JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES E SIGILO FISCAL


Autoria:

Salomão Loureiro De Barros Lima


Advogado. Especialista em direito tributário.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 21/10/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES E SIGILO FISCAL

 

            Dentre as obrigações tributárias acessórias, pode-se destacar a obrigação de prestar informações à autoridade fiscal, seja no interesse da fiscalização, seja no interesse da arrecadação de tributos. Tais obrigações são devidas pelo próprio sujeito passivo da obrigação ou por terceiros. O objeto desta explanação terá como foco a segunda hipótese.

            A regra disposta no artigo 197 do CTN disciplina a situação em que uma série de indivíduos possuem o dever de prestar informações à autoridade competente, mediante intimação escrita, sobre bens, negócios ou atividades de terceiros.

            Adiante transcrita a dicção do referido artigo:

Art. 197. Mediante intimação escrita, são obrigados a prestar à autoridade administrativa todas as informações de que disponham com relação aos bens, negócios ou atividades de terceiros:

        I - os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício;

        II - os bancos, casas bancárias, Caixas Econômicas e demais instituições financeiras;

        III - as empresas de administração de bens;

        IV - os corretores, leiloeiros e despachantes oficiais;

        V - os inventariantes;

        VI - os síndicos, comissários e liquidatários;

        VII - quaisquer outras entidades ou pessoas que a lei designe, em razão de seu cargo, ofício, função, ministério, atividade ou profissão.

        Parágrafo único. A obrigação prevista neste artigo não abrange a prestação de informações quanto a fatos sobre os quais o informante esteja legalmente obrigado a observar segredo em razão de cargo, ofício, função, ministério, atividade ou profissão.

Observa-se que o dispositivo elenca uma série dos prováveis informantes que possuem obrigação de prestar informação ao Fisco. Para os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício; os bancos, casas bancárias, Caixas Econômicas e demais instituições financeiras; empresas de administração de bens; os corretores, leiloeiros e despachantes oficiais; os inventariantes; os síndicos, comissários e liquidatários, a obrigação decorre do próprio CTN. Já na hipótese do inciso VII, faz-se necessário que a lei especifique a pessoa obrigada a prestar informações em decorrência de suas atividades ou funções.

Oposição do dever de sigilo ao fisco

Consoante com o parágrafo único do art. 197, algumas pessoas são obrigadas a guardar segredo sobre certos fatos em razão de possuírem certo cargo, oficio, função, ministério, atividade ou profissão. Sendo assim, consoante a exegese da norma de tal dispositivo as pessoas que possuem obrigação de manter o sigilo de informações não se submetem ao caput do artigo.

Conclui-se, portanto, que o sigilo comercial, profissional e o bancário visam proteger a liberdade e privacidade das pessoas humanas e de suas organizações. Por outro lado o dever de informar incumbido a terceiros tem como objetivo à defesa do crédito tributário da Fazenda Pública, visando facilitar a fiscalização das pessoas físicas e jurídicas, sujeitos passivos da relação tributária. Neste prisma, é de extrema importância a conciliação destes dois valores pelo Direito.

Dever de sigilo do Fisco

A regra expressa no art. 198 do CTN, preceitua que a Fazenda Pública e seus servidores, sem prejuízo do que está inscrito na legislação penal, estão proibidos de divulgar informações, obtidas em decorrência do ofício, sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros sobre a natureza e a situação dos seus negócios ou atividades.

A razão de ser de tal artigo é a proteção da privacidade do contribuinte, uma vez que o Fisco, com tantos poderes, adentra na vida e negócios dos cidadãos e como conseqüência torna-se dono de preciosos segredos, os quais nas mãos de pessoas inescrupulosas podem ser usados de forma indevida.

O parágrafo 1º traz algumas exceções ao caput do artigo em análise:

        I – requisição de autoridade judiciária no interesse da justiça; 

        II – solicitações de autoridade administrativa no interesse da Administração Pública, desde que seja comprovada a instauração regular de processo administrativo, no órgão ou na entidade respectiva, com o objetivo de investigar o sujeito passivo a que se refere a informação, por prática de infração administrativa.

            Por seu turno o parágrafo 2º do art. 198 trata dos cuidados de que o intercâmbio de informações sigilosas deve ser realizado, isto é, mediante processo regularmente instaurado, sendo que a entrega de informações deve ser feita pessoalmente a autoridade solicitante mediante recibo.

            Há de se ressaltar, também, que o parágrafo 3º autoriza a divulgação de informações relativas a representações fiscais para fins penais, inscrições na dívida ativa da Fazenda Pública e parcelamento ou moratória.

            Por fim, a Lei Complementar Nº 104/2001, acresceu um parágrafo único ao art, 199 do CTN, o qual prevê a possibilidade de troca de informações com Estados estrangeiros, nos limites fixados em tratados, acordos, ou convênios.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 15ª Ed – São Paulo: Saraiva, 2009.  

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de direito tributário brasileiro. 2ª Ed – Rio de Janeiro: Forense, 1999.  

 

 

 

 

 

 

    

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Salomão Loureiro De Barros Lima) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados