JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR DA FACULDADE AGES


Autoria:

Pedro Lúcio Gouveia De Astrê


Lúcio Astrê é Acadêmico de Direito 10º período da Faculdade Ages - Servidor Público Municipal e Corretor de Imóveis.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O presente artigo visa abordar a importância do Estágio Curricular (supervisionado) I do Curso de Direito realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Ages, semestre 2012.2

Texto enviado ao JurisWay em 23/09/2013.

Última edição/atualização em 07/10/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

*Pedro Lúcio Gouveia de Astrê

 

RESUMO: O presente artigo visa abordar a importância do Estágio Curricular (supervisionado) I do Curso de Direito realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Ages, semestre 2012.2, sob a coordenação da Professora Tanise Zago Tommasi, sua relevância no processo de formação profissional relatando o elo que constitui a parte teórica e a prática na vida dos acadêmicos.

ABSTRACT: This article aims to address the importance of Internship (supervised) I Law Course held at the Center for Legal Practice School Ages, half 2012.2, under the coordination of Professor Tanise Zago Tommasi, its relevance in the process of training reporting the link that provides the theoretical and practical part of academic life.

Palavras chave: Ages, estágio, formação, problematização, integração.

 

INTRODUÇÃO

                   O estágio e um momento de importância fundamental na formação do profissional. Constitui-se num treinamento que possibilita aos estudantes vivenciar o que foi aprendido nos semestres anteriores, tendo como função a integração das disciplinas do currículo acadêmico, dando-lhes uma estrutura de unidade e testando-lhes o nível de consistência e grau de entrosamento. A teoria aprendida é ferramenta essencial para a consolidação da prática. Dessa forma o Estágio Curricular adquire papel fundamental no processo de graduação, pois o mesmo caracteriza-se como a prática na graduação.

FUNDAMENTAÇÃO

                   A formação e a profissionalização dos futuros operadores de Direito são temáticas que se intensificaram na Instituição Ages com a implantação do método ativo, uma reformulação das práticas educativas no terceiro grau, estimulando o aluno-pesquisador, a produzirem através de pesquisas, enfatizando e incluindo os graduandos no contexto da globalização. É enfatizado no Estágio Curricular I da Faculdade Ages os novos tempos que requerem uma nova qualidade educativa na profissionalização tanto dos professores como dos alunos.                  

                   É neste contexto, muito embora não em função dele, mas muito mais pelo reconhecimento do papel fundamental dos professores na melhoria do ensino que as

investigações acerca das práticas de formação dos graduandos ganharão relevância, predominando aquelas que concebem o ensino como atividade reflexiva, adotadas em diferentes países e que a Ages num gesto ousado implanta nas suas metodologias.

                   O estágio curricular na Instituição de ensino superior Ages tem-se mostrado como uma excelente ferramenta entre os ensinamentos teóricos aprendidos em sala de aula, com sua aplicação prática no Núcleo de Práticas Jurídicas. Quanto ao estabelecido citamos a autora Roesch (1996:21) a qual assim se pronuncia: -“o estágio curricular não é simplesmente uma experiência prática vivida pelo aluno, mas uma oportunidade para refletir, sistematizar e testar conhecimentos teóricos e ferramentas técnicas durante o curso de graduação”.

                   No estágio, o aluno poderá vivenciar ainda experiências de resolução de problemas, avaliar e sugerirão de problemas, avaliar e sugerir mudanças nas organizações, informações, aprofundar conhecimentos na sua área de interesses entre outros e estará participando de um processo de aprendizagem que segundo Kolb ET al  Roesch (1996: 21) tem os seguintes passos:

“ O processo de aprendizagem e de solução de problemas é  composto por um ciclo de quatro estágios, em que 1 -  a experiência concreta é seguida por 2 – observação e reflexão que levam à 3 – formação de conceitos abstratos e generalizações que levam a 4 – hipóteses a serem testadas em ações futuras, as quais por seu turno levarão a novas experiências”.

                   A construção de qualquer carreira depende de uma base sólida. A construção dessa base se inicia no início do curso e tem como uma de suas principais etapas o estágio curricular. O estágio por qual passa o aluno de Direito é um período de estudos práticos para a aprendizagem e experiência envolvendo ainda, supervisão, revisão, correção e exame cuidadoso. Esse período surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de transição do aluno para a operacionalidade das modalidades processuais, análise de peças, elaboração de iniciais e estudo de casos concretos.

                   O estágio Curricular consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para a formação profissional. Durante o estágio o aluno de graduação, não somente do curso de Direito, mas em todos os cursos de 3º grau, têm a oportunidade de aplicar na prática todos os conhecimentos teóricos que aprenderam em seus respectivos cursos, além disso, aprendem a resolver problemas e passam a entender a grande importância de serem profissionais competentes e cientes dos seus deveres.

                   Dessa forma fica clarividente a importância da atividade estagiária que trás imensos benefícios para a aprendizagem e futura ação profissional do operador do Direito. Os maiores beneficiados com essa prática será a sociedade, e em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais egressos da universidade e os órgãos públicos e particulares que absorverão a mão-de-obra especializada.

CONCLUSÃO

                   O Estágio supervisionado é de grande importância para a aquisição da prática profissional, pois retrata o que o aluno aprendeu durante o curso, se absorveu a contento a parte teórica e se está apto para colocá-la em prática.

                   A Ages não mede esforços neste processo para que o graduando tenha uma carreira sólida, e essa construção se inicia desde o 1º semestre. Durante o curso, aprende o aluno de Direito a resolver problemas, (método de problematização adotado pela Ages), passa a entender que a sua formação profissional subdivide-se por fases crescentes e cada vez mais tem-se consciência de que a grade curricular estabelecida pela Instituição e totalmente voltada para a formação de excelentes profissionais.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CRUZ. Carla & RIBEIRO. Uirá. Metodologia Científica: teoria e Prática. 2 ed. Rio de Janeiro. 2004.

PICONES, Stela C. Berhtolo. A prática de ensino e o estágio Supervisionado. 5ª Ed. Papirus, 2000.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Pedro Lúcio Gouveia De Astrê) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados