JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Provas Anteriores - OAB


Clique na alternativa desejada
e depois no botão
"Conferir Resposta"
abaixo das alternativas.

2013 (Segundo)
(XI Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branca - Gabarito Definitivo 06/09/13)

Direitos Humanos



21ª Questão:

Em 11 de abril de 2011 passou a vigorar na França uma lei que proíbe o uso, nos espaços públicos, da burca e do niqab, véus que cobrem totalmente os rostos das mulheres e que, para algumas correntes da cultura muçulmana, são de uso obrigatório. Essa situação se insere no polêmico debate acerca da universalidade ou da relatividade cultural dos direitos humanos. Em relação a esse debate, assinale a afirmativa correta.

a)Os defensores do relativismo cultural são a favor da lei uma vez que ela, ao proibir o uso da burca e do niqab, permite a livre manifestação de todas as religiões.
b)Os defensores da universalidade dos direitos humanos são a favor da lei com o argumento de que todas as culturas devem preservar a igualdade entre os sexos e a burca e o niqab são instrumentos de opressão da mulher.
c)Os defensores do relativismo cultural são contra a lei porque ela viola o princípio básico de que os direitos humanos se aplicam igualmente a todas as culturas.
d)Os defensores da universalidade dos direitos humanos são contra a lei, alegando que ela viola o direito à liberdade religiosa.
  




Perguntas e Respostas JurisWay

Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2013.
Todas as questões desta prova de 2013 (Segundo)
(XI Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branca - Gabarito Definitivo 06/09/13)


Mais provas de concursos

Mais provas da OAB

Coletâneas de Questões da OAB em PDF

Notícias sobre Concursos Públicos e provas da OAB

 
 
Copyright (c) 2006-2014. JurisWay - Todos os direitos reservados