JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Júlio César Prado De Oliveira
Pós-Graduado (latu sensu) em Ciências Penais (UNISUL/LFG), Direito Ambiental e Urbanístico (UNIDERP/LFG), Direito Constitucional (UNIDERP/LFG), Direito Civil, Processual Civil e Consumidor (UNIASSELVI/FMB), Direito Público (UNIASSELVI/VERBO JURÍDICO)

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

A importância da investigação policial na persecução criminal - a atuação da polícia na repressão e apuração do crime

AS TEORIAS DA CULPABILIDADE E SUA EVOLUÇÃO SÓCIO-POLÍTICA

CORRELAÇÕES ENTRE POLÍTICA JURÍDICA E A APLICAÇÃO DA PENA NO DIREITO PENAL

Breves Apontamentos acerca da Questão da Anencefalia atinentes à Mulher Pobre

A influência da mídia nos casos de homicídio de vão à júri popular

A LEI MARIA DA PENHA PELA ÓTICA DA CRIMINOLOGIA CRÍTICA: CARATER PREVENTIVO, RETRIBUTIVO E RESTAURATIVO DA PENA

INFANTICÍDIO: CONSIDERAÇÕES MÉDICO-LEGAIS ACERCA DA CONFIGURAÇÃO DO CRIME

Abando Material

HIPERTROFIA CRIMINAL: APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA INTERVENÇÃO MÍNIMA E DA INSIGNIFICÂNCIA NAS CONTRAVENÇÕES PENAIS.

HOMICIDIO

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Penal

A EFICÁCIA POLÍTICA CRIMINAL DA ANTECIPAÇÃO DA TUTELA PENAL.

Texto enviado ao JurisWay em 22/10/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

                        O presente trabalho se propõe a analisar a eficácia político criminal da antecipação da tutela penal em suas principais manifestações no nosso ordenamento.

                        Poderíamos questionar a eficácia político criminal da própria tutela penal, leia-se, a pena de fato é eficaz em prevenir o crime? Ela cumpre seu propósito de função preventiva geral positiva (fixação de valores no seio social) e função preventiva geral negativa (intimidação do potencial criminoso a não delinqüir)? Uma vez aplicada ao crime já deflagrado, tem a pena uma matiz ressocializadora, neutra ou criminógena?

                        A resposta sincera a esses questionamentos não podem advir de uma mera construção teórico-racional, por mais atraente que ela seja. É necessário embasamento por ampla e criteriosa pesquisa de campo.

                        A princípio, com base nos estudos já realizados, podemos apontar uma resposta provisória a pelo menos uma das questões; a pena privativa de liberdade aplicada não ressocializa e não é neutra, mas fator criminógeno.

                        Considerando que a pena é em si mesmo uma violência (em tese necessária) a bens jurídicos fundamentais (liberdade, patrimônio, etc), aliado ao fato de ser um fator criminógeno, reforça-se a idéia de que deve esta ser a última medida a ser empregada pelo Estado (subsidiariedade e fragmentariedade penal).

                        Com a evolução dos meios de interação social, as descobertas científicas e o desenvolvimento tecnológico houve uma ampliação dos riscos.

                        Em face deste fenômeno, um segmento da doutrina penal passou a defender a antecipação da tutela penal.

                        Este posicionamento é equívoco, pois se sustenta na idéia do Direito Penal como o instrumento por excelência da prevenção criminal.

                        De todos os instrumentos político criminais possíveis para prevenir o fenômeno criminal, o mais pesado, o mais inercial e o menos eficaz é o Direito Penal. Esta afirmação embasa-se em inúmeros fatores: a) o Direito Penal em um Estado Democrático de Direito tem que caminhar em uma velocidade lenta, a fim de garantir ao acusado seus inescusáveis direitos de defesa e de prova de inocência; b) o operador do Direito Penal é o paquidérmico Estado, envolto em toda a sua burocracia; c) o resultado final da persecução penal, no mais das vezes, é o encarceramento, sendo que a lotação de penitenciárias equivale ao reforço dos instintos criminais do detento, facilitação de criação de organizações criminosas intra-muros, aumento do custos do Estado.

                        Pelo exposto, de início, nega-se a utilidade da antecipação da tutela penal como eficaz medida político criminal.

                        Acrescente-se que a luz da Constituição a antecipação da tutela penal não pode funcionar como uma realidade antigarantista (e no mais das vezes funciona), o que a tornaria inconstitucional e esvaziaria a discussão em torno de sua eficácia político criminal.

                        Passemos ao enfrentamento das hipóteses em espécie:

                        Previsão de Crime de Perigo Abstrato:

                        O crime de perigo abstrato importa no distanciamento da conduta individual da efetiva lesão ao bem jurídico. A lesão é hipotética (provável) e tem-se uma antecipação da punição criminal.

                        A idéia de atingir o indivíduo em sua liberdade por uma virtual lesão a um bem jurídico, sem ao menos mostrar indícios concretos deste risco, é desproporcional e nega a dignidade humana, sendo, portanto, inconstitucional e violadora do princípio da ofensividade.

                        Ademais, o crime de perigo abstrato reduz as possibilidades de defesa do acusado, já que este terá infringido a norma na sua simples contrariedade, invertendo a carga probatória no processo penal.

                        Logo, é absolutamente ineficaz, senão contrário aos objetivos políticos criminais, pois, sem haver sequer ameaça ao bem jurídico faz atuar a pena com todo o seu arcabouço estigmatizador e criminógeno.

                        Previsão de Crime de Perigo Concreto:

                        Diferentemente do perigo abstrato, no caso do perigo concreto há uma conduta que importa em um risco proibido manifesto e potencialmente danoso a um bem jurídico – exemplo: indivíduo embriagado que trafega na contramão sem aperceber-se do fato e pondo em risco a vida de outros motoristas.

                        Normativamente não restam dúvidas que o legislador em diversos casos entendeu que a colocação concreta em perigo de determinados bens justifica uma pena criminal, e a doutrina, na sua maior parte, aprova referidas previsões.

                        Constitucionalmente parece que o critério de análise deve pautar-se na proporcionalidade e na razoabilidade. Esta primeira filtragem exclui algumas previsões. Assim, ainda que a conduta promova um risco concreto, se este é muito remoto, injustificável seria a intervenção penal. Da mesma forma a intensidade punitiva deve guardar consonância com o grau de risco de lesão concretamente produzido.

                        Sob o crivo da eficácia político Criminal reduz-se ainda mais o espectro dos crimes de perigo concreto, pois só alguns subsistem a uma perspectiva funcional, garantista, subsidiária e fragmentária de proteção a bens jurídicos, sendo que muitas das previsões seriam melhor trabalhadas pelo direito civil, administrativo, etc., evitando o sobrecarregamento do sistema penal.

                        Atos Preparatórios:

                        Os atos preparatórios, via de regra, não são puníveis, salvo nos casos que constituem delito autonomamente tipificado (ex. petrechos para falsificação de moeda, art.291 do Código Penal).

                        É injustificável sua tipificação de um ponto de vista político criminal, posto que neste momento  a execução ainda não está em marcha e os bens jurídicos ainda estão a salvo de lesões (mesmo em termos de perigo concreto).

                        Se o fim político criminal é evitar o crime, no caso de atos preparatórios as medidas devem focar o desvio do agente do início da execução, redirecionando uma circunstância vulnerável e evitando sua metamorfose criminal.

                        A tipificação de atos preparatórios, ao contrário, antecipa a criminalização da conduta, isto é, antecipa o fenômeno (crime) que se quer evitar.

                        Punição da Tentativa:

                        Político Criminalmente o fundamento da punição da tentativa é equiparado ao do crime consumado, embora ausente o elemento objetivo (resultado). Na tentativa podemos ter desde um perigo concreto e dolosamente dirigido ao bem jurídico até a lesão de bem jurídico diverso do intencionado (ex. lesão corporal em tentativa de homicídio), sendo que a ausência do resultado decorre de circunstâncias alheias à vontade do agente.

                        Esta presente, portanto, a ofensividade subjetiva.

                        A ausência de resultado importará na redução da pena de um a dois terços, mantendo a proporcionalidade e razoabilidade da resposta penal, politicamente adequada.

                        Conclusão:

                        Concluindo, a antecipação da tutela penal corresponde a um fenômeno típico do direito penal do risco, responsável por uma utilização simbólica do Direito Penal, que reduz as oportunidades de defesa do cidadão, promove uma paliativa e virtual sensação de segurança e incha o sistema prisional, sendo, portanto, ineficaz político criminalmente, e chegando, até mesmo, a funcionar como fator criminógeno.

                        Não se nega a ampliação dos riscos na sociedade contemporânea ou a nobreza da intenção de sua tutela, o que se nega é a eficácia e legitimidade da redução das garantias clássicas do Direito Penal para exercício deste papel.

 

 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

COSTA, Jose Francisco de Faria. O perigo em Direito Penal. Coimbra: Coimbra Editora, 1992.

DELMAS-MARTY, Mireille. Os Grandes Sistemas de Política Criminal. Barueri/SP: Manole, 2004.

GOMES, Luz Flávio; BIANCHINI, Alice. O Direito Penal na era da globalização. São Paulo: RT, 2002.

HASSEMER, Winfried. Crisis y características del moderno derecho penal. Actualidad Penal. Madrid, n° 43/22 de 1993.

OLIVEIRA, Marco Aurélio Costa Moreira de. Crimes de perigo abstrato. Disponível na internet: http://www.ibccrim.org.br, 27.06.2003.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Júlio César Prado De Oliveira).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados