JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Estudos & Pesquisas
Autoria:

Ricardo Barbosa Pereira

Outras monografias da mesma área

ESTUDO DA SITUAÇÃO LEGAL DA MALHA FERROVIÁRIA DA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA ANTE AS NORMAS JURÍDICAS VIGENTES DE ACORDO COM A TEORIA PURA DO DIREITO DE HANS KELSEN

PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Das licitações e suas dispensas as entidades em fins lucrativos

Conversão Tempo de Serviço Especial em Comum

Improbidade administrativa e sua prescrição.

Direito Administrativo Norte Americano e o Poder Regulador

PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Atuação da Guarda Municipal em Decorrência do Anseio Social - introdução

A APLICAÇÃO DO PODER DE POLÍCIA: LEGALIDADE VERSUS ABUSIVIDADE

A Manutenção do Equilibrio da Equação Econômico-Financeira na Alteração e Extinção do Contrato Administrativo

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Administrativo

AGÊNCIAS EXECUTIVAS: MODELO PRÓPRIO DA ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL

A agência executiva nada mais é que, pelo conceito de Di Pietro (2007, p. 432), "a qualificação dada à autarquia ou fundação que celebre contrato de gestão com o órgão da Administração Direta..."

Texto enviado ao JurisWay em 24/10/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Ricardo Barbosa Pereira[1]

 

1. Introdução. 2. A Agência Executiva no modelo brasileiro. 3. Conclusão.

Palavras-chave: Agência Executiva. Administração Gerencial.

 

1. INTRODUÇÃO

 

No contexto da Administração pública atual é de relevância sonar destacar um fenômeno que vem se desenvolvendo desde os idos do Decreto-lei 200/67, o qual dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. É a denominada Administração Gerencial.

Esse modo de administração da coisa pública leva em consideração uma maior desburocratização do aparelho estatal, além da descentralização funcional. Foi a partir desse modelo, inicialmente plantado pelo Decreto suprarreferido e reforçado pela Constituição brasileira de 1988, que deu-se maior dinamismo operacional ao Estado por meio da Administração Indireta, compreendendo, consoante art. 4º, II, do Decreto-lei 200/67, as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas (ALEXANDRINO; PAULO, 2008).

Exemplo maior da consolidação dessa Administração Gerencial é, inexoravelmente, a vinda e implantação da ideia de agência executiva, a partir da inclusão do § 8º do art. 37 da CF/88, surgida a partir de um outro fenômeno próprio dos Estados Unidos, a chamada “agencificação”. Este é o objeto de estudo do presente artigo.

 

2. A AGÊNCIA EXECUTIVA NO MODELO BRASILEIRO

 

A agência executiva nada mais é que, pelo conceito de Di Pietro (2007, p. 432), “a qualificação dada à autarquia ou fundação que celebre contrato de gestão com o órgão da Administração Direta a que se acha vinculada”, ajudando para a melhoria da eficiência (princípio este constitucional explícito desde a Emenda 19/98) e, consequentemente, redução dos custos estatais.

Perceba-se de início, então, que agência executiva não é um dado preexistente, mas sim uma entidade (autarquia e fundação pública) que recebe tal qualificação a fim de que a sua autonomia gerencial, orçamentária e financeira seja ampliada, desde que cumpra alguns requisitos. E quais são estes?

O próprio dispositivo constitucional os alinha: celebração de contrato de gestão, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo, ainda, à lei dispor sobre o prazo de duração do contrato, os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, além da remuneração do pessoal.

Outros textos legais tratam também da agência executiva, no âmbito federal – já que para os Estados e Municípios a adotar deverão baixar as suas próprias normas. Nesse sentido, observe-se a redação do art. 51 da lei 9.649/98:

Art. 51. O Poder Executivo poderá qualificar como Agência Executiva a autarquia ou fundação que tenha cumprido os seguintes requisitos:

I - ter um plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento;

II - ter celebrado Contrato de Gestão com o respectivo Ministério supervisor.

§ 1o A qualificação como Agência Executiva será feita em ato do Presidente da República.

§ 2o O Poder Executivo editará medidas de organização administrativa específicas para as Agências Executivas, visando assegurar a sua autonomia de gestão, bem como a disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros para o cumprimento dos objetivos e metas definidos nos Contratos de Gestão.

Ainda no âmbito da lei 9.649/98, afirma o seu art. 52, § 1º, que a periodicidade mínima é de um ano para os Contratos de Gestão das Agências Executivas e, além disso, esses contratos estabelecerão os objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessários e os critérios e instrumentos para a avaliação do seu cumprimento.

Por sua vez, o caput do art. 52 acima disposto traz uma determinação que se amolda perfeitamente ao intento de uma Administração que se diz Gerencial. Vale a pena citá-lo ipsis litteris:

Art. 52. Os planos estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional definirão diretrizes, políticas e medidas voltadas para a racionalização de estruturas e do quadro de servidores, a revisão dos processos de trabalho, o desenvolvimento dos recursos humanos e o fortalecimento da identidade institucional da Agência Executiva.

Outrossim, há disciplina dessas entidades pelos Decretos Federais nº 2.487 e 2.488. O primeiro decreto dispõe sobre a qualificação de autarquias e fundações como Agências Executivas, estabelece critérios e procedimentos para a elaboração, acompanhamento e avaliação dos contratos de gestão e dos planos estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional das entidades qualificadas e dá outras providências. O outro define medidas de organização administrativa específicas para as autarquias e fundações qualificadas como Agências Executivas e dá outras providências.

 

3. CONCLUSÃO

 

De tudo o que foi dito, observa-se que uma das vantagens dessas agências executivas é a maior autonomia gerencial das entidades e a maior eficiência da Administração, além do recebimento de mais recursos orçamentários.

Mas não só: há igualmente o fato de elas poderem ser dispensadas de licitação pelo dobro do valor normal de dispensa nos casos daquelas entidades sem a qualificação de agência executiva, consoante o art. 24, I e II, da lei 8.666/93, modificada originalmente pela lei 9.648/98 e lei 11.107, de 2005 e hoje com disposição final dada pela lei 12.715/12.

Inobstante isso, ficam como crítica e ao mesmo tempo como reflexão final dois pontos.

O primeiro, de ordem normativa, e apontado por Di Pietro (2007), junge-se à questão de os citados decretos em vigor poderem trazer pouco efeito prático, por faltar uma disciplina legal mais robusta no tema.

O segundo, de ordem político-gerencial, e apontado por Fernanda Marinela (2012), está no fato de que já deveria ser obrigação inerente às entidades estatais terem eficiência, não importassem medidas de melhoramento. A doutrina critica ainda, segundo a autora, o fato de um contrato de gestão ir além da lei, dando mais autonomia e orçamento do que a lei deu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 16. ed. rev. e atual. São Paulo: Método, 2008.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo. 6. ed. Niterói/RJ: Impetus, 2012.

 



[1] Acadêmico do curso de Direito da FANESE.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Ricardo Barbosa Pereira).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados