JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A NECESSIDADE DE REVISÃO LEGISLATIVA FRENTE À ATIPICIDADE DA "TV A GATO"


Autoria:

Ricardo Dos Reis Tavares


Formado em Pedagogia e em Direito. Pós graduado em Direito, Políticas e Gestão de Segurança Pública.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Direitos humanos x Direito Penal do inimigo

POR QUE PUNIR, HOJE? UMA INTERPRETAÇÃO A LEI DE EXECUÇÃO PENAL VOLTADA PARA ALÉM DA MOLDURA JURÍDICA.

Aplicação do princípio da insignificância nos crimes de sonegação fiscal

O OFENDÍCULO COMO ELEMENTO DO EXERCÍCIO REGULAR DO DIREITO

Traficante de Drogas? Com quantas gramas?

CONTROVÉRSIAS QUANTO À PENALIZAÇÃO DAS LEIS ESPECIAIS: LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS, LEIS DAS DROGAS E LEI DOS CRIMES HEDIONDOS.

ERRO DE TIPO

O TEMIDO JOGO DA BALEIA AZUL E A SUA TIPICIDADE PENAL: Sociedade de risco e as novas ameaças aos direitos fundamentais

BREVE ANÁLISE DA NOVA LEI DE TÓXICOS - lei 11.343 de 23 de agosto de 2006.

TRIBUNAL DO JÚRI: reflexões acerca da disparidade existente entre acusação e defesa.

Mais artigos da área...

Resumo:

Ao contrário do que muitos pensam, e para o terror de diversas empresas, no Brasil, "TV à gato" não é crime, pelo menos não crime com previsão de pena. Aberração que cedo ou tarde deverá ser enfrentada pelos legisladores.

Texto enviado ao JurisWay em 29/11/2013.

Última edição/atualização em 13/12/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Em que pese haver certa divergência doutrinária e jurisprudencial acerca da tipicidade criminal da subtração, interceptação ou captação não autorizada de TV a Cabo, é de se referir que o STF, ao julgar o HC-97261 (Informativo do STF nº 623, de 11 a 15 de abril de 2012), entendeu que se trata de conduta atípica. Constando inclusive da ementa do respectivo acórdão, que teve por relator o Min. Joaquim Barbosa, o bastante ilustrativo esclarecimento: “O sinal de TV a cabo não é energia, e assim, não pode ser objeto material do delito previsto no art. 155, § 3º, do Código Penal. Daí a impossibilidade de se equiparar o desvio de sinal de TV a cabo ao delito descrito no referido dispositivo. Ademais, na esfera penal não se admite a aplicação da analogia para suprir lacunas, de modo a se criar penalidade não mencionada na lei (analogia in malam partem), sob pena de violação ao princípio constitucional da estrita legalidade”.  

 

O cerne da polêmica reside na aplicabilidade ou não do art. 155, caput do Código Penal que tipifica o crime de furto como o ato de “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”, além do respectivo § 3º que equipara à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico. Dispositivo que, sistematicamente, pode muito bem ser analisado em conjunto com o art. 83, I do Código Civil que equipara as energias que tenham valor econômico a bens móveis para os efeitos legais. Embate impassível de ser resolvido exclusivamente à luz do direito, mas por conceitos científicos extraídos da Física. 

 

Perceba que na decisão referida restou expressa e fundamentadamente descartado o entendimento de que os sinais de TV a Cabo representam espécie de energia dotada de valor econômico, equiparável à coisa móvel, tal como a energia elétrica, reitere-se posicionamento derivado de conceitos técnico-científicos e que, portanto, extrapolam os limites do livre convencimento. 

 

Em tempo, é de se referir que, ao contrário do que diversos artigos reproduzem, a lei que trata do serviço de TV a Cabo no Brasil é a 8.977/95 e não a 9.472/97, que dispõe sobre os serviços de telecomunicações, ao passo que a norma específica, em seu art. 35, dispõe que “constitui ilícito penal a interceptação ou a recepção não autorizada dos sinais de TV a Cabo”. Logo, somando-se à impossibilidade de realização de analogia incriminadora in pejus, o uso clandestino do sinal de TV a Cabo não pode ser tratado à luz do art. 155, §3º do Código Penal, mas da norma específica e posterior constante no art. 35 da Lei nº 8.977/95.  

 

O que, mais do que solução traz um novo problema, uma vez que para a conduta descrita como ilícito penal, não há qualquer cominação de pena. Logo, punir penalmente pela prática de furto àquele que pratica a moralmente reprovável conduta de desviar sinais de TV a cabo, corresponderia, dentre outros fatores, a uma afronta aos princípios da estrita legalidade e da reserva legal.  

 

Assim sendo, inadmissível, sob a égide do Estado Democrático de Direito, que ao Judiciário fosse possível impor sanção, sobretudo a privativa de liberdade, a quem o legislador, ainda que por visível falha omissiva, senão incompetência, deixou de penalizar. De sorte que, mais do que esperar que o Judiciário passe a praticar uma espécie de Ativismo Judicial às avessas suprindo as falhas e lacunas legislativas em desfavor ao direito fundamental à liberdade, mais razoável que as empresas afetadas busquem exercer e estimular a legitima pressão sobre o Legislativo para que este, reconhecido como um dos mais onerosos do planeta, venha a corrigir tal aberração, cominando respectiva pena a ser aplicada contra aqueles que, de forma clandestina, imoral e reprovável, captam sinais de TV a Cabo gerando sérios e robustos prejuízos ao setor. A sociedade só teria a agradecer! 

 

Por fim e em tempo, que não se confunda a impossibilidade de prisão, neste caso, com total garantia de impunidade, uma vez que não há dúvidas de que estamos diante de um ilícito civil a ser enfrentado na perspectiva do art. 186 do Código Civil e não como ação civil ex delicto, por mais que isso doa em nossa cultura penalizadora por excelência.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Ricardo Dos Reis Tavares) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados