Técnico Judiciário - Área Administrativa - TRT/SP 2014
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Fevereiro/2014

Questão 3 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 1 a 7

Instruções:  Para responder às questões de números 1 a 7, considere o texto a seguir.

Reduzido a um clique

(CASTRO, Ruy, Folha de S.Paulo, opinião, 7 de ag. de 2013. p. A2)
Observações:
1. brontossauro/ espécie de dinossauro;
2. Colombo / tradicional confeitaria do Rio de Janeiro, com sua refinada arquitetura e mobiliário, seus requintados cristais e jogos de porcelana, hoje patrimônio cultural e artístico da cidade;
3. incunábulo  / livro impresso que data dos primeiros tempos da imprensa (até o ano de 1500).


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

É correta a seguinte informação:


A (linhas 23 e 24) Em gerando uma emulação com a qual a cultura teve muito a ganhar, a substituição do segmento destacado por "que" preserva a correção e o sentido originais.
  
B (linhas 16 e 17) Em Há 200 anos, os livros deixaram de ser privilégio das bibliotecas públicas ou particulares, o sentido da expressão destacada sinaliza, por uma questão de lógica, a presença de uma ideia não explícita na frase.
  
C (linhas 33 e 34) No contexto, o segmento nem mesmo a ração do gato revela que, para o autor, a Amazon teria de assumir gastos com esse item, ainda que não o fizesse com aluguel, escritório etc.
  
D (linha 33) Não havendo no texto a construção de algum sentido que justifique o emprego da expressão, a caracterização de funcionários − humanos −, com evidente redundância de informação, deve ser considerada inadequação de linguagem.
  
E (linhas 6 e 25-26) Nas frases A ameaça começa pela expressão "livros físicos" eEla vende livros "físicos", nota-se distinta colocação das aspas, grafia que exigiria uniformização, pois não haveria prejuízo de matiz algum de sentido.