JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

NÃO HÁ REVELIA NA AÇÃO SOCIOEDUCATIVA


Autoria:

Carlos Eduardo Rios Do Amaral


MEMBRO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

LAVAGEM DE DINHEIRO E A APLICAÇÃO DA TEORIA DA CEGUEIRA DELIBERADA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

A INEFICÁCIA DA MEDIDA PROTETIVA NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS CASOS DE GRANDE COMOÇÃO SOCIAL E NO PROCESSO PENAL

Tudo que você precisa saber sobre interrogatório do réu

EXECUÇÃO PENAL: uma análise da compreensão de suas disposições gerais

AUTONOMIA DOS ORGÃOS DE PERICIA CRIMINAL NO BRASIL COMO MEDIDA A FAVOR DA PROMOÇÃO DE JUSTIÇA

Confissão, tudo que você precisa saber

Condução Coercitiva: Uma espécie de tortura psicóloga que poderá contaminar as provas do processo.

Agressor que descumpre medida protetiva de urgência perde metade da fiança

TRANSAÇÃO PENAL, O DEVIDO PROCESSO LEGAL E O DIREITO DE PUNIR

Mais artigos da área...

Resumo:

NÃO HÁ REVELIA NA AÇÃO SOCIOEDUCATIVA

Texto enviado ao JurisWay em 29/09/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

NÃO HÁ REVELIA NA AÇÃO SOCIOEDUCATIVA

 

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

 

Não se deve confundir, nem misturar as coisas, muito menos criar-se uma interpretação alternativa. Ação penal contra maiores imputáveis e a Ação Socioeducativa em face de menores não guardam nenhuma relação jurídico-processual ou substancial. Por mais que a visão leiga, muitas vezes fomentada por noticiários sensacionalistas, deseje crer se tratarem de institutos idênticos separados apenas pelo juízo de sua tramitação (Vara Criminal Comum e Juizado da Infância e da Juventude).

 

A Ação Penal serve à repressão e prevenção do crime, atentando-se à culpabilidade, aos motivos, às circunstâncias e às consequências do crime, bem como ao comportamento da vítima. O desejo do processo penal é absolver ou condenar o acusado. No último caso, inflingindo-lhe um terrível castigo, a privação da preciosa liberdade e, ainda, advertindo a toda a sociedade das consequências pedagógicas da prática do crime.

 

Na Ação Socioeducativa o escopo da jurisdição é outro, bem diverso, não há repressão, não há castigo. O Estado brasileiro, ao encontro de vários Tratados e Convenções internacionais aos quais aderiu e seguindo a orientação de Nações afinadas com o respeito e preservação dos direitos humanos, optou por considerar a criança e o adolescente como pessoa em fase de desenvolvimento, sendo dever do Poder Público, da sociedade e da família garantir-lhes o pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

 

Destarte, a prática do Ato Infracional – fato correspondente a uma figura penal – pelo menor, de acordo com nossa acertada legislação, é e deve ser visto como uma negação aos direitos fundamentais da criança ou do adolescente, por ação ou omissão. De fato, aonde há políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência, não há desordem ou bandoleirismo. Se não fosse pelo segredo de Justiça, bastaria dar uma ligeira passada nas Varas de Infância do País, para se constatar a falência do Estado brasileiro na sua promessa de reduzir as desigualdades sociais, erradicar a pobreza e a marginalização. Talvez seja esta a sincera razão da reserva à publicidade dos atos processuais nestes feitos, esconder a improbidade e a inoperância do Executivo e de seus Agentes com o bem-estar de nossas crianças.

 

Pois bem. Se no processo penal o drama pessoal e condição social do acusado é desimportante para o desfecho final da Ação Penal, uma vez citado pessoalmente para tomar conhecimento da acusação e se defender, este não poderá oferecer resistência à aplicação da lei penal, se evadindo ou alterando seu endereço sem informar ao juízo, sob pena de ser considerando foragido, com a expedição de mandado de prisão preventiva. Encontrado ou não, será julgado mesmo sem sua presença física, de acordo com as provas produzidas pela acusação e defesa técnica, em simétrica digladiação nos autos.

 

Já na Ação Socioeducativa, o objetivo do processo é unicamente apurar aonde Poder Público, sociedade e família falharam na obrigação de garantir à criança e ao adolescente seus direitos fundamentais. E mais do que isso, o que fazer para cessar toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão que venham a neutralizar, total ou parcialmente, o exercício daqueles sagrados direitos, muitas vezes umbilicalmente ligados à ausência de uma condição mínima de existência digna, sonegada há gerações em determinadas comunidades carentes.

 

Como se vê, na Ação Socioeducativa o protagonismo não é do ato ilícito, como acontece no processo penal, mas, sim, do próprio menor. O Magistrado, em sua sentença, como capítulo obrigatório, deverá verificar e atender às necessidades pedagógicas do menor, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Para tanto, a tramitação do processo juvenil deverá submergir nas dores e aflições do adolescente, debulhando sua vida. É um silogismo que não poder ser transposto ou olvidado pelo Julgador.

 

Portanto, a tramitação da Ação Socioeducativa sem a presença e participação efetiva do menor é um nada jurídico, uma obra mal começada, uma mistura de ritos e procedimentos diversos e repelentes que não se encontram nem mesmo no infinito filosófico. Ou se deseja salvar e recuperar nossas crianças e adolescentes ou os conduzimos aos porões fétidos e superlotados do Poder Público junto de adultos expertos na criminalidade, revogando-se nossa Constituição Federal.

 

A aplicação da Medida Socioeducativa não pode ser um processo de adivinhação ou suposição do Juiz a respeito da condição peculiar do menor. A execução das medidas de meio aberto, assim como das medidas de meio fechado, exigem observância da responsabilidade primária e solidária do Poder Público, em suas três esferas de governo, na plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes, seguida da responsabilidade parental, de modo que os pais assumam os seus deveres para com seus filhos.

 

Por esta razão, não sendo localizado o adolescente, o Juiz deverá expedir mandado de busca e apreensão, determinando o sobrestamento do feito, até sua efetiva localização, para ministrar no processo dados atuais a respeito da situação de perigo a que o mesmo está exposto, colaborando o menor na identificação e definição das medidas de promoção de seus direitos fundamentais vilipendiados. O que torna o instituto da revelia impraticável nesta seara especializada, verdadeira forasteira. Muito antes de causar prejuízo ao próprio menor, a sua ausência na relação jurídico-processual torna a Ação Socioeducativa sem propósito.

 

Excluir o adolescente do processo socioeducativo, em qualquer de suas fases, é decididamente optar pela sua plena imputabilidade penal. Afiançando toda a omissão e indiferença do Poder Público e de seus opulentos e eternos Agentes ímprobos no trato de nossas crianças. E quando esse dia chegar, por força de renovada legislação, deixaremos de ser humanos, proclamando-se a vitória da tirania de poucos na nossa falsa e desmoralizada democracia improvisada.

 

____________ 

 

 

Carlos Eduardo Rios do Amaral é Defensor Público do Estado do Espírito Santo

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carlos Eduardo Rios Do Amaral) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados