JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

ICMS PARA PESSOAS FÍSICAS


Autoria:

Ederson Martins Pereira


Estudante de direito na UNIFEOB/SP. Administrador do blog. Direito, filosofia e Política http://direitofp.blogspot.com.br/

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

A justiça dos condenados E a esfola econômica
Outros

O meta princípio da dignidade humana
Direito Constitucional

Resumo:

A incidência da espécie tributária ganha repercussão expressiva não só por ser receita maior do estado membro, é também, de maior repercussão seu fato gerador. O ICMS pode incidir sobre pessoas físicas? A discussão do tema vale o estudo.

Texto enviado ao JurisWay em 29/09/2014.

Última edição/atualização em 02/10/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

ICMS PARA PESSOAS FÍSICAS

 

Éderson Martins Pereira

  

INTRODUÇÃO

 

  O efeito da globalização nos últimos anos e a acessibilidade aos bens de consumo cresceram exponencialmente com a banda larga no Brasil. Desde 1995, quando os ministérios das Comunicações  e da Ciência e Tecnologia definiram pela portaria nº 148, de 31 de maio de 1995, as figuras de provedores de acesso privado, o “Boom’ das transações eletrônicas foi concebido rapidamente nos anos seguintes, mas mantendo-se estável em 2002 e aperfeiçoando-se mais e mais no decorrer dos anos. Hoje, o comércio eletrônico ultrapassou as fronteiras de norte a sul. Basta simples acesso pelo smartphnone para acessar dezenas de paginas de comercio e comprar o que quiser de quem quiser.

No que tange ao alcance quase irrestrito dos mercados eletrônicos, ou telemáticos como no CDC, o estado capta suas receitas pelos tributos derivados, um deles é o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias – ICMS.

 

 

BREVE HISTÓRICO

 

      Importando a mercadoria via internet ou em qualquer site estrangeiro, já percebemos na fatura a incidência do IOF, mas se ao chegar na alfândega, depois do imposto de importação, há ainda a incidência do ICMS.

O ICMS nasceu com a carta magna de 1988 com escopo de acabar com a cumulatividade tributária de seu nascimento (à época como ICV - Imposto sobre Vendas e Consignações dos Estados Federados) e organizar a arrecadação dos estados que desde 1964 reservava para a União, a lei que aumentava a alíquota e o fato gerador que incidiria, ou seja, com a centralização da norma o maior tributo dos estados não acompanhava os contextos de arrecadação. Ora estados com receitas elevadas tinham a incidência maior do tributo do que outros; assim, criava-se uma disparidade entre aqueles que precisavam incentivar sua região com fisco menor e aqueles que queriam aumentar a arrecadação com investimentos no eixo econômico de sua região. Trata-se, pois, de espécie de imposto, ou seja, exação não vinculada a uma atuação específica do estado.

 

PRINCIPIO DO NÃO- CONFISCO X DEVER DE TRIBUTAR

 

  As compras na internet vinham por incidência sobre todos os consumidores tanto físicas como jurídicas. O acumulo tributário fere o principio do não confisco do CTN o que acarreta valores até 70% sobre o valor original da mercadoria tornando inviável e frustrante a aquisição no mercado de importações, se somados toda a carga tributaria. O tributo que consome grande parte da propriedade inviabiliza o exercício da atividade lícita, destrói a atividade tributada, desencoraja o mercado e subtrai parcela de renda do individuo ou da empresa. Como na manchete publicada pela Folha de São Paulo, “[...] dos R$ 24,6 bilhões, a maior parte foi para pagar funcionários e gestores ligados à área tributária: R$ 16,3 bilhões. Em média, as empresas alocam dez pessoas para cuidar de atividades ligadas à tributação, incluindo pagamentos fiscais, encargos sobre a folha de pagamento ou de contabilidade ”.

 

A limitação ao poder de tributar tem seu aspecto material, ao passo, que proíbe as exigências que não são plausíveis, assim, impede-se a administração de cometer abusos. Logo, o arcabouço tributário é limitado pelos princípios e imunidades. Notadamente, a intervenção do estado na economia dar-se-á por formas: Diretas e Indiretas. Diretas seriam aquelas, já mencionadas, de receitas originárias e Indiretas como agente normalizador e regulador da economia. Este norte jurídico que a constituição insere no seu fisco, tem a promessa de um estado justo e ponderante com relação aos seus tributos:

 

[...] o Estado regulador não deve indicar uma centralização do poder. Ao contrário, é um agente que atua em benefício de uma economia que garante a livre iniciativa, a função social da propriedade, a livre concorrência, a defesa do consumidor, a defesa do meio ambiente, dentre outros princípios voltados para consecução da justiça social e da dignidade humana “ . 

 

A DISCUSSÃO

Entretanto, vale uma ressalva ao que dispõe a lei, pois exige-se como pressupostos: a habitualidade ou negócio jurídico que denote intenção comercial. Assim, se a pessoa jurídica não for regularmente constituída ou a física demonstrar os pressupostos de incidência do tributo, serão elas os contribuintes, pois que a regularidade de registro da PJ, não é essencialidade do dever de contribuir.

 

Sob o prisma constitucional, o ICMS esta elencado sob o Art.155, II, CF. Tal que confere aos entes políticos a competência de cobrá-lo e por lei ordinária, deverá institui-lo com os quesitos pertinentes como qualquer outra espécie, quais sejam: hipótese de incidência, sujeito ativo, sujeito passivo, sua base de cálculo e sua alíquota. Ele tem função fiscal e não é cumulativo, desta forma o crédito pago na operação mercantil anterior é compensada posteriormente. Sob o contribuinte, expressa a alínea “a” do inciso IX do mesmo artigo, acrescido pela redação da Emenda Constitucional n. 33/2001 que MESMO SEM HABITUALIDADE e ainda quando se tratar de bem destinado a consumo ou ativo fixo (permanente) de estabelecimento, assim como sobre serviço importado do exterior, caberá o imposto ao estado onde estiver situado o estabelecimento destinatário da mercadoria ou do serviço como exaure as Súmulas do STJ 155 e 198 e o art. 4º da Lei Complementar n. 87/96, na redação da Lei Complementar n. 114/2002. Tal assertiva acarreta discussão. No primeiro plano, temos o mandamento constitucional que não deixa duvida sobre a incidência nas operações mercantis mesmo como pessoas físicas.

   E noutro ponto, extraímos da Súmula 660, STF que se a pessoa física que adquire por importação o produto SEM tais quesitos, não seria ela o contribuinte de direito. Vale uma ressalva ao que dispõe a lei, pois exige-se:  A habitualidade ou negócio jurídico que denote intenção comercial.

Neste sentido, se a pessoa física que adquire por importação o produto SEM os pressupostos, não seria ela o contribuinte de direito. Verbis: 

 

Mandado De Segurança. Recurso Ordinário (art. 105, II, b, C.F.). Tributário. ICMS. Importação De Veículo Para Uso Próprio De Pessoa Física. Constituição Federal, artigos 152 e 155, § 2º, IX. ADCT, artigo 34, § 8º - Convênio 66/88. Lei Estadual nº 11.530/89. 1. Na importação de veículo por pessoa física e destinado a uso próprio não incide o ICMS (STF: RE 183.176-6/PR e RE 191.346-1/RS). 2. O entendimento do excelso Supremo Tribunal Federal com fundamento de natureza constitucional afeta a Súmula 198/STJ, esmaecendo a sua aplicação. 3. Recurso provido

 

A arrecadação tributária no Brasil é receita derivada da mantença do estado, mas ela não se mantém como norte quando o conflito esta na jurisprudência econômica das cortes. Embora a súmula 660 de 1996 já fora objeto de proposta de adendo em sua redação (pois todos os precedentes utilizados para a sua formação são anteriores à Emenda Constitucional nº 33/2001) vemos que ela é enaltecida ainda hoje, v.g, na sentença monocrática do processo 0029103-39.2013.8.26.0053, pela MMª Juíza de Direito Drª. Cristiane Vieira em São Paulo pela 2ª vara do juizado especial da fazenda pública em 9 de janeiro de 2014.

Diante dessa interpretação do ICMS à luz constitucional, proferida em  sede derradeira pela mais  alta Corte de  Justiça do país, posta  com o propósito de definir a incidência do tributo na importação de bem por pessoa física para uso próprio, torna-se  incongruente  e  incompatível  com  o  sistema  jurídico  pátrio  qualquer pronunciamento em sentido contrário.

