JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Daniel Da Silva Tuerlinckx
Sócio do escritório Tuerlinckx & Dornelles Advogados; Formado na Faculdade Anhanguera de Pelotas/RS; Pós-Graduado em Direito Empresarial na Universidade Anhanguera-UNIDERP; Pós-Graduado em Direito Previdenciário na Universidade Anhanguera-UNIDERP.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

Aposentadoria e pensão junto ao INSS ou Judiciário

Ação de Concessão de Benefício Assistencial - LOAS / BPC - Modelo de Petição Inicial

Reestabelecimento de auxílio doença

A inconstitucionalidade do §5º do artigo 93 do Decreto 3.048/99

Jurisprudências sobre Ações Regressivas Acidentárias

REGIME DE CAPITALIZAÇÃO DO CHILE

A MAJORAÇÃO DE 25% DO BENEFICIO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, PREVISTO NO ART.45 DA LEI 8.213/91 DIANTE DA POSSIBILIDADE DE EXTENSÃO AOS DEMAIS BENEFÍCIOS QUAL CRITÉRIO USAR-SE: REGRA DA CONTRAPARTIDA (PRÉVIA FONTE DE CUSTEIO) OU BENEFÍCIO ASSISTENCIAL?

Entenda algumas Revisões de Aposentadorias

A CONVERSÃO E AVERBAÇÃO DO TEMPO ESPECIAL EM COMUM PARA CONCESSÃO DE APOSENTADORIA DOS SERVIDORES TITULARES DE CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A APOSENTADORIA ESPECIAL E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Previdenciário

Qual o siginificado do regime de previdência privada no sistema nacional de seguridade social? A previdência privada substitui o sistema público ou o acresce?

Esta breve explanação tem o simples objetivo de esclarecer um pouco sobre a previdência privada no Brasil, apresentando o que significa a previdência privada no atual sistema, bem como, definindo se a previdência privada acresce a seguridade social

Texto enviado ao JurisWay em 18/09/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

QUAL O SIGNIFICADO DO REGIME DE PREVIDÊNCIA PRIVADA NO SISTEMA NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL? A PREVIDÊNCIA PRIVADA SUBSTITUI O SISTEMA PÚBLICO OU O ACRESCE?

 

 

Daniel da Silva Tuerlinckx[1]

 

 

RESUMO: Esta breve explanação tem o simples objetivo de esclarecer um pouco sobre a previdência privada no Brasil, apresentando o que significa a previdência privada no atual sistema, bem como, definindo se a previdência privada acresce a seguridade social.

                                

PALAVRAS CHAVE: Previdência Privada. Previdência Complementar. Aposentadoria.

 

SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Previdência Privada. 3. Previdência Complementar. 4. Conclusão. 5. Referência Bibliográfica.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

 

O regime de previdência privada está disposto na atual Constituição Federal brasileira em seu artigo 202, o qual informa que a previdência privada é uma previdência complementar, autônoma e facultativa diante da seguridade social ofertada pelo governo a todos os trabalhadores regularmente cadastrados.

 

A previdência privada surgiu com a Lei de número 6.435/1977, muito embora hoje ela esta regulamentada de acordo com as leis complementares 108 e 109 do ano de 2001, uma dispõe sobre as relações dos entes governamentais e a outra dispõe sobre a previdência complementar na sua forma privada, respectivamente.

 

Sendo assim, neste estudo serão observadas duas questões, a primeira sobre o significado da previdência privada no sistema nacional de seguridade social e a segunda sobre a previdência privada ser complementar e nunca uma substituta ao sistema público.

 

 

2. PREVIDÊNCIA PRIVADA

 

 

A previdência privada no Brasil teve a sua primeira regulamentação em 1977 pela Lei de número 6.435/1977. O surgimento desta lei se deu uma vez que o sistema previdenciário brasileiro não conseguia corresponder com o montante a ser pago aos contribuintes.

 

Neste mesmo sentido o autor Ezequiel Guimarães citou em sua obra, uma ideia equivalente a necessidade da previdência privada no Brasil:

 

“A previdência social no Brasil se tornou, há algum tempo, incapaz de manter o padrão de vida dos trabalhadores na aposentadoria, uma vez que há uma perda do poder aquisitivo diretamente proporcional à renda do trabalhador na atividade (Santoro, 2002).”[2]

 

Segue, ainda, o autor afirmando que a previdência privada surge para que sejam possibilitados aos trabalhