Auditor Fiscal do Trabalho - MTE/BR 2003
Elaboração: ESAF
Prova aplicada em Dezembro/2003

Questão 14 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Foi publicado na seção Painel do Leitor, da Folha de S. Paulo (15/11/2003), o seguinte trecho de correspondência enviada ao jornal por um leitor:

"Revoltante o editorial ‘Maioridade penal’. Quer dizer que este jornal, que tanto apregoa a democracia, ignora a opinião de 89% da população a favor da redução da maioridade penal e quer impor-nos a visão de ‘meia dúzia’ de intelectuais? É essa a ideia de democracia que o jornal que tanto admiro apregoa?"

Aponte a única dedução correta extraída do trecho lido.


A O editorial a que se refere o missivista deve ter refutado a tese da imputabilidade penal para menores de 18 anos.
  
B O corpo editorial da Folha de S. Paulo é composto por um grupo reduzido de representantes da elite nacional que se acha no direito de impor sua opinião.
  
C O missivista está revoltado com a Folha de S. Paulo por ela ter descumprido o compromisso público com seus leitores de veicular apenas a verdade dos fatos.
  
D Discordando da visão exposta no referido editorial, o missivista se alia aos 89% da população que manifestou adesão à tese da redução da maioridade penal.
  
E O missivista questiona a democracia da informação apregoada pela Folha de S. Paulo, pois só um dos lados da questão - o da manutenção da maioridade penal - foi combatido no editorial.