JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Ensaio sobre dependentes de crack: criminosos, doentes ou doentes criminosos?


Autoria:

Oracio Marcelo Junior


Acadêmico de Direito - Centro Universitário Estácio de Sá

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Qual a perspectiva sobre o dependente químico no Direito Brasileiro: criminosos, doentes ou doentes criminosos?

Texto enviado ao JurisWay em 16/05/2013.

Última edição/atualização em 21/05/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

De acordo com a base de dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), estima-se que o número de usuários de “crack, hoje, no Brasil ultrapassa 1,2 milhão. Os dados foram apresentados pelo psiquiatra Pablo Roig, especialista no tratamento de dependentes do crack, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados, em 2010.

O efeito do crack é devastador, advertem psiquiatras especializados no tratamento de usuários de drogas no Brasil. “O crack diminui o funcionamento cerebral, afasta o usuário da família e ele passa a ter grande risco de morte nos primeiros anos de uso”, explica o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo). E continua: “O crack produz dependência muito maior do que a da cocaína. Quem fuma crack, não faz mais nada na vida, além de fumar a droga. Às vezes, passam dois ou três dias fumando crack e só param quando não suportam mais fisicamente. Chama-se dependência, uma doença do cérebro.”

Afirma o psiquiatra Pablo Roig, que: “Usuários de crack, muitas vezes, são pessoas que agem como psicopatas, porque não têm a parte pensante do cérebro ativa. Eles são puro impulso.” A Organização Mundial de Saúde (OMS) também classifica o uso de drogas como transtorno mental.

Diante do exposto, podemos concluir que o usuário de crack é diferente do usuário de qualquer outro tipo de droga e que nunca houve na história um fato de impacto tão violento na nossa sociedade.

E o que os Operadores do Direito têm haver com isso?

O uso do crack é causa também do aumento dos homicídios, roubos e sequestros no Brasil; informa o Ministério Público de SP. “Para conseguir dinheiro para comprar a droga, o usuário do crack furta, rouba e mata. Mais de 50% das mortes de usuários de crack foi decorrente de homicídios, especialmente por armas de fogo.”

Indicadores do Ministério da Justiça mostram que a população carcerária em 2009 era de 469.546 detentos. Sendo que 85.506 presos estavam envolvidos diretamente com drogas, 50.834 em casos de homicídio e 210.501 envolvidos em crimes contra o patrimônio, os quais envolvem furto, roubo, latrocínio, entre outros. Detalhe importante é que a capacidade carcerária, na época, era de 299.392 vagas. (1)

Quantos destes presos cometeram algum crime em função da dependência de crack? Em função de uma doença mental? O Operador do Direito contemporâneo deve estar atento para não lotar as prisões de pessoas doentes, as quais cometeram algum tipo de crime como meio para obter dinheiro para sustentar o vício do crack e ou como resultado desta doença mental gravíssima.

Denota dizer, que o Legislador, ao redigir o Código Penal em 1940, ou alterar seus dispositivos pelo Decreto-Lei 7209/84, não imaginava que atravessaríamos uma pandemia de uso de crack e suas consequências no âmbito jurídico, em 2013.

Lembra BETTIOL:

“Afirma-se algo de todo inexato quando se diz que é tarefa da hermenêutica ir à procura da vontade do legislador, compulsando trabalhos preparatórios. O legislador, como tal, é um ‘mito’, porque na realidade é composto por um grupo de homens que, sentados em torno de uma mesa, concordam, quiçá com sacrifício de suas idéias pessoais, em elaborar uma ordenação. Mas a ordenação, uma vez elaborada, se objetiva, desvincula-se do pensamento daqueles que a tomaram, vive uma vida autônoma. Repetindo Calamandrei, a lei é como um filho que sai da casa paterna para ir ao encontro da vida, para seguir a sua própria estrada, frustrando, talvez ou superando toda a expectativa do genitor. Assim, a lei é independente da vontade do legislador, mas independente também do complexo de condições histórico-ambientais que a determinaram, pelo que deve saber adaptar-se a um complexo de novas condições sociais que se podem apresentar, com o fluir do tempo.” (2)

Assim, a Lei deve ser interpretada conforme os movimentos da sociedade. E será que estamos interpretando de maneira correta os casos de crimes motivados pelo uso patológico de crack? Contudo, hoje, uma das preocupações mais evidentes do Poder Judiciário é não deixar que se torne comum o uso do instituto da Inimputabilidade, como desculpa para cometer crimes.

Entretanto, o Título III, em seu artigo 26, do Código Penal, trata como isento de pena, o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Por outro lado, o inciso II, do artigo 28, CP, consagra que não excluem a imputabilidade penal: II - a embriaguez, voluntária ou culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos.

Através da Interpretação restritiva, podemos concluir que, embora fazendo referência ao uso de substâncias de efeitos análogos voluntaria ou culposa - o texto não cita o uso patológico – portanto, este abrangido pelo Artigo 26, CP, como doença mental, segundo a medicina. O qual, a correta aplicação é a medida de segurança, e não a pena restritiva de liberdade.         

A legislação citada prevê, ainda:

Parágrafo único - A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

“Art. 96. As medidas de segurança são:

I - Internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, em outro estabelecimento adequado;

II - sujeição a tratamento ambulatorial ”

Entretanto, Segundo o Princípio da Especialidade, aplica-se:

A Lei Especial Nº 11.343/2006, a qual trata especificamente sobre drogas, a qual cita:

“Art. 45. É isento de pena o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Parágrafo único.  Quando absolver o agente, reconhecendo, por força pericial, que este apresentava, à época do fato previsto neste artigo, as condições referidas no caput deste artigo, poderá determinar o juiz, na sentença, o seu encaminhamento para tratamento médico adequado.

Nos casos em que há apenas o estreitamento da consciência, ou seja, o dependente possui um pouco de consciência sobre seus atos, mais comum nos períodos de abstinência, aplica-se a inimputabilidade parcial, senão vejamos:

Art. 46.  As penas podem ser reduzidas de um terço a dois terços se, por força das circunstâncias previstas no art. 45 desta Lei, o agente não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.”

É claro que é necessário discernir uso patológico do uso voluntário ou culposo. Desta maneira, cabe a medicina, através de perícias, constatar ou não a doença mental que originou o crime e ao Operador do Direito interpretar de maneira histórica, sistêmica, restritiva e constitucional, a Lei, nestes casos.

Cavalieri Filho destaca que: “é por isso que se diz não existir norma jurídica, senão norma jurídica interpretada.” (3)

O que não é admitido em nosso ordenamento jurídico é colocar pessoas  doentes em presídios como criminosos, e assim tentar solucionar um problema de saúde pública e de cunho social com pena restritiva de liberdade.

Ora, cabe ao Operador Jurídico defender a nossa Carta Magna, a qual elenca princípios que tutelam valores intrínsecos ao ser humano, sendo correto adequar estas pessoas em centros de tratamento especializados, por se tratar de dependência tão específica e gravíssima.

Destarte, é interpretando a Lei, sob o diálogo das diferentes formas de interpretação e da comunicação interdisciplinar, em se tratando, principalmente, de Direito Penal, é que, de fato, beneficiaremos toda a sociedade com evolução social, sob o prisma constitucional da valorização, do desenvolvimento e da dignidade da pessoa humana.

 

Oracio Marcelo Júnior - Acadêmico de Direito – Estácio de Sá - SC

 

Fontes:

(1) http://portal.mj.gov.br

(2) BETTIOL, Giuseppe. Direito penal. 2. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1977. V. 1, p. 152.

(3) FILHO, Sérgio Cavalieri. 2004, p.161

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Oracio Marcelo Junior) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados