Analista judiciário - Área Judiciária - TRT/MG 2015
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Julho/2015

Questão 1 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 1 a 8

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto que segue.

A matéria abaixo, que recebeu adaptações, é do jornalista Alberto Dines, e foi  veiculada em 9/05/2015, um dia após as comemorações pelos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Nesse texto, o jornalista,


A ao organizar minuciosa e cronologicamente os episódios da Segunda Guerra Mundial, ressalta os fatos que foram malretratados nas comemorações dos 70 anos do fim do conflito.
  
B ao trazer sua visão pessoal sobre os principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, defende que a imprensaprivilegie o ângulo particular com que o profissional observa os fatos.
  
C ao apresentar informações e comentários sobre a Segunda Guerra Mundial, toma-a como legítima justificativa para apublicação de matéria que tem como objeto questões pessoais e íntimas.
  
D ao confessar sobressalto pelo que tinha ocorrido no dia anterior, 8/5, explica-o tanto pela associação de fatos históricos aquestões pessoais, quanto pela interpretação de que há um Dia das Esperanças Perdidas.
  
E ao citar a volta dos combatentes brasileiros, critica a euforia das saudações, pois evidenciava que o povo não tinhapercebido que o conflito, na mesma configuração de 1939 a 1945, continuava.