JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Manual Prático de Formação Sindical


Autoria:

João Clair Silveira


Advogado em Direito de Trabalho e Direito de Família, com especialidade em Assédio Moral no Trabalho

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

A verdade pertence a alguém?
Outros

Reforma urgente
Filosofia

Apenas um comercial?
Filosofia

A quem interessa a não verdade?
Direito Constitucional

O ET de Varginha e a comenda do
Direito Constitucional

Mais artigos...

Resumo:

Advogado e sindicalista dá dicas de como ser um bom líder sindical

Texto enviado ao JurisWay em 02/01/2015.

Última edição/atualização em 10/01/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Muitos sindicatos no Brasil, carentes de novas lideranças sindicais, buscam em suas bases garimpar novos líderes. Contudo, para qualificar essas lideranças devem treiná-los e formá-los com um conhecimento jurídico que possa valorizar a defesa dos seus representados. Isso porque é comum que surjam em um sindicato as mais diversas dúvidas na busca de soluções judiciais e até mesmo de melhor convivência com a categoria representada. Diante disso, resolvi um escrever um livro inédito no país, especificamente para sanar essa dúvidas, “Manual Prático de Formação Sindical”, que trata sobre o conhecimento como ferramenta de luta aos líderes sindicais.

Em 104 páginas faço um resumo sobre as mudanças de paradigmas no mundo e o papel dos sindicatos, a história do surgimento do movimento sindical no Brasil e suas principais lutas, a unidade sindical e suas defesas, a base legal para a atuação dos sindicatos no país, o papel do dirigente sindical e as consequências de seus atos.

Não tenho a pretensão de dar uma fórmula pronta de como preparar novos dirigentes sindicais no país. Pretendo, contudo, informar às lideranças de movimentos sindicais seus direitos legais para trabalhar em ordem e em prol dos seus representados. Para tanto, coloco à disposição uma lista com cinco anexos sobre modelos para atas de reuniões de diretoria e de negociação, de editais de assembleias e de acordos coletivos.

O livro traz a história dos movimentos sindicais, as principais lutas no Brasil e no Estado Novo com a participação dos sindicatos e descreve toda a base legal para a atuação dos sindicatos no país. Dediquei  dois capítulos ao dirigente sindical fornecendo dicas e orientações sobre direitos legais para atuarem em prol de seus representados e de sua entidade sindical. Trata-se de uma referência que servirá de base para consulta a todos os dirigentes sindicais sobre leis, jurisprudências, protocolos, editais, assembleias, atas e responsabilidade jurídica.

Ser chamado para a luta sindical no Brasil é algo inesperado para alguns e até mesmo desconhecido para outros. Muitas vezes sabem como lutar por seus direitos na base, mas não como agir diante da magnitude da representação sindical. Isso porque, apesar do interesses dos líderes, podem vir a desconhecer o que se passa no mundo do trabalho. Outros até ignoram as reais condições de vida dos trabalhadores e a importância da atuação sindical.

Com mais de 20 anos atuando em entidade sindical, aprendi, pela minha vontade de acertar, com as dificuldades e com os cursos que aos poucos foram sendo ministrados. Como pouca base de referência, entendi que havia espaço na literatura brasileira para uma obra deste gênero. São linhas que oferecem algumas bases que julgo serem importantes aos nossos atuais e futuros dirigentes sindicais de trabalhadores.

Dr. João Clair Silveira

joaoclair@psilveira.com.br

 

http://drjoaoclairsilveira.blogspot.com.br/

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (João Clair Silveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados