JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

NEGATIVA OU DEMORA NA ENTREGA DO DIPLOMA GERA DANOS MORAIS


Autoria:

Karina Santos Da Silva


Karina Santos Da Silva, Advogada,Ribeirão Pires.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS: TEORIAS E APLICAÇÃO.
Direito Ambiental

Resumo:

O diploma é o documento hábil e formal para a comprovação da conclusão dos estudos.Em sendo estenegado ou consistir, sua entrega em demora absurda, configurado esta o dano moral.

Texto enviado ao JurisWay em 19/04/2013.

Última edição/atualização em 25/04/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Em uma sociedade em que os valores são invertidos, o que se observa é a ausência de reconhecimento e auxílio imperioso aos jovens empenhados na extensa jornada do conhecimento.

Não são poucas as oportunidades em que a própria Instituição de Ensino dificulta este caminho, como é o caso, por exemplo, de estudantes que se formam e encontram imensuráveis dificuldades no recebimento do diploma.

O que não se observa no caso é que o estudante, é deve ser tratado também como consumidor e amparado pelo Código de Defesa do Consumidor que estabelece ser imprescindível à necessidade de segurança em relação aos produtos e serviços oferecidos ao mercado conforme disposto em seu artigo 14.

O prestador de serviços no caso, a Instituição de Ensino, responde, independentemente de culpa, pela reparação de danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviços.

É certo que a não entrega do diploma, independente da causa, evidencia defeito na prestação dos serviços.

O intuito do estudante ao se matricular em Instituição de Ensino Superior, é a obtenção do diploma a fim de se permitir a inserção no mercado de trabalho de forma compatível, ao nível de aprendizado e conhecimento.

Aliás, a comprovação formal dos estudos é o diploma que, em hipótese alguma deve ser negado ao aluno. Absolutamente inaceitável o aluno concluir os estudos e ter que implorar pela entrega do diploma que, por vezes, leva anos.

Com a demora se vão às chances, as possibilidades e, talvez, os sonhos em exercer a profissão.

Por estas razões, a negativa ou demora na entrega do diploma de formação gera sim danos morais. Isso porque notório o nexo causal entre a conduta da Instituição e o evento danoso que sofre o estudante– ausência de diploma e falta de oportunidade no mercado de trabalho.

 Os danos existem e os Tribunais têm reconhecido sua existência e firmado as jurisprudências que versam sobre a questão. Para elucidar melhor a questão, oportuno mencionar a decisão proferida na apelação 0019132-02.2010.8.26.0161, julgada pela 32ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo:

Ementa: Prestação de serviços. Obrigação de fazer. Indenização. Dano moral. Conclusão de curso superior. Diploma. Demora na entrega. Confecção do documento após determinação judicial. Abalo moral. Reconhecimento. Sentença mantida.”

Diante das ponderações, extrai-se a ilação de ser plenamente possível e exigível a condenação de Instituição de Ensino por danos morais em caso de negativa ou demora na entrega do diploma de conclusão do curso o que, se revela decisão amplamente amparada pela legislação e, plenamente eficaz para a garantia dos diretos do cidadão.

 

 

Por Karina Santos da Silva

Advogada

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Karina Santos Da Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados