JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Informações Jurídicas.


Autoria:

Celso Fernando Gioia


Sócio fundador da Gioia e Associados Advocacia, formou-se na Faculdade de Direito da USP, especializando-se em Direito Empresarial. Iniciou sua carreira em 1983, atuando em grandes empresas como Cofap, Hudson, REDETV e Santos Futebol Clube. Foi tesoureiro da Associação dos Advogados da Lapa, Presidente do Rotary Club de São Paulo Lapa e exerce cargos na Diretoria da 96ª Subseção da OAB - Lapa.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

O QUE É O DECRETO 8.243/14?
Outros

Saiba de quem comprar seu imóvel.
Condomínio

Resumo:

Neste artigo o Dr. Celso Gioia destaca algumas informações e curiosidades jurídicas, tendo também, o vídeo-matéria sobre o tema disponível em nosso canal no Youtube, assista e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=dJ09Uqc96LM

Texto enviado ao JurisWay em 06/08/2014.

Última edição/atualização em 18/08/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Nos dias de hoje, a informação é fundamental. A maioria das pessoas quer saber o que está acontecendo na sua vida e de seus próximos e há até quem se interesse por detalhes da vida alheia, como os amantes de “reality shows”. Quanto às questões jurídicas não é diferente, o cliente quer estar por dentro de como deve agir em seus negócios e, também, quer conhecer detalhes do andamento de seus processos.


Neste afã, de obter as melhores e mais rápidas informações, alguns se precipitam e buscam ou recebem orientações de qualquer pessoa, sem avaliar a fonte da informação. Em que pese o Brasil ter 1.260 faculdades de direito, que oferecem um total de 215 mil vagas, – quase quintuplicou o número nos últimos 15 anos - contra 1.100 do resto do mundo (é isto mesmo, somos campeões em mais um quesito inútil e campeão com tanta sobra que nem todos os concorrentes juntos conseguem nos vencer!), os informantes parecem não estar preparados.


Ressalte-se que em São Paulo temos cerca de 300 mil advogados e 30 mil estagiários, sendo que, a cada ano, 10 mil causídicos são acrescentados a este total. Sem contar os bacharéis que são reprovados no Exame de Ordem (no último foram cerca de 100 mil). Ademais, segundo dados de Jefferson Kravchychyn, do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, há no país cerca de 3 milhões de bacharéis não inscritos na OAB e quase metade – cerca de 1,4 milhão – está no estado paulista. Restam os estudantes de direito, estimados em São Paulo em quase 200 mil. No total, temos aproximadamente 2 milhões de pessoas na área jurídica, num estado de 42 milhões de pessoas, chegando-se à média de 1 em cada 21 pessoas podendo passar informações jurídicas.

Então, como obter a informação necessária? Dos 10 palpiteiros de plantão, como vimos acima, apenas 1 vai ter a qualidade que você precisa. Elimine, portanto:


         Estudantes do 1º ao 5º ano das faculdades de direito;

         Estagiários com ou sem OAB;

         Bacharéis em direito que prestaram o Exame de Ordem nenhuma ou muitas vezes; e

         Advogados que não exercem a profissão.

 

Você pode achar que houve excesso de rigor nesta dica, mas os eliminados acima possuem conhecimento restrito, não sabem as dificuldades do exercício da profissão, não tem a dimensão da morosidade da justiça, não assimilam a onerosidade da estrutura adequada de um escritório de advocacia, bem como, não responderão perante o Tribunal de Ética da OAB em caso de prestar informação inadequada ou até mentirosa.

 

Essa falta de experiência acarreta conselhos absurdos como “este processo é rápido”, “ganhou a ação e ainda não recebeu seu dinheiro?!”, “seu advogado deve estar fazendo alguma coisa de errado, se fosse eu faria isso...”, “cobrou tudo isso?!” e outros mais.

 

Outra dica é não confiar em informações de escreventes ou cartorários, responsáveis pelos processos, pois, em geral, tentam esconder suas falhas e de outros servidores da justiça, como juízes, escrivães, oficiais de justiça, promotores, peritos etc. Neste anseio, acabam por responsabilizar, levianamente, o advogado de quem está consultando os autos no balcão, porque não se sentem comprometidos com aqueles que não são funcionários públicos e não apreciam certo corporativismo do qual eles se protegem.

 

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Celso Fernando Gioia) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados