JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Comentários Sobre Obras Intelectuais
Autoria:

Stephany D. Pereira Mencato
Advogada, bacharel em Direito pela - UDC. Pós-graduanda em Relações Internacionais Contemporâneas e Graduanda em Ciências Políticas e Sociologia pela - UNILA. Alguns escritos: http://www.stephanymencato.com.br/blog

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Previdenciário

ADOÇÃO E TRABALHO NA RELAÇÃO HOMOAFETIVA

síntese e comentários ao artigo de Manoela B. de Alcântara e Luciana Pereira de Souza, intitulado "Reflexos da adoção na relação homoafetiva no contrato de trabalho".

Texto enviado ao JurisWay em 18/12/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Devido a "opção tradicional da legislação brasileira", formulada em um período sob forte influencia religiosa e baseada em um modelo patriarcal arcaico, em pleno séc. XXI as normas jurídicas acerca do direito homoafetivo ainda são escassas e geram situações conturbadas para o judiciário nacional.

É necessário ressaltar a cada novo julgado que os homossexuais são segurados e contribuintes, sujeitos a todas as obrigações impostas pelo estado independente de sua identidade de gênero.

Por tal gera estranheza o tratamento distinto quando falamos  em segurança jurídica e direitos e garantias fundamentais que devem ser assegurados a todos os cidadãos por legislação específica.

Nestes casos a característica "orientação sexual" parece pesar e se não vem de modo expresso por meio de proibições taxativas, manifesta-se o preconceito legal pela simples omissão da legislação gerando lacunas de injustiça, preconceito e desigualdade.

"eis que na realidade moderna os papéis ou funções de mãe e pai podem se concentrar numa ou mais pessoas, como se vê com maior frequência nos laços afetivos estabelecidos com os filhos após a adoção".

O direito previdenciário segue o tradicionalismo, identificando "pai", "mãe" em consideração do sexo biológico e a família com união de um casal de sexos opostos e seus filhos.

A legislação mais atual em contra partida vem assegurando "que a opção sexual não pode ser causa excludente de direito, notadamente porque como segurado obrigatório e contribuinte do sistema, o partícipe de uma relação homoafetiva também deve ser contemplado com os direitos previdenciários e assistenciais legalmente previstos."



LICENÇA-MATERNIDADE


A Constituição Federal em seu Art. 7.0, XXVII garantiu à mulher licença de 120 dias sem prejuízo de salário buscando assegurar os direitos da mulher no mercado de trabalho, não pode ser discriminada em razão do sexo e da opção pela maternidade.

O valor recebido durante este período é antecipado pelo empregador e descontado dos encargos previdenciários por este devido ao INSS. Importante ressaltar que durante a suspensão parcial do contrato de trabalho (licença maternidade) "é mantida a contagem do tempo de serviço para todos os fins, bem como os recolhimentos previdenciários e fundiários pelo empregador".

Assim percebe-se que estes "benefícios" são valores descontados do salário total dos empregados mensalmente desde o início de seu contrato de trabalho independente de vontade, e que continuam sendo deste descontados durante a licença. O empregador é obrigado por lei a fazer o repasse ao governo mesmo durante o tempo de licença e o valor líquido restante após os descontos é o de fato obtido como salário líquido pelo empregado.

Importante ressaltar que "na hipótese de adoção ou obtenção de guarda judicial, a sistemática de concessão salário-maternidade é outra. Neste caso, o pagamento será realizado diretamente pela Previdência Social (...) cabendo à segurada comprovar o adimplemento das condições necessárias para concessão do benefício."



LICENÇA MATERNIDADE, CONSTRUINDO O AFETO


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) "reconhece o menor como sujeito de direitos, independentemente da vontade  ou predominância dos interesses dos pais ou responsáveis" o que torna a Licença Maternidade não apenas o período estrito de "afastamento (da mãe) para recuperação no período pós-parto".

Desde o advento da Lei 10.421 em 2002 as transformações sofridas pela mulher no corpo além da necessidade de amamentação deixou de ser o fator determinante à concessão da Licença.

Neste sentido, mais do que um período para dedicar cuidados ao recém nascido, a Licença Maternidade propicia a completa integração e adaptação do menor à família, e assim possibilita-se ao adotante o direito à este benefício se "(...) privilegiando os interesses da criança, que tem direito à convivência familiar, à intimidade, sendo inúmeras as vantagens da retirada do menor das instituições e abrigos para transferi-los aos cuidados de pais adotantes."

Lembrando que tratamos aqui de "família" nos termos da Lei n.º 11.340/07, mais conhecida como 'Lei Maria da Penha': como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa independente de orientação sexual.

A lei busca proteger a integração entre pais e filhos acima de tudo e a própria Constituição proíbe a discriminação em razão de sexo. Não é aceitável, na sociedade brasileira atual, a visão patriarcal da mulher como "responsável pela educação dos filhos e manutenção da casa" e do homem como "provedor do lar", tendo sido estes papeis rigidamente estabelecidos nas décadas passadas passaram  a ser obsoletos, sendo mesclados e, de  modo complementar, atribuídos à ambos os sexos nas uniões modernas.

Importantíssimo ressaltar então o " direito que o homem possui de optar por constituir família (gerando ou não a prole) como ainda os direitos reconhecidos a criança de receber cuidados e integrar uma família sendo que " Nesta linha de considerações, é inaceitável que a mulher adotante tenha direitos trabalhistas e previdenciários mais amplos que o homem adotante" independentemente aqui, de sua orientação sexual, já que o principal fato a ser considerado é a integração e adaptação do adotado à entidade familiar que o recebe.



LICENÇA-PATERNIDADE


O tempo concedido ao homem, em caráter de interrupção de seu contrato de trabalho, para que possa usufruir a convivência inicial com seu filho biológico são cômicos 5 dias (CINCO DIAS!) sendo que a Consolidação das Leis do trabalho sequer apresenta disposição a respeito do homem que adota.

"A finalidade das licenças-maternidade e paternidade é promover um maior convívio dos pais com o novo filho".

A visão tradicionalista, arraigada no legislativo brasileiro, ainda presa à distinções biológicas de gênero, atribui papéis específicos ao pai e a mãe e gera óbvia lesão aos direitos do homem.



DUPLA MATERNIDADE/PATERNIDADE


Sendo a legislação nacional vaga, e ainda omissa ao tratarmos de casais homoafetivos questiona-se a possibilidade de um casal formado por duas mulheres obter a concessão de dupla licença maternidade, ao passo que um casal formado por dois homens poderia não ter acesso ao beneficio.

A solução apresentada pelo autor do Artigo é de que "Ao casal homossexual devem ser garantidos idênticos direitos de um casal heterossexual, significa dizer, aplicáveis as mesmas privações de direitos impostas aos casais heterossexuais", assim a ideia é que a um dos cônjuges apenas seja permitido o recebimento do beneficio.

O meu posicionamento aqui no entanto se distancia do apresentado, levando em conta que o interesse principal tutelado é o do menor e a igualdade dos sexos expressa pelo texto constitucional, assim como tantos outros princípios  e artigos da lei, entendo que tanto ao casal heterossexual quanto aos casais homossexuais devem ser garantido a dupla licença-maternidade.

É mais do que um direito dos pais estarem em companhia de seu filho nos primeiros momentos de convívio familiar, é uma obrigação destes para com o menor que precisa ter seus direitos assegurados, cabendo a ambos as responsabilidades pela criança, em iguais proporções, como assevera o Texto analisado:

 

 

"A distinção existente até hoje na legislação pátria somente teria razão caso o foco das licenças fosse a figura estanque do pai (vinculado ao sexo masculino) e de mãe (vinculado ao sexo feminino) adotada no modelo tradicional de família, justificando uma licença maior para a mulher em razão da amamentação e do período necessário para restabelecimento do corpo. Este entendimento não acompanha a evolução das relações sociais e os novos conceitos de família, tampouco resolve a inegável necessidade de adaptação e convivência entre os pais e filhos".

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Stephany D. Pereira Mencato).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados