Procurador do Estado - PGE/MT 2016
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Julho/2016

Questão 4 - Direito Constitucional

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Sobre o Poder Judiciário, de acordo com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, considere:

I. Lei Complementar Estadual que instituiu a Lei Orgânica do Poder Judiciário de determinado Estado estabeleceu critériosdiversos dos previstos na Lei Orgânica da Magistratura Nacional para desempate na lista de antiguidade da MagistraturaEstadual. Trata-se de dispositivo inconstitucional por versar sobre matéria própria do Estatuto da Magistratura, deiniciativa do Supremo Tribunal Federal.

II. A aplicação das normas e princípios previstos para o Poder Judiciário na Constituição Federal de 1988 depende dapromulgação do Estatuto da Magistratura.

III. É inconstitucional dispositivo de Lei Complementar de determinado Estado que institui a possibilidade de, mediante préviainspeção médica e comprovação de idoneidade moral, haver readmissão de Magistrado exonerado, que ingressará nosquadros da Magistratura, assegurada a contagem do tempo de serviço anterior para efeito de disponibilidade, gratificação,adicional e aposentadoria, desde que o interessado não tenha mais de 25 anos de serviço público.

IV. É constitucional a criação por lei estadual de varas especializadas em delitos praticados por organizações criminosas,com previsão de indicação e nomeação de magistrados que ocuparão as referidas varas pelo Presidente do Tribunal deJustiça, com a aprovação do respectivo tribunal, para mandato de 2 anos.

Está correto o quese afirma APENAS em


A I e III.
  
B II e III.
  
C I e IV.
  
D II e IV.
  
E I e II.