JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Constitucionalidade da Arbitragem


Autoria:

Natalie Gomes De Assis


Graduanda da Universidade Presbiteriana Mackenzie

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Breve discussão acerca do que é dito sobre a inconstitucionalidade do instituto arbitral no tocante às lides envolvendo direitos patrimoniais disponíveis e pessoas capazes.

Texto enviado ao JurisWay em 16/04/2015.

Última edição/atualização em 20/04/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

    

       A discussão sobre o tema surgiu a partir do artigo 5º, inciso XXXV da Constituição Federal, que enfeixa em si, o princípio da inafastabilidade da tutela jurisdicional do poder judiciário como garantia fundamental.

       O inciso dispõe que a lei, não afastará do poder judiciário, lesão ou ameaça a direito.

       Ora, vamos à famosas doutrinas como Ada Pellegrini, Candido Rangel Dinamarco e Araújo Cintra, todos estes concordam que a jurisdição é uma função do Estado, e mesmo o monopólio estatal é conceituado com capacidade de decidir imperativamente e impor decisões. Vejam, esta é a manifestação do poder Estatal. Como função expressa, o encargo que tem os órgãos estatais de promover a pacificação dos conflitos.

       Destarte, fica clara a idéia que é apenas o órgão estatal que promove a pacificação dos conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo. O termo "justo" refere-se à aplicação da  norma dentro da circunscrição da possibilidade da sua interpretação. E como atividade, ela é o complexo de atos do juiz do processo. Estes conceitos vem da idéia segundo a qual, a jurisdição é monopólio do Estado. Está dito doutrinariamente "O poder, a função e a atividade, somente transparecem legitimamente através do processo devidamente estruturado e do devido processo legal", conforme entendimento da professora Ada Pellegrini. Diversos doutrinadores afirmam textualmente que jurisdição, ou seja, o poder de dizer o direito, de pacificar os conflitos pela aplicação da norma e com isto fazer justiça (significa pacificar a sociedade pela aplicação do direito material de forma coercitiva) é somente do Estado.

       É possível, conforme já comentado, encontrar supedânio desta ideologia na própria Constituição Federal. É nossa norma de estrutura. Todavia, elaborando-se um silogismo aristotélico tomista, é possível afirmar que a Constituição, democrática em todos os sentidos, disse que a lei não excluirá do poder judiciário, lesão ou ameaça a direito. Ora, a lei Maior diz isso e a lei de Arbitragem permite o afastamento.  Se pactuada a Arbitragem e o litígio for para o poder judiciário, o juiz deverá extinguir a demanda sem a resolução do mérito, é o que manda o Código de Processo Civil.

       Conclui-se, portanto, que nos termos em que a lei de Arbitragem está estruturada, é inconstitucional. Esta conclusão é sofista, parece lógica mas não é. Conforme entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal, não é a lei de Arbitragem que afasta a apreciação de uma lesão ou ameaça a direito. A lei em si não afasta coisa alguma. Quem afasta são as partes, que decidem levar este conflito, que é de cunho patrimonial e disponível, à solução de um particular. Solução esta que a lei atribui força de sentença transitada em julgado. Sendo assim, não resta nenhuma inconstitucionalidade sob este prisma.

       A contrário sensu, inconstitucional seria se houvesse alguma lei aprovada no Congresso dizendo, a título de exemplo que os conflitos decorrentes de direito sucessório entre pessoas maiores e capazes, obrigatóriamente tem que ser decididos por um árbitro, não dando opção de escolha às partes. Desta forma, a lei afastaria da apreciação do poder judiciário a lide em virtude de determinada matéria.

       A lei de Arbitragem, em seu artigo 1º normatiza que, as pessoas capazes de contratar poderão valer-se da abitragem para dirimir eventuais conflitos decorrentes de direitos patrimoniais disponíveis. As matérias propedeuticas conceituam o direito de ação como sendo constitucional. Desde modo, trata-se de um direito e não um dever. Ninguém é obrigado a processar quem quer que seja, notadamente se tratando de direitos patrimoniais disponíveis. O facultas agendi, o direito subjetivo é para ser exercido em razão de direito disponível.

       Outra razão que vai de encontro com a idéia de inconstitucionalidade do tema, é a da transação que vem para prevenir ou extinguir litígios. Na medida em que não existe um acordo sobre o mérito da controvérsia, mas existe um acordo sobre a forma de resolver aquele conflito. A arbitragem parte do mesmo início da transação. Neste último, o objeto é o próprio conflito, na outra, o objeto é a forma de se solucionar a lide.

        O próprio ministro Lewandowski, ao assumir o Supremo, falou em sua primeira declaração que o Estado não tem condições de absorver todos os conflitos que nascem em razão das normas colocadas no ordenamento. É como se não houvessem mais hospitais particulares, apenas o Sistema Único de Saúde. O judiciário opera-se da mesma maneira, se concentrar todos as controvérias da população, haverá um colapso.

       

      

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Natalie Gomes De Assis) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados