JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O QUE É O DECRETO 8.243/14?


Autoria:

Celso Fernando Gioia


Sócio fundador da Gioia e Associados Advocacia, formou-se na Faculdade de Direito da USP, especializando-se em Direito Empresarial. Iniciou sua carreira em 1983, atuando em grandes empresas como Cofap, Hudson, REDETV e Santos Futebol Clube. Foi tesoureiro da Associação dos Advogados da Lapa, Presidente do Rotary Club de São Paulo Lapa e exerce cargos na Diretoria da 96ª Subseção da OAB - Lapa.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Saiba de quem comprar seu imóvel.
Condomínio

Informações Jurídicas.
Outros

Resumo:

O Dr. Celso Gioia tira a dúvida sobre o que é o Decreto 8.243/14. Confira.

Texto enviado ao JurisWay em 06/08/2014.

Última edição/atualização em 18/08/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Nós últimos dias, ouve-se falar muito neste decreto, sendo que muitas entidades e pessoas sérias o tem apontado como uma ameaça.

Trata-se de um decreto (que é usado apenas para detalhar e regular leis mais importantes) que pretende criar conselhos populares, os quais teriam papel importante na política do país. Tais conselhos foram criados na Venezuela e em Cuba e assemelham-se aos “sovietes” (são colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria. Este termo é comumente usado para descrever trabalhadores governando a si mesmos, sem patrões, em regime de autogestão), implantados por Lênin, na Revolução Russa, em 1917.

O Congresso, que perderá poder com esta iniciativa, promete anular o Decreto 8.243 quando voltar à atividade, isto é, no mês de agosto.

Se quiser conhecer mais sobre o assunto, a Gioia sugere que se sejam lidas matérias de juristas como Ives Gandra da Silva Martins, Carlos Ari Sundfeld, Miguel Reale Jr., Gilmar Mendes e Carlos Velloso.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Celso Fernando Gioia) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados