JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

"O rico venderá a corda para se enforcar, se com isso obtiver lucro"


Autoria:

Fábio Carlos Rodrigues Alves


FÁBIO CARLOS RODRIGUES ALVES Escritório Av. Feijó, n.582, Sala 02. Centro. CEP: 14801-140. Araraquara, São Paulo. Fone: (16) 3335-3350; (16) 99600-8092. jus.fabiocarlos@ig.com.br ADVOGADO OAB/SP 316450 Mestre. UNIARA. CÍVEL - TRABALHISTA - PREVIDENCIÁRIO - FAMÍLIA E SUCESSÕES - CONSUMIDOR - CONTRATOS - INDENIZAÇÕES - AMBIENTAL - EMPRESARIAL - REVISÃO DE CONTRATOS - INVENTÁRIO - AÇÕES DE ALIMENTOS - DIVÓRCIO - REVISÃO DO FGTS - APOSENTADORIAS E BENEFÍCIOS

envie um e-mail para este autor

Resumo:

As empresas visam e buscam o lucro a qualquer preço.

Texto enviado ao JurisWay em 21/02/2013.

Última edição/atualização em 23/02/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 

Eu sempre tive uma visão crítica em relação ao papel desenvolvido por algumas empresas, principalmente de grande porte. As empresas visam e buscam o lucro a qualquer preço. Acredito que elas seguem a lei, mas uma legislação voltada para elas próprias, que se descumpridas geram multas, mas a multa é questionada judicialmente e quando preciso, após muitos anos de batalha judicial, é paga.

 

O filme “As Corporações” me ajudou a fundamentar com mais precisão minha visão crítica, trouxe exemplos reais, e me fez reafirmar uma posição que trago comigo: somos mais manipulados do que imaginamos. Também achei muito interessante a análise Corporação X Psicanálise, que literalmente colocou as empresas no divã. Michel Moore também deixa o documentário mais ácido com suas declarações.

 

Para mim, atualmente, as empresas se apresentam como verdadeiros “anjos” na mídia. Por meio de publicidade, elas dizem que respeitam o meio ambiente, que ganharam o selo verde, dizem que não empregam mão de obra escrava e tampouco infantil, afirmam que seguem a lei e a legislação trabalhista, enfim, dizem que seguem a Política de Responsabilidade Social da Empresa, política que elas mesmas criaram.

 

Dessa forma o consumidor, que também é deverás acomodado, sente que adquiriu um produto de qualidade, sente que pode usufruir daquele produto sem se preocupar com o trabalho escravo e subumano da China, além de não estar contribuindo com o aquecimento global. Contudo, o consumidor está iludido, está alienado no mercado capitalista. A cadeia produtiva de uma empresa e a sua responsabilidade vão muito além do espaço físico que ocupa, não possuem fronteiras.

 

Dois exemplos podemos dar neste sentido: a corporação com sede no Brasil mas que importa uma peça dos EUA, para fazer parte da linha de produção e assim parte do produto final da empresa. Essa corporação brasileira está contribuindo com o aquecimento global, para o derretimento das calotas polares, pois a peça importada é produzida em um país que ignora flagrantemente os limites estabelecidos de emissão de gases e poluentes soltos na atmosfera.

 

Outro exemplo é de uma multinacional, com filiais no Brasil. Essa corporação resolve lançar uma promoção: comprando quatro embalagens de nosso produto você ganha um bicho de pelúcia. “Nossa que promoção bacana”, pensa o consumidor. Ele compra os produtos para alimentar seus entes queridos e ainda ganha um brinquedo para dar a sua filha pequena, é mesmo lindo. Entretanto o bichinho de pelúcia é importado da China. Esse mesmo brinquedo que iluminará a infância de sua filha estará ceifando a infância de uma criança chinesa.

 

Dessa forma algumas empresas causam mal os empregados, causam mal à saúde humana e animal, possuem um descaso contumaz com a segurança alheia, elas seguem a lei que acham oportuna, quando descumprem a lei pagam a multa e seguem a vida, usurpam os bens naturais que são de propriedade de todos, e nós consumidores assistimos a tudo e pouco fazemos. Estamos mais preocupados com nossa vida particular e não com a coletividade, não com a natureza, não estamos preocupados com esses direitos difusos e coletivos, pois acreditamos que o Governo está cuidando deles. Se estamos empregados, então estamos bem.

 

De outro ponto pergunto: as empresas não deveriam ser responsabilizadas pelas embalagens que disponibilizam no meio ambiente? Se o consumidor adquire uma embalagem de Leite UHT, por exemplo, essa embalagem é reciclável, pois o fabricante deixa isso explícito. Mas ninguém garante que a embalagem será efetivamente reciclada. Assim as empresas não assumem os riscos dos produtos que vendem.

 

Durante o regime de Adolf Hitler, muitas empresas foram acusadas de negociar com o regime nazista. Após a derrubada de Hitler, tais empresas foram obrigadas a dar explicações. Uma empresa com sede nos EUA foi acusada de fornecer os cartões em que ficavam as informações dos prisioneiros do regime. Por exemplo, o cartão poderia vir com as informações para identificação dos prisioneiros:

 

a) - O número 1 para Judeus;

b) - O número 2 para Testemunhas de Jeová;

c) - O número 3 para Negros;

d) - O número 4 para Homossexuais.

 

E ainda outras informações:

 

a) - O número 1 para morte certa;

b) - O número 2 para trabalhos forçados;

c) - O número 3 para morte certa, mas diferenciada: câmara de gás ou bala;

d) - O número 4 para trabalhos especiais, geralmente na casa de oficiais nazistas.

 

Essa empresa continua forte no mercado. Sua diretoria informou que vende computadores e cartões, mas que não é responsável pelo destino dado aos equipamentos. Será que não é responsável mesmo?

 

Dessa forma faz-se necessário refletirmos: Qual o papel real das empresas? Qual o nosso papel enquanto consumidores? Estamos garantindo um meio ambiente equilibrado para as futuras gerações? Até que ponto somos manipulados na formação de nossas opiniões?

 

Obs: The Corporation, um filme de Mark Achbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan.

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fábio Carlos Rodrigues Alves) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados