JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

SÚMULA VINCULANTE: LIMITAÇÃO DA CRIATIVIDADE DO MAGISTRADO?


Autoria:

Camila Figueiredo Dionisio


Formada em Direito pela Universidade Paulista - UNIP, Campus: Bauru/SP.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O presente texto promove uma importante reflexão sobre o instituto da "Súmula Vinculante", que fora introduzida em nosso ordenamento jurídico através da Emenda Constitucional n.45.

Texto enviado ao JurisWay em 05/03/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?


Com a promulgação da Emenda Constitucional n. 45, de 08 de dezembro de 2004, fora introduzido no ordenamento jurídico brasileiro a súmula vinculante, a qual causou e ainda causa grande furor entre os estudiosos do direito.


Tal súmula, em apartada síntese, nada mais é que jurisprudência unificada pelo Pretório Excelso, na qual seus ministros através de quorum qualificado se reúnem e decidem sobre determinada matéria constitucional, atribuindo a esta caráter vinculante, ou seja, obrigatório.


Apesar das sérias e concretas justificativas para sua instituição, a súmula vinculante ainda é assunto controverso entre juristas e doutrinadores.


A principal controvérsia encontra-se na discussão de que a súmula vinculante engessa e petrifica o direito, colocando uma verdadeira “camisa-de-força” no julgador, limitando assim, a independência jurídica do magistrado, não podendo mais se valer de seu livre convencimento para decidir. Mas isto seria extinguir a criatividade do magistrado?


Não é verdade, pois a aplicação da referida súmula está longe de se constituir tarefa mecânica, afinal ela exerce um papel muito importante no meio jurídico, qual seja manter a paz social e resguardar a segurança jurídica.


Sendo assim, conclui-se que a atribuição de força geral à súmula, mantendo sua possibilidade de revisão, mediante mecanismos adequados, não representa retrocesso ou perigo de cristalização do judiciário, mas evolução na forma disciplinada das relações sociais. Essa mudança de perspectiva reforça o valor das decisões judiciais, ao mesmo tempo em que se avança no sentido de conferir maior estabilidade e segurança no ordenamento jurídico brasileiro.




Referências Bibliográficas:


SIFUENTE, Mônica. Súmula Vinculante: um estudo sobre o poder normativo dos tribunais. Ed. Saraiva. São Paulo, SP, 2006.


MUSCARI, Marco Antônio Botto. Súmula Vinculante. Ed. Juarez de Oliveira, São Paulo, SP, 1999.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Camila Figueiredo Dionisio) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados