JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

CONFÚCIO E DUQUE DE SHE : OS DOIS LADOS DA MOEDA


Autoria:

Marcus Vinicius De Oliveira Ribeiro


Advogado pela OAB-PR formado na União Latino-Americana de Tecnologia - ULT - Polo Jaguariaíva, orientador de normas e pesquisa científica. 25 anos

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Atraves da análise de uma situação entre Confúcio e Duque de She das épocas antes de Cristo, se chega a conclusão de que a verdade depende do ponto de onde se observa

Texto enviado ao JurisWay em 25/04/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

CONFÚCIO E DUQUE DE SHE : OS DOIS LADOS DA MOEDA

Marcus Vinicius de Oliveira Ribeiro

kaytovor@hotmail.com

 

                Certamente nunca faltarão filhos que ocultam delitos dos pais, mesmo que a sociedade continue a estabelecer padrões abstratos de comportamento que realça os valores do que a mesma pensa ser uma vida digna e direita.

            A força do ditado popular “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, por si só estabelece conexões sobre o que é certo. Sem levar em consideração a relatividade de Einstein, os princípios basilares de uma sociedade são formados na priori de nossa existência, pouco importando a origem, de acordo com a teoria de Confúcio. A família é o nome de um dos pilares essenciais que sustentam a sociedade, e é nela que os principais valores do que é certo e errado são inseridos. Valores já formulados e estigmatizados nos pais do sujeito pela própria sociedade.

            O espanto de Confúcio ao saber da posição do Duque de She em relação ao seu filho ser um homem direito por ter delatado o pai, aponta uma diferença de verdade e formações opostas. Para Confúcio é verdade que o filho deveria ter omitido o delito do pai, pois para ele seria um ato demonstrador de lealdade, entretanto ia contra tudo que Duque de She pensava como verdade.

            O conflito de ideias e realidade indica variações nas vertentes que um valor pode percorrer, sendo a verdade meramente dependente do ponto de que se observa. Ainda sim, o que prevalece é o juízo de valor forjado pela sociedade. Independentemente do filho da terra de Duque de She ter delatado o pai, ou, o filho da terra de Confúcio omitir em casos similares, o juízo de valor, ao pensarmos em uma mesma realidade territorial, cultural e política, fora atingido. Portanto, pensando em uma mesma realidade, nenhum dos dois pode afirmar que em suas respectivas terras possuem somente homens de bem porque nas duas terras existem ladrões destruidores do juízo de valor existente e crucial para estabelecer o que é certo e o que é errado, vice-versa, sim eles podem afirmar tal fato.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Marcus Vinicius De Oliveira Ribeiro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados