JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

OS BENS INALCANÇAVEIS PELA EXECUÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO


Autoria:

Charles Goncalves


Formado em Processos Gerenciais pela UNIFEOB, e atualmente curso Direito na mesma instituição, e faço estagio atuando diretamente com a pratica tributaria administrativa, atuando junto as Prefeituras e Procons municipais.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 07/11/2014.

Última edição/atualização em 21/11/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O Estado necessita, em sua atividade financeira, captar recursos para manter sua estrutura funcional e disponibilizar ao cidadão-contribuinte os serviços que lhe compete. Sendo assim, a cobrança de tributos aparece como a principal fonte das receitas públicas.

Por ser a principal fonte de captação de recursos, quando o pagamento do tributo não acontece de forma voluntária, o Fisco (credor), utiliza de meios judiciais para a satisfação forçada da obrigação, obrigando o devedor a pagar sua dívida, através de penhora, alienando todos os bens e as rendas do sujeito passivo (devedor). No entanto o próprio Código Tributário Nacional, em seu Art. 184, Parte final, limita a penhorabilidade dos bens que a lei declarar absolutamente impenhoráveis.

Nessa linha, a Lei 8.009/90 veio trazer proteção aos bens de família, de forma a não permitir que uma execução alcance o bem que preserva a entidade familiar, em consonância com a Constituição, que assegura especial proteção à família (CF, art. 226), considerando o direito à moradia como um dos direitos de personalidade inerente à pessoa humana, quer como pressuposto do direito à integridade física, quer como elemento de integridade moral do indivíduo.

Todavia, essa proteção não é absoluta, a própria Lei agora em seu Art. 3º traz algumas exceções em que o bem poderá sim, ser levado a penhora, conforme inciso quarto, do artigo citado, na cobrança de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuições devidas em função do imóvel familiar. Sendo assim, o imóvel pode ser penhorado nos casos dos seguintes débitos: IPTU e IPTR (Imposto sobre propriedade territorial urbana e rural), ISS (imposto sobre serviço), INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), taxas decorrentes do poder de polícia (artigo 77 do Código Tributário Nacional).

Ocorre que a Lei e a própria CF, visou proteger a família, não levando em conta as pessoas solteiras detentoras de um único imóvel, que se destina a residência do indivíduo. Essa lacuna na Lei fez chover ações no judiciário, de devedores solteiros, viúvos ou divorciados, que em seus Embargos à Execução fundamentaram na impenhorabilidade do bem, por o mesmo ser de família. Diante dessa situação, o Superior Tribunal de Justiça, editou a Súmula 364, do qual dispõe: “O conceito de impenhorabilidade de bem de família abrange também o imóvel pertencente a pessoas solteiras, separadas e viúvas.”

O entendimento do STJ é de que a Lei 8.009/90 está dirigida a pessoa, e não a números de pessoas. Segundo o Ministro Humberto Gomes de Barros, “para quem a circunstância de alguém ser solitário não significa que esta pessoa tenha menos direito à moradia.” Segundo o ministro, “estender a impenhorabilidade ao imóvel próprio da pessoa solteira significa ampliar a interpretação da lei face a um aspecto da maior importância: o direito à moradia.

Por fim, e em total compatibilidade aos comentários acima, ressalvados as exceções não deixe, caro leitor, que um bem seu, seja levado a penhora por falta de informação.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Charles Goncalves) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados