JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Políticos
Autoria:

Juvimário Andrelino Moreira
Pedagogo, Professor colaborador do ISEC/PB, nos cursos de Pedagogia, e Acadêmico de Direito.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

A importância do Marxismo no século XXI: uma análise sociopolítica para além dos radicalismos

O mundo já foi dividido entre Socialismo x Capitalismo. Esta luta no campo ideológico e prático gerou inúmeras transformações na sociedade em que vivemos. Apresenta-se o Marxismo como corrente importantíssima para conquista de muitos direitos sociais

Texto enviado ao JurisWay em 01/12/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 I INTRODUÇÃO 

            A construção da sociedade como a conhecemos hoje, se deu, de forma mais intensa, a partir da Revolução Industrial, do conflito entre o socialismo versos capitalismo. Essas duas correntes influenciaram – e ainda influenciam – grandes pensadores, mudou a forma de fazer política de muitos líderes, gerou guerras, dividiu o mundo em duas partes: uma liderada pela antiga União Soviética; outra, pelos Estados Unidos. As grandes invenções, as armas de destruição em massa, a ida do homem à lua – se é que ela existiu -, tiveram como força motriz a disputa ideológica e política entre o socialismo-comunismo contra o capitalismo.

            Com o fim da Guerra Fria os países socialistas, que experimentavam o comunismo, foram aderindo aos ideais capitalistas e a forte tensão entre as duas partes do mundo foi se acabando, ganhando protagonismo os ideais capitalistas. Hoje, o mundo é capitalista, porém, enganam-se aqueles que acreditam ter o marxismo morrido com Marx. Na verdade, indubitavelmente, enquanto existir capitalismo existirá o marxismo, porque este é ideia contrária àquele e, lutando por sua superação, o socialismo só poderia deixar de existir quando o capitalismo fosse totalmente superado para a vivência universal do comunismo.

            Não podemos esquecer, jamais, que a existência e a disputa entre estes dois foram e são de enorme importância para construção de uma sociedade melhor, mais humana e desenvolvida. O que não podemos aceitar são os radicalismos de ambas as partes.

            Os radicalismos devem ser combatidos porque demonstram uma doença social. Os radicais que defendem o comunismo a qualquer preço ou querem assumir o poder e tornarem-se déspotas ou estão cegos ao não enxergar que toda forma de comunismo acaba em ditadura. Por outro lado, os que defendem o capitalismo predatório ou são multimilionários ou já foram abstraídos pelo próprio sistema vigente. Sabe-se que a mercantilização de tudo desumaniza, cada vez mais, o que ainda resta-nos de humano.

            Não se quer, aqui, relevar um sistema sobre o outro, mas defender a existência dos dois, pelos menos a luta ideológica entre eles, para construção de uma sociedade mais humana e desenvolvida, com a permanência da democracia social. A simples prevalência de uma só ideia já configura-se ditadura.

            Ao longo deste trabalho pretende-se mostrar a importância do marxismo para construção de uma sociedade mais humana, apresentando fatos que demonstram inúmeras conquistas sociais, principalmente no campo dos trabalhadores, na inserção do povo na política, e no avanço de direitos e deveres iguais – ao menos formalmente – para todos e a busca destes, materialmente, observadas nas decisões do STF, objetivando suprir atrasos culturais entre as classes econômicas e raças do Brasil.

            Terar-se-á como fundamentação teórica as contribuições de COUTINHO (1997) que apresenta didaticamente algumas notas interpretativas sobre Marx e as categorias centrais do capitalismo – a mercadoria e o capital e SÁNCHEZ VÁZQUEZ (2007) que com sua filosofia da práxis possibilita a compreensão real do marxismo e sua importância social.

            Na primeira parte apresentar-se-á alguns conceitos aprofundados por Marx, como mercadoria, trabalho e valor, e mais-valia; na segunda, discutiremos a necessidade de existência do marxismo como contraponto para o equilíbrio social e construção de uma sociedade melhor, mesmo dentro do capitalismo.

            Finalmente, mostraremos que toda e qualquer forma de radicalismo tende a não ser bom, porque o radical não enxerga o outro, apenas a si, aos seus ideais, e que é importantíssimo a existência e equilíbrio de ideias contraditórias para o avanço da própria sociedade, ressaltando-se que apoiar radicalmente o capitalismo predatório é garantir, ainda mais, uma espécie de sociedade e direito para os ricos, desumana e, ser adepto radical do comunismo é atentar contra o próprio direito. 

II UMA BREVE APRESENTAÇÃO DA MERCADORIA, TRABALHO-VALOR E MAIS-VALIA EM MARX 

            Indiscutivelmente Karl Marx foi um crítico voraz ao capitalismo. Tendo estudado-o profundamente, como ninguém, o construtor do materialismo histórico aproximado à economia política por “atração, rejeição e, simultaneamente, pela dificuldade em entender a natureza de uma ciência dedicada à compreensão da lógica expansiva do sistema econômico por meio de uma relação-síntese, a taxa de lucro” (COUTINHO, 1997, p. 45), apresentou análises complexas sobre como se dava a exploração no sistema capitalista. Apresentar-se-á, didaticamente, a mercadoria, a relação do trabalho-valor e a mais-valia, como bases do sistema marxiano. 

II.1 A MERCADORIA 

            Para compreendermos bem, sem análises complexas, a mercadoria, faz-se necessário uma breve análise histórica para chegarmos até o conceito de mercadoria como conhecemos hoje. Para isto, voltaremos a tempos remotos, desde as primeiras relações entre homens e mulheres e a sua evolução e complexidade das relações.

            Há cerca de 8000 anos, no período neolítico, onde o homem começou a aperfeiçoar sua forma de trabalho, as relações entre homem-trabalho e entre homem-homem começaram a ficar complexas. Foi a partir da divisão do trabalho e de novas técnicas e instrumentos que alguns agricultores começaram a produzir excedentes e trocar bens de consumo. Neste contexto surge o comércio, não como hoje, com o equivalente geral, mas através da troca de produtos (escambo). Como uns produziam e trocavam mais produtos começaram a enriquecer e, estes, não queriam mais dividir os produtos, produzidos por todos, como existia nas aglomerações do período paleolítico; começaram a surgir as propriedades privadas e hierarquias sociais.

            Para Marx, a mercadoria foi ponto de partida, porque “a riqueza das sociedades em que domina o modo de produção capitalista aparece como uma imensa coleção de mercadorias, e a mercadoria individual como forma elementar[1]”. Porém, como dito anteriormente, o objetivo deste trabalho não é aprofundar nos temas marxianos, mas mostrar a importância do marxismo para a construção de uma sociedade mais humana.

            Observa-se, na explicação histórica, acima, que os bens quando eram trocados um pelo outro, sem a intenção do acúmulo, ainda não se constituíam mercadorias porque eram apenas para a subsistência dos que trocavam alimentos ou objetos. Os produtos eram, para ambos, exclusivamente para uso. A mercadoria começou a existir com a própria propriedade privada. Destarte, de forma resumida e simplificada, mercadoria é o produto posto no comércio, com o objetivo do lucro; é um produto que pode ser seu ou de qualquer outro que o deseje através da compra, ou troca, pelo equivalente geral (dinheiro). 

II.2 A RELAÇÃO TRABALHO-VALOR 

            Antes de entrarmos nas discussões marxianas sobre a relação trabalho-valor é interessante mostrarmos uma evolução da forma como se concebe o trabalho no tempo e espaço e mostrar, adiante, a importância do marxismo na conquista de melhores condições de trabalho e como se constitui, de forma simplificada, a mais-valia.

            Na Grécia Antiga, o homem que exercia o trabalho físico era considerado indigno, escravo, não-cidadão. Naquele tempo, o único trabalho valorizado era o abstrato, exercido exclusivamente pela força do pensamento. Essa compreensão acerca da relação trabalho-homem vigorou por séculos.

            Com a Revolução Industrial e a necessidade do homem acompanhar o ritmo da máquina, exigiu-se uma especialização. Agora não mais intelectual, mas técnica. Foi o marco da especialização mecânica do homem, em decorrência das exigências sociais. Especializar-se naqueles tempos era saber manusear os maquinários necessários para produzir o máximo de mercadorias, mesmo que não se soubesse seu fim.

            Na sociedade contemporânea, graças às contribuições e críticas marxianas, entendemos o trabalho como um instrumento dignificador do homem. Hoje, o mercado de trabalho exige um trabalhador que domine a teoria e prática, que seja competente no que faz.

            Feito esse breve transcurso da evolução de como enxergamos o trabalho, apresentar-se-á a relação trabalho-valor em Marx.

            Ao analisar o acúmulo de riquezas e buscar uma explicação para a produção de excedentes, Marx chegou a conclusão de que o trabalho humano gerava valor. Para o grande criador do socialismo, quanto mais tempo se demorasse para produzir um produto, mais ele valeria como mercadoria. Alerta-se, aqui, que o que gera valor, para Marx, não é o trabalho individual, mas social. Este, corresponde ao montante entre todo o trabalho produzido para gerar a mercadoria. Ou seja, estaria incluído no produto o trabalho de todos os trabalhadores – que colheram a matéria prima; que produziram os maquinários; que vendiam sua força de trabalho.

            Disso se depreende que “n´O Capital´, a dialética do trabalho é mediada pelo valor, vale dizer, pelo fato de o produto do trabalho ser mercadoria”[2]. Esse valor abstrato, estabelecido pelo trabalho de todos os trabalhadores, se deu através da própria mercantilização do trabalho.

            Através desta descoberta, se pode conhecer como o excedente desviava do trabalho humano dos produtores para os bolsos dos exploradores, gerando a mais-valia. Porém, relembrando que nosso objetivo não é aprofundar nos conceitos de Marx, foi através das análises marxianas que estabeleceu-se um valor para o trabalho – ainda inferior ao que se deveria ganhar – e conseguiu-se, através da luta política, iluminada pelos ideais socialistas, garantir direitos de segunda geração aos trabalhadores.

 

III CONCLUSÃO 

            O equilíbrio depende das duas partes com peso e proporcionalidades iguais, mas com cores, intenções e crenças diferentes. Qualquer desnível de uma forma de ideia, sobrevalendo sobre outra, é motivo de preocupação. Daí que não podemos esquecer, em pleno século XXI, da utopia, do sonho de uma sociedade melhor, mais humana, justa, livre e democrática. Não podemos deixar de pensar diferente, mas com equilíbrio e bom senso.

            Não se pode negar que a economia capitalista mutaciona-se celeremente e que esta mutação produz e acelera o conhecimento. Não se pode deixar de falar, também, que o controle da produção e a concentração de renda nas mãos de uma pequena minoria são fatores a serem discutidos e superados. Vale reafirmar que a pobreza é fruto de uma realidade produzida, não natural. Isso é inquestionável porque se todos passassem fome não existiria pobreza. A pobreza é fruto da própria desigualdade social.

            Por outro lado, não podemos querer adequar a sociedade contemporânea, complexa, à interpretações e teorias que prevaleceram, fortemente, do seu surgimento até o século passado. Nem podemos, também, esquecermo-nos delas, mas fortificá-las, atualizá-las, sem dogmatismo, para a construção de uma sociedade com ideais verdadeiros de democracia participativa.

            O marxismo não morreu, nem deverá morrer porque ele é o contraponto do sistema capitalista e, como tal, serve de equilíbrio para a própria manutenção da sociedade que sonhamos e vivenciamos; como luz da humanização do homem.

            Finalmente, o marxismo é de fundamental importância porque a sua eliminação traria incontáveis danos à essência humana. O capitalismo, por si só, prega uma liberdade que aliena o próprio homem, fazendo-o aceitar uma falsa liberdade; doutro modo, o comunismo tiraria a liberdade de grande parte dos homens e mulheres – ou a traria aos que tivessem a consciência socialista. A dominação de ideais capitalistas prevalecendo sobre todo o mundo deve ter um contrapeso socialista para que seja garantida a verdadeira democracia, que surge do confronto de ideias, de quereres, valores e interesses: da luta entre os contrários.

             

REFERÊNCIAS 

ANTUNES, Ricardo (Org.). A Dialética do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004. 

CECEÑA, Ana Ester (Org.). Os desafios das emancipações em um contexto militarizado – Tradução de Cecília Martha Botana - 1ª ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2008. 

COUTINHO, Maurício Chalfin. Marx: Notas sobre a Teoria do Capital. São Paulo: Editora Hucitec, 1997. 

QUINTANEIRO, Tânia (Org.). Um Toque de Clássicos – Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis – 1ª ed. – Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007.


[1] Kapital, p. 45.

[2] COUTINHO, 1997, p. 59.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Juvimário Andrelino Moreira).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados