JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA POSITIVA - BREVES DIVAGAÇÕES


Autoria:

Samuel Sanches


Estudante do curso de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Este estudo tem por objetivo a comparação legal das leis que regulamentam a formação das organizações criminosas bem como as ferramentas próprias de investigação e combate das mesmas, estabelecendo interpretações e citações legais.

Texto enviado ao JurisWay em 11/02/2015.

Última edição/atualização em 21/02/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA POSITIVA – BREVES DIVAGAÇÕES  

Resumo: Este estudo tem por objetivo a comparação legal das leis que regulamentam a formação das organizações criminosas bem como as ferramentas próprias de investigação e combate das mesmas, estabelecendo interpretações e citações legais.  

Palavras-chave: organização criminosa, lacunas, ferramentas, Convenção de Palermo.  

A omissão da lei 9.034 de 03/05/1995  

Para que possamos entender o cerne deste exordial estudo, faz-se necessário nos redirecionarmos a década de 90, onde, já decorridos cerca de 7 anos da promulgação da Carta Brasileira de Direitos, nasce, sob os ventos do outono a pioneiríssima Lei de Combate contra as Organizações Criminosas. 

A “previa legis” dispunha desde seu primo artigo sobre  

“as definições e regulamentações acerca dos meios de prova e procedimentos investigatórios que versavam sobre ilícitos praticados pela actio de quadrilha ou bando ou ainda organizações ou associações criminosas de qualquer tipo.” (Art. 1º da Carta Legislativa 9.034/95 – Lei de Combate ao Crime Organizado). 

Apenas para fins didáticos e de aprofundamento jurídico, sem perder o foco deste academistíssimo estudo, a revogada lei combatia de forma rigorosa o crime organizado, traçando punições, data máxima vênia, extremamente severas, tais como prelecionava o Capítulo III – Das Disposições, em seu artigo 7º: 

“Não será concedida liberdade provisória, com ou sem fiança, aos agentes que tenham tido intensa e efetiva participação na organização criminosa”. 

Ora, como legislar acerca de matéria penal, sem creditar menor importância aos princípios de liberdade que regem o nosso “Pergaminho Maior”, ou prestar desatinos à ordem social e da individualização da pena? Sendo este um assunto para outra hora, retomemos. 

Certo é que a Pioneira Lei de Combate aos Crimes Organizados trouxe excelsa ferramentaria no que tange os meios e obtenções de provas materiais tais como ações controladas, que consistiam no retardamento da interdição fatal da força policial nas atividades criminosas da organização, desde que as atividades ilícitas fossem subjugadas a austera, porém sorrateira, observação e acompanhamento, isto para que a formação das materialidades probantes e informações tomassem consistência e eficácia.  

Outra importante ferramenta radicada pela Lei 9.034/95 foi a possibilidade de infiltração de agentes da força policial ou da inteligência técnica nos grupos organizados, tendo aparato por agências especializadas. A infiltração necessitava de autorização mediante circunstanciada decisão judicial, sendo esta de caráter sigiloso. 

Seja dada fundada vênia que a Carta de 3 de Maio de 1995, sancionada pelo então presidente da República Federativa do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, trouxe modestas (porém novas) ferramentas contra a noviça “Cosa Nostra” brasileira, porém dado conteúdo legal mostrou-se omisso quando da real definição do que seria realmente crime organizado, ou seja, a pergunta da época quando da matéria era “O que é crime organizado”?  

O advento da Convenção de Palermo  

Há de se mencionar, com as devidas homenagens, que o advento da Convenção de Palermo, aprovada pelo decreto legislativo n.º 231, de 29 de maio de 2003 e promulgada pelo decreto n.º 5.015 , de 12 de março de 2004, trouxe certa discussão a respeito da definição de “organização criminosa”.  

De acordo com este texto legal, organização criminosa é definido como sendo grupo estruturado de três ou mais pessoas, existente há algum tempo e atuando concertadamente com o propósito de cometer uma ou mais infrações graves ou enunciadas naquela convenção, com a intenção de obter, direta ou indiretamente, um benefício econômico ou outro benefício material. 

Um dilema estava lançado, colocou-se ao revés acadêmico duas principais correntes. A primeira linha de pensamento, amparada pela proteção social, dedicava-se a recepção desta definição pelo direito criminal, haja vista a omissão da primitiva legal e a força constitucional adquirida pela convenção internacional, consequentemente, a lacuna de denunciação criminal estava sanada, as representações da promotoria sobre organizações criminosas tornaram-se completas e efetivas.  

Em face desta última doutrina, a outra linha de pensamento debruçava-se pela não recepção pelo direito penal da significação elencada pela Convenção de Palermo, entendia-se que indefinição legal e a problematização em relação à utilização de uma convenção que, embora aceita no território brasileiro, trabalha com crimes transnacionais, levou a baila discussões entre todos os sujeitos da ação criminal, de modo que a aceitação de tal conteúdo jamais fora pacifica.      

A lei 12.694/2012 e suas peculiaridades  

A temeridade social esta aflorada, ondas de violência envolvendo as organizações criminosas, a apreensão judiciária era cada vez mais evidente, foi então que nos ventos do inverno surgiu a nova lei de combate aos grupos organizados. 

O referido texto legal de 24 de julho de 2012, trouxe importantes ferramentas no âmbito processual. Uma significante adição aos instrumentos de julgamento da criminalidade organizada foi a criação do juízo “senza roto”, ou seja o juiz natural poderá instaurar determinado colegiado, indicando os motivos e as circunstâncias que trazem riscos à sua integridade física em decisão fundamentada, da qual será dado conhecimento ao órgão correicional.  

Esse colegiado será formado pelo juiz do processo e por dois outros juízes escolhidos por meio de sorteio dentre aqueles de competência criminal em exercício no primeiro grau de jurisdição, sendo certo que a competência do colegiado limitar-se-á ao ato para o qual foi convocado. 

Porém, cumpra-se citar e para que não haja confusão nos entendimentos, a Lei 12.694 não criou a figura do “juiz inominado” ou “juiz sem rosto”, e muito menos alanceou os magnos princípios do juízo natural e da publicidade, mas sim instituiu a mera faculdade de formação do colegiado de magistrados, onde independentemente e imparcialmente decidirão conjuntamente, esta decisão obedecerá os critérios de publicidade processual. 

Continuando a análise da referida lei, numa leitura já adiantada, há de se notar que o legislador procurou pelo artigo 2º definir, conceituar, organização criminosa, seja:  

“Art. 2º - Para os efeitos desta Lei, considera-se organização criminosa a associação, de 3 (três) ou mais pessoas, estruturalmente  ordenada  e  caracterizada  pela  divisão  de  tarefas,  ainda  que  informalmente,  com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de crimes cuja pena máxima seja igual ou superior a 4 (quatro) anos ou que sejam de caráter transnacional” - LEI Nº 12.694, DE 24 DE JULHO DE 2012. 

Conceituação infrutífera. 

Ainda que naquele momento houvesse aparentemente sanado um gigantesco problema, criava-se outra celeuma.  

A Lei 12.694/2012 não trouxe qualquer tipificação de condutas, apenas o conceito de organização que somente seria utilizado quando da aplicação da referida lei, ou seja, entendeu-se que o conceito de organização não poderia ser aplicado fora do contexto da Nova Carta, pois tratar-se-ia de analogia in malam parte.   

A solução chegou: a lei 12.850/2013.  

Foi então que após muitas lides acadêmicas a respeito do polêmico tema pôs-se um ponto final nas discussões com o surgimento da Lei 12.850/2013. 

Esta trouxe, além da definição de organização criminosa, as condutas relacionadas a ela, combatendo o crime organizado de forma veemente e efetiva, retirando todas as dúvidas e pondo fim às discussões acadêmicas a respeito do assunto. 

A mudança foi importante, pois dada a complexidade e completabilidade da nova legislação, revogou-se expressamente a lei 9.034/1995 e promoveu mudanças significativas, tais como, para ser caracterizada, a organização criminosa tem a necessidade da associação de quatro ou mais pessoas, estruturalmente ordenadas, onde seus integrantes possuam tarefas individuais, ainda que informalmente tendo por objetivo a obtenção por meio direto ou indireto de vantagem mediante prática de infrações (inclua-se crimes anões) cujas penas máximas sejam superior a 4 anos, ou que sejam de caráter transnacional.  

Conclusão 

Concluindo, é de se notar a importância que se deve depositar na positivação legal e combate à criminalidade organizada, porém a legislação pátria esta muito aquém da luta necessária e data máxima vênia, ainda não se achou uma solução basilar para erradicação de agrupamentos criminosos, visto que mergulha-se cada vez mais em escândalos, algozes da democracia.  

Será a lei uma unidade impotente ou a sociedade uma organização ineficiente? 

Outra questão, agora com cunho processual e acadêmica, é a notabilidade da revogação expressa da lei fundamental de 1995, mas no que se refere ao texto legal 12.694/2012 observe que a anulação atingiu apenas o leito conceitual de organização criminosa, fazendo das outras ferramentas, tais como o órgão colegiado provisório uma possibilidade legal. 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Samuel Sanches) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados