Auditor Fiscal do Trabalho - MTE/BR 2003
Elaboração: ESAF
Prova aplicada em Dezembro/2003

Questão 20 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

No texto abaixo, assinale o trecho transcrito com erro de pontuação.


A À margem do circuito “virtuoso” estão os países que cederam às pressões para empreender, de forma imprudente, a abertura da conta de capital.
  
B Nos dias de hoje — tal como nas três últimas décadas do século XIX — a abertura e a descompressão financeiras nos países da periferia inverteram as determinações do balanço de pagamentos.
  
C Diante dos movimentos especulativos e de arbitragem das massas de capital monetário, os países da periferia — dotados de moedas frágeis, com desprezível participação nas transações internacionais — encontram-se diante dos riscos da valorização indesejada da moeda local, de operações de esterilização dos efeitos monetários da expansão das reservas (explosão da dívida pública), dos déficits insustentáveis em conta corrente e, finalmente, das crises cambiais e financeiras.
  
D A instabilidade dessas políticas macroeconômicas — permanentemente submetidas às tensões que derivam das avaliações dos agentes nos mercados financeiros e de capitais — não permite a execução de políticas de crescimento.
  
E Evidentemente, a estrita dependência dos humores, e dos julgamentos dos mercados financeiros internacionais impede qualquer política verdadeiramente ativa de produção e de investimento, porquanto, são precárias as informações adequadas para a tomada de decisões empresariais na esfera do investimento.