JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Alienação Parental


Autoria:

Flavio Goldberg


Advogado, organizador do livro "O Direito no Divã - Etica da Emoção" Ed. Saraiva www.flaviogoldberg.com.br

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Alienação Parental, conceito e consequências.

Texto enviado ao JurisWay em 02/05/2013.

Última edição/atualização em 09/05/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O mais extraordinário fenômeno da natureza é a procriação que, no território do humano, implica no encontro físico, com todas as implicações, o nascimento do individuo.

Se, desde o fundamento genético até a dimensão espiritual, este ser vai carregar, no seu íntimo e na sua inserção social, duas heranças diferentes, pai e mãe, irá também encarnar, complementariedade e conflitos, que na sua tensão moldam a sua personalidade.

Partindo do pressuposto de que esta criança, posteriormente, adolescente, é o fruto do desejo sexual, e eventualmente, afetivo, teremos um casal preocupado em, harmonicamente, educá-lo para a aventura da vida, sob todos os aspectos, desde o profissional até as complexidades dos mundos sentimentais.

Infelizmente, nem sempre a realidade espelha este ideal de conjugação de conceitos.

Fatores os mais diversos, desde contrastes socioeconômicos e religiosos até frustrações e desamor podem desunir o casal na tarefa desafiadora da educação e do amor.

Das divergências até a hostilidade basta a incompreensão e a inimizade ou o ódio para substituir as intenções benéficas por autenticas disputas que acabam envolvendo a vontade de denegrir, deformar a imagem do ex-companheiro(a) e ou de sua família.

Insinuações ou agravos explícitos, ofensas e provocações, mentiras e intrigas, muitas vezes disfarçadas em hipócritas razões e subterfúgios vão se avolumando, no cotidiano, confundindo a mente infantil de maneira traumática.

Processo que perdura pela adolescência e até a idade adulta. Temos ai a síndrome que irá marcar de forma neurótica o individuo, adentrando o caráter criminoso da alienação parental, que caracterizo como verdadeiro RAPTO DO ESPIRITO.

Alguém que é forjado como órfão de pai ou mãe vivo, ou pior ainda, como inimigo ou vítima de quem, na outra leitura do concreto é, unicamente, um ser diferente que poderia e deveria, conviver, pacificamente, no dialógico das oposições.

Dialógico este que é a plataforma contemporânea da convivência das diferenças, possibilitando aos filhos escolhas e opções livres.

Por tudo isto o sujeito provocador da alienação parental deve ser tratado como um caso patológico, psicologicamente, e criminoso, juridicamente, pela desconstrução da personalidade de um ser indefeso. Ainda mais com a covardia do uso autoritário da função privilegiada da entidade materna ou paterna.

Neste quadro as disputas judiciais, a nível processual, por alienação parental, tipificadas na Psicologia Jurídica, deveriam, obrigatoriamente, significar a avaliação de todos os envolvidos, parentes e afins, evitando-se o prosseguimento desgastante para os menores, vítimas de concepções existenciais mórbidas e doentias.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Flavio Goldberg) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados