JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Sistema permite regularizar horários de empregados domésticos

Texto enviado ao JurisWay em 21/05/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Sistema permite regularizar horários de empregados domésticos
20/5/2013
imagem transparente

Com a aprovação da PEC das domésticas, foi trazida a tona a discussão sobre o relacionamento entre empregador e empregada e sobre as condições de trabalho dessa categoria. O objetivo dessa movimentação no assunto é que se estabeleça uma relação similar com a de ambientes corporativos, ou seja, horários fixos de entrada e saída, registro em carteira, horas extras e etc.

Nesse sentido, uma nova tecnologia desenvolvida por dois jovens profissionais, o profissional de TI Guilherme Lucinda e o designer gráfico Otávio Lucinda, é um grande avanço.  O software MobPonto Domésticas é um marcador de ponto de trabalho. Toda sua operação é feita com o uso de aparelhos celulares que, através do aplicativo, permitem o registro dos horários dos funcionários.

Os idealizadores contam que foi realizado um estudo de mercado para entender as reais necessidades da relação patrão/empregada. Eles perceberam que muitos se queixavam

Ângela e sua funcionária Cida utilizam o software diariamente

dificuldades em acompanhar o rendimento de seus funcionários, uma vez que passam o dia todo fora de casa e, quando retornam, já não encontram mais a empregada. “Além dessa demanda, pensamos também no quanto era importante desenvolver uma tecnologia acessível e de fácil manuseio”, diz Guilherme Lucinda.

É possível instalar o aplicativo em celulares de baixo custo. Pode ser utilizado em qualquer operadora de celular e conta com download para a impressão da folha de ponto do funcionário. “A ideia é profissionalizar a interação entre o prestador de serviços e o contratante, de maneira a facilitar a relação entre ambos, com transparência e segurança”, ressalta Guilherme.

Como funciona?

A empregada chega ao local de trabalho e registra, através do celular, o horário de chegada. O mesmo é feito para a saída e retorno do almoço e quando termina o expediente. Todos esses registros são recebidos instantaneamente pelo patrão. “O software contabiliza a jornada de trabalho diária e mensal, incluindo as horas a mais e também as faltantes. Ao acessar a planilha de ponto, o contratante consegue mensurar rapidamente o desempenho de seu funcionário”, diz Guilherme.
 
A tecnologia já foi testada e aprovada. Para divulgar o seu uso, a MobTech oferece o acesso gratuito por um mês ao sistema MobPonto Domésticas. Após o período de gratuidade, o sistema possui uma mensalidade de R$ 19,90, sem cobrança de taxa de adesão ou multa por cancelamento.

Na prática

Ângela Junqueira é professora e não tem um horário certo para estar em casa. Cida é sua empregada doméstica na casa há mais de oito anos. Elas testaram o aplicativo no período de gratuidade de um mês e disseram estar muito satisfeitas com o resultado: “Foi uma surpresa muito boa quando descobri que o MobPonto Domésticas facilitaria a relação com a minha empregada. Como eu trabalho fora praticamente o dia todo, saio de casa às vezes dela chegar e não conseguia controlar o seu tempo de trabalho. Apesar de termos uma relação de confiança, acho que o software veio para selar ainda mais isso”, diz Ângela.

A professora conta que nem ela e nem a sua funcionária têm celulares de última geração e, mesmo assim, conseguiram usar o programa perfeitamente, sem nenhuma dificuldade. “Hoje eu consigo controlar as horas diárias trabalhadas pela Cida e também o seu rendimento mensal. Com isso, agora ela recebe devidamente as suas horas extras e também conseguimos ver quando ela está com horas faltantes, aí ela compensa trabalhando meio período em algum sábado. Tudo isso resulta em satisfação e benefícios para ambos os lados”, explica.

Cida, empregada doméstica na casa de Ângela Junqueira, se diz pouco familiarizada com as novas tecnologias, porém afirmou não ter tido problema ao utilizar o MobPonto Domésticas. “Para mim, o programa foi muito bom. Minha patroa sempre confiou em mim, mas agora ela pode acompanhar melhor o meu trabalho e sempre me recompensa quando faço horas a mais. Eu consigo registrar os meus horários com facilidade. Já recomendei para as minhas colegas e suas patroas. Vale muito a pena”, salienta.



Fonte: Uol - Consumidor Moderno
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados