa, desempregadas e Segurada Especial. Sendo que não é exigida carência  para seguradas Empregadas.

Duração do benefício

  • 120 (cento e vinte) dias no caso de parto;
  • 120 (cento e vinte) dias no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, independentemente da idade do adotado que deverá ter no máximo 12 (doze) anos de idade.
  • 120 (cento e vinte) dias, no caso de natimorto ( a partir da 23ª semana de gestação);
  • 14 (quatorze) dias, no caso de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), a critério médico, ocorridos antes da 23ª semana de gestação.

O valor mensal do salário-maternidade é o seguinte:

- para as seguradas empregadas e trabalhadoras avulsas,  corresponderá à remuneração integral de seu último salário;

- para a segurada especial que não contribui, um salário mínimo

- para a contribuinte individual, a facultativa e as que estão sem contribuir, mas com a qualidade de segurada mantida, o benefício corresponde a 1/12 avos da soma dos 12 últimos salários-de-contribuição, apurados em período não superior a 15 meses.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Patrícia Salomão) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados