JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

ANÁLISE DO LIVRO OS EXPLORADORES DE CAVERNAS


Autoria:

Marcus Vinicius De Oliveira Ribeiro


Advogado pela OAB-PR formado na União Latino-Americana de Tecnologia - ULT - Polo Jaguariaíva, orientador de normas e pesquisa científica. 25 anos

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

DIREITO PENAL E O TERROR DE ESTADO. EU VOU P'RÁ RUA, SIM!

RECURSOS DO PROCESSO PENAL: O PROTESTO POR NOVO JÚRI E SUA REVOGAÇÃO

Calúnia, difamação, injúria e o Juizado Especial Criminal

DAS DIFERENÇAS ENTRE O CRIME DE DESACATO E CRIME CONTRA A HONRA

A IMPORTÂNCIA DA INICIATIVA PRIVADA NA REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA PENETENCIÁRIO BRASILEIRO

Seguro auto: saiba tudo sobre a prática que pode ser caracterizada como fraude.

LEI Nº 11.340/2006: ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DA APLICAÇÃO ANALÓGICA EM BENEFÍCIO DO HOMEM

Um diálogo jurídico social a luz do saber psico-antropológico.

A PRISÃO PREVENTIVA NO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 156 DE 2009 DE REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

FAVORECIMENTO DA PROSTITUIÇÃO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Mais artigos da área...

Resumo:

A obra original versa sobre quatro exploradores de cavernas, membros da Sociedade Espeleológica amadora, que adentraram numa caverna localizada em Commom Weath e lá ficaram presos por uma adversidade.

Texto enviado ao JurisWay em 22/03/2013.

Última edição/atualização em 24/03/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

ANÁLISE DO LIVRO OS EXPLORADORES DE CAVERNAS

Marcus Vinicius de Oliveira Ribeiro

Acadêmico do Curso de Direito da União Latino-Americana de Tecnologia – ULT – Polo Jaguariaíva

 

 

 

            A obra original fora escrita em inglês por Leon L. Fuller e foi traduzida para a língua portuguesa por Plauto de Azevedo na Corte Suprema de Newgarth e versa sobre quatro exploradores de cavernas, membros da Sociedade Espeleológica amadora, que adentraram numa caverna localizada em Commom Weath e lá ficaram presos por uma adversidade. Após dias sem água e alimento, o desespero chega ao ápice quando Roger Whetmore sugere que um deles seja sacrificado em prol sobrevivência dos demais. Apesar do impacto polêmico da infame sugestão, o grupo acaba concordando em matar um colega e comê-lo para que não sucumbam diante daquela situação. Foram resgatados logo depois e consequentemente indiciados por assassinato, fato qual torna-se objeto da análise.

            O caso toma proporção tamanha que vários tribunais começam a emitir pareceres sobre o caso.

            Foster, I. Aborda a questão numérica de vidas. Suscita sobre 10 vida terem sido usadas para salvar 4. Levando em consideração que alguns trabalhadores da equipe de resgate perderam suas vidas tentando resgatar o grupo dos exploradores. Mortes em vão, visto que os beneficiados com o resgate foram condenados diante de um processo judicial e morreram executados na forca.

            Outro Juiz se baseia na premissa do direito civil versus direito natural para tentar inocentar os réus. Alega que o direito natural é motivo de grandes divergências doutrinárias ao longo do tempo devido seu nível de complexidade e por parecer fato fantástico não consegue lavrar sentença de primeiro grau.

            O Juiz Tatting, J. argumenta que se evidencia um legalismo exacerbado com forte apego a letra fria da lei fruto de uma interpretação burra. Afirma que o Juiz deve balancear entre o formalismo legal e as causas sociais usando como meio a sua interpretação sobre o processo e o caso concreto. Posto isto, não basta a aplicação da letra da lei, mas também que esta seja interpretada pelo Juiz que é quem tem a faculdade particularmente ativa no processo. Entretanto se absteve de julgar o caso e alegou que não haveria jurisprudência sobre o assunto para norteá-lo.

Keen, J. confirma a sentença, julgando contra a absolvição dos réus. Afirma que a solução para o caso concreto é a clemência executiva que dá perdão aos réus, os quais já sofreram o suficiente. Logo, joga a responsabilidade para o Poder Executivo, alegando que é preciso deixar de lado os conceitos de bom ou mau, justo ou injusto, julgando de forma intelectiva, aplicando o direito do país e não as concepções pessoais de moralidade.

Handy, J. julga os réus inocentes sendo a favor da reforma da sentença argumentando que mesmo concordando com os outros juízes a opinião pública é relevante e que ele converge para a inocência.

O recurso de apelação resultou em um empate dos juízes  pois um deles se eximiu do dever de sentenciar, como consequência, os réus foram condenados a pena de morte na forca em total descumprimento ao princípio “in dubio pro reu”.

Deve-se levar em conta que fora acordado, embora o direito a vida seja indisponível não é absoluto.

Há ainda a possibilidade de tese versando sobre a inexigibilidade de conduta diversa da prevista no Código Penal, como alguém que deixa de prestar socorro à alguém para que não se coloque em posição de perigo.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Marcus Vinicius De Oliveira Ribeiro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados