JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Legislador

LEI FEDERAL DOS ESTUDANTES
Proposta por Paulo Roberto Amado Junior

DISPÕE SOBRE BOLSAS E BENESSES DOS ESTUDANTES.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Proposta de Lei

 
Dispõe sobre Bolsas de Estudos e os benefícios aos estudantes de qualquer nível e menores de dezoito anos para o acesso a eventos culturais, desportivos e de lazer.
 
Proponho a elaboração da seguinte Lei:

Art. 1.º Fica assegurado a todos os jovens com idade até o limite máximo de dezoito anos, e/ou aos estudantes de qualquer nível de aprendizado, independentemente da idade, regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino público ou particular, oficialmente reconhecidos, 50% (cinqüenta por cento) de abatimento sobre o preço efetivamente cobrado nas entradas, pelas casas exibidoras cinematográficas, de teatro, de espetáculos musicais, circenses e de eventos esportivos, culturais e de lazer, em todo o território da União.

§ 1.º O mesmo desconto se estende na aquisição de passagens terrestres, marinhas ou aeronáuticas dentro do território nacional, devendo as empresas optarem por estenderem o desconto para as de nível internacional:

§ 2.º O beneficio previsto no caput deste artigo, dar-se-á nos seguintes casos:

I - aos menores de dezoito anos bastará a exibição de documento de identidade expedido pelo órgão público competente comprovando a sua idade; e

II - aos estudantes bastará a exibição de carteira de identificação estudantil com foto e prazo de validade, expedida por qualquer entidade de representação estudantil que abranja qualquer segmento de estudantes especificados no caput deste artigo.

§ 3.º Em caso de preços promocionais, também fica assegurado o abatimento de cinqüenta por cento.

Art. 2.º Os estabelecimentos de que trata o art. 1º desta Lei afixarão em suas dependências internas, em local visível em suas bilheterias, o conteúdo integral desta Lei, em tamanho não inferior ao de uma folha ofício (21X29,7 cm)

Art. 3.º A inobservância do disposto nesta Lei sujeitará a multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais) ou o equivalente a 1 (um) Salário Mínimo.

Art. 4.º O Governo Federal concederá bolsas de estudos para todos os níveis de aprendizado, aos alunos da rede pública e privada, no limite de seu orçamento, criando para isso, no prazo de 01 (um) ano à contar da publicação desta lei, Órgãos que regularão sobre as condições necessárias para as obtenções das benesses.

§ 1.º Serão ainda concedidas bolsas de estudo a estudantes interessados em estudar no exterior, em qualquer nível de aprendizado, desde que preencham requisitos básicos como a emancipação e a anuência dos pais quando necessário, devendo ser criadas fundações para a administração da verba pública e concessão dos benefícios em cada segmento de ensino e/ou educação.

§ 2.º O aluno que já concluiu a Graduação e não possuir condições de arcar com a continuação dos estudos para o nível seguinte (Mestrado, Doutorado, etc.) será beneficiado com a presente lei, devendo encaminhar seu projeto de pesquisa e estudos para a análise de concessão de Bolsa de Estudos.

Art. 5.º Os alunos em fase de Pós-Graduação nas modalidades de Mestrado, Doutorado e PHD serão considerados bens da União, enquanto estiverem sob sua dependência na realização de seus estudos, tendo suas despesas referentes à manutenção pagas diretamente pelo Governo Federal, mediante a apresentação de notas fiscais e recibos, ao final de cada mês.

§ 1.º As despesas referentes à manutenção incluem gastos com moradia, alimentação, saúde física, livros, aparelhos tecnológicos adquiridos para a facilitação dos estudos, dentre outros que se justifiquem a manutenção da pesquisa e aprimoramento dos conhecimentos.

§ 2.º Serão concedidos ainda, em caráter de contribuição do Governo Federal e como forma de incentivo aos alunos de Pós-Graduação que se dedicarem exclusivamente ao estudo e que firmarem compromisso e não forem detentores de nenhum outro emprego, exercendo para tanto 40 horas semanais de estudo:

I - 5 (cinco) Salários Mínimos mensais, livres de impostos, como forma de pagamento pelo estudo desenvolvido aos alunos de Pós-Graduação, na modalidade de Mestrado;

II - 10 (dez) Salários Mínimos mensais, livres de impostos, como forma de pagamento pelo estudo desenvolvido aos alunos de Pós-Graduação, na modalidade de Doutorado;

III - 15 (quinze) Salários Mínimos mensais, livres de impostos, como forma de pagamento pelo estudo desenvolvido aos alunos de Pós-Graduação, na modalidade de PHD.

Art. 6.º Os Alunos que apresentarem rendimentos insatisfatórios ou não entregarem o relatório semestral na data programada, salvo justa explicação, terão suas bolsas e benefícios suspensos até a regularização da situação pendente.

Art. 7.º Serão criados programas de incentivo ao Estudo e à facilitação de aprendizado, em todos os níveis.

Art. 8.º Fica assegurado a todo integrante do Programa Bolsa de Estudos prisão especial em caso de crime comum e de responsabilidade, e somente após o trânsito em julgado da sentença condenatória, podendo retornar aos estudos e pesquisas após o cumprimento da obrigação para com a sociedade.

Art. 9.º Esta Lei entra em vigor no dia 1.º de Janeiro de 2009.

Art. 10.º Ficam revogadas as demais disposições em contrário.

Paulo Roberto!
Msn: prajr@bol.com.br


Justificação / Exposição de Motivos

 
Considerando que é função do Estado (União) o desenvolvimento nacional, conforme art. 3.º, II da CRFB/88 e que nosso país está em constante rumo ao desenvolvimento;

Considerando ainda que a maioria da população não possui condições de arcar com seus estudos em níveis superiores de pesquisa e desenvolvimento e que até o presente momento não temos nenhuma Lei Federal específica dos benefícios a estudantes;

Propõe-se a seguinte elaboração de Lei!

Importante:
1 - Todas as propostas de lei podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Andre Bernardes Da Silva/foz Do Iguaçu/pr (12/01/2010 às 10:41:16) IP: 189.58.65.14
EXCEPCIONAL ESSA PROPOSTA, CABERIA AINDA INCLUIR NO ART. 1º, 50% PARA PARTICIPAR DE PALESTRAS, SEMINARIOS, CURSOS QUE NAO SÓ FAZEM PARTE DE SEU MEIO PROFISSIONAL, MAIS QUE DE ALGUMA FORMA OU DE OUTRA VENHA A TRAZER MAIS DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados