JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A medida de segurança e a violação aos princípios constitucionais


Autoria:

Jéssica Pauline Pinheiro Salvi


estudante, cursando Direito, no último semestre.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A medida de segurança é uma espécie de sanção penal prejudicial ao indivíduo a que é submetido. Isso ocorre devido a indeterminação de prazo máximo da medida e a possibilidade do inimputável permanecer por toda sua vida cumprindo a sanção,

Texto enviado ao JurisWay em 02/07/2015.

Última edição/atualização em 14/07/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A Constituição Federal é omissa quanto a medida de segurança. É neste prisma que se destaca que, embora não haja previsão legal direta à medida, deve-se equiparar a ela os princípios constitucionais destinados às penas, a fim de evitar violações. Importante salientar que, o inimputável ou semi-imputável, submetido à medida de segurança, perdura por tempo indeterminado nos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Sendo assim, neste contexto se apresenta a violação mais marcante, relacionada a vedação a pena perpétua, prevista no art. 5º, XLVII, alínea b, da CF/88. Embora a medida de segurança não seja considerada pena, é uma espécie de sanção penal e, da mesma forma, é uma coerção do Estado sobre o agente. Sendo assim, a imprevisão de prazo máximo que o semi ou inimputável ficará submetido à medida é uma afronta constitucional. Vale ressaltar que muitas vezes os indivíduos que cumprem medida de segurança permanecem mais tempo internados do que se imputáveis fossem. Conforme se vê, o imputável tem conhecimento de sua pena e o tempo de sua duração, de forma que, cumprido isso, será posto em liberdade. Já o inimputável permanece na incerteza de quanto tempo irá permanecer na instituição acolhedora. Ante o exposto, fica evidenciado que o prazo indeterminado da medida de segurança é uma violação ao princípio constitucional que veda a perpetuidade da pena, devendo e merecendo ser analisado novamente pela legislação omissa.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Jéssica Pauline Pinheiro Salvi) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados