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Como expandir a atuação do seu escritório?


Autoria:

Tiago Fachini


Especialista em Gestão Jurídica - 12 anos de atuação em gestão de comunicação digital - Gerente de marketing digital do Software Jurídico ProJuris - Apaixonado pelas infinitas interpretações do direito.

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Resumo:

Ações de marketing são eficientes para quem quer expandir a atuação, no entanto, é necessário observar às restrições do Código de Ética.

Texto enviado ao JurisWay em 24/03/2015.



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Para quem quer ampliar a atuação de seu escritório jurídico, investir em ações de marketing é sempre uma boa estratégia. No entanto, o marketing aplicado à área jurídica não se resume apenas a métodos de divulgação dos serviços prestados. Em razão das restrições previstas no Estatuto da Advocacia (Lei n.º 8.906/94) é preciso ser cuidadoso na hora de divulgar seu trabalho. Condutas como vincular atividades jurídicas a outras atividades ou anunciar valores dos serviços prestados são práticas vedadas pelo Estatuto.

Separamos algumas ações que podem auxiliar nas atividades de prospecção gerando maior reconhecimento ao seu escritório e às suas atividades.

Invista em imagem e conteúdo

A escolha de um profissional da área jurídica ou de um escritório muitas vezes é motivada pela confiabilidade. Por isso, contar com uma boa imagem para transmitir confiança aos seus clientes e potenciais clientes é essencial.

Investir em uma identidade visual para o seu escritório pode ser uma ótima alternativa para chamar a atenção dos serviços prestados. Contar com um logotipo elaborado por profissionais especializados e investir na imagem de seu site podem também ajuda-lo a ampliar seu campo de atuação.

Gerar conteúdo, por meio de blogs e sites de referência, é um caminho que pode proporcionar bons resultados. Além de demonstrar o conhecimento profissional sobre um determinado assunto, pode chamar a atenção de novos clientes que estejam procurando soluções ou estratégias para alguma questão jurídica pontual.

Participar de palestras e eventos sobre a área que pretende atuar também é uma forma de expor seu trabalho e se colocar em contato com novos clientes.

Excelência na prestação de serviços e bom relacionamento com cliente

A excelência na prestação dos serviços jurídicos e um bom relacionamento com o cliente podem trazer inúmeras indicações para seu escritório. Mesmo com muitos recursos de marketing, a divulgação de seu trabalho por intermédio dos seus atuais clientes certamente é uma das melhores alternativas para multiplicar sua carteira de clientes.

Para ter excelência na prestação de seus serviços, seja diligente com o atendimento de prazos e demandas. Busque sempre se comunicar com seu cliente, mantendo-o informado sobre os andamentos de suas demandas. Procure mostrar sempre alternativas e estratégias para auxiliar seus clientes no processo de tomada de decisões.

No final das contas, você precisará ajudar seus futuros clientes a escolherem você como seu advogado.

Celebrar parcerias ou investir em novas áreas de atuação

Focar em uma área de atuação é uma estratégia que traz reconhecimento a um escritório com relação a um determinado ramo do Direito. No entanto, isso também restringe sua atividade e consequentemente o número de clientes.

Para quem quer ampliar os horizontes de sua atividade, investir em novas áreas pode ser uma boa alternativa. Áreas como meio ambiente, tecnologia e internet estão em crescimento e podem gerar novas demandas e clientes.

Para quem não quer crescer fisicamente, outra possibilidade é celebrar parcerias com outros escritórios que atuem em áreas afins, gerando assim mais clientes para todos.

Buscar correspondentes

Buscar correspondentes é um caminho para quem quer expandir a atuação física de seu escritório, sem precisar investir em espaço. Contratar correspondentes proporciona prestar um serviço de qualidade, com economia de tempo e custos, já que os deslocamentos não são um ônus para sua atuação.

A terceirização dos trabalhos por meio de correspondentes pode auxiliar no aumento das demandas sem prejudicar, contudo, a satisfação do cliente.

A fim de manter o seu trabalho e de seus correspondentes em dia, sem perda de prazos ou informações, você pode utilizar ferramentas gratuitas de gestão de processos como esta para para garantir que você e seus correspondentes estejam sempre alinhados e atendendo seus clientes da maneira mais satisfatória possível.

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