 

O confronto das Sumulas prevaleceria a da corte maior, no caso o STF, mas em se tratando dos dispositivos constitucionais deve-se lançar mão dos princípios e pesar qual é o de maior importância: Ou os infraconstitucionais elencados no CTN ou os Constitucionais, sobretudo o da Dignidade Humana.

 

GUERRA FISCAL

Como mencionado o ICMS é receita prima dos estados. Corresponde, sobremaneira, a maior receita já que incide indiretamente sobre a circulação de mercadorias. Assim, ele não escolhe classes econômicas para atingir sobre o fato gerador já que sendo rico ou pobre todos estão sobre o “tipo” tributário.

De tal ponto, acaba que esta exação da espécie ocorre de maneira suplementar à característica do IPI que é a extrafiscalidade, ou seja, consiste em maior parte a normatizar condutas do que arrecadar dinheiro aos cofres públicos. Nos estado, os governos têm utilizado a faculdade de tributar para incentivar suas economias e atrair o empreendedorismo. Ocorre que em determinados estados como, por exemplo, o Rio de janeiro em 2005, a governadora Rosinha Matheus sancionou a lei estadual 4.533/05, conhecida como Lei Rosinha. reduzindo de 19% a 2% a alíquota do ICMS para as empresas que se instalassem no estado., Em resposta, o governador de Minas Gerais, Aécio neves, assinou o decreto 45218/09 em Juiz de Fora para preponderar o Regime Tributário Diferenciado (RET), desonerando a carga tributária do ICMS para aquela região que estava sendo sucateada pela lei carioca.

A guerra subiu com cerca de 14 ações no STF pela inconstitucionalidade das leis infra, vistos elas que não obedecem ao enunciado do Art. 150, §6º, qual seja: “Qualquer subsídio ou isenção, redução de base de cálculo, concessão de crédito presumido, anistia ou remissão, relativos a impostos, taxas ou contribuições, só poderá ser concedido mediante lei específica, federal, estadual ou municipal, que regule exclusivamente as matérias acima enumeradas ou o correspondente tributo ou contribuição, sem prejuízo do disposto no art. 155, § 2.º, XII, g”. Assim ,sem consulta ao CONFAZ, os estado deliberavam por leis e decretos estaduais para incentivarem suas economias, mas acabavam por negligenciar a razoabilidade uniformidade a que dispõe a finalidade do órgão. 

 

CONCLUSÃO 

Nos consectários da exação da espécie de ICMS havia não só a projeção de arrecadar receita para a função primária do estado no campo da ordem econômica (Valorização da livre iniciativa, livre concorrência e propriedade privada), mas também a valorização do trabalho humano. Não haveria outra forma do que à extensão de interpretação do caput do Art. 170, CF. Tendo que o tributo tem sua função arrecadatória, contudo deve obedecer ao principio da não cumulatividade estatuída pela lei complementar 5172/66 (CTN) e o principio mor de toda administração publica: Razoabilidade.

A incidência do ICMS sobre pessoas físicas pode tornar-se viável aos cofres públicos, mas de longe é razoável tomar a propriedade de um em beneficio dos demais se antes não obedece à própria legalidade. Se tal suposto obedece a Robin Hood, torna-se o estado tirano. Afinal, o personagem em tela era bandido.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

PESQUISA. Anima, Revista Eletrônica do curso de Direito da OPET. Curitiba. 2014. Disponível em: < http://www.anima-opet.com.br/pdf/anima5-Seleta-Externa/Juliana-Bastos.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2014.

Decreto-lei 406.

Portaria 148 da ANATEL.

PSCHEIDT, Kristian Rodrigo. Não incidência do ICMS na importação de produtos para o ativo fixo de empresa prestadora de serviços. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2381, 7 jan. 2010. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2014.

 

PESQUISA. Folha de São Paulo. São Paulo, 2013. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/130754-pagar-tributos-custa-a-industria-r-246-bi.shtml >. Acesso em 19 maio. 2014.

 

PESQUISA. G1 site de noticias da globo.com. Disponível em: .Acesso em: 19 maio. 2014.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Saraiva 2012.

 

Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Ederson Martins Pereira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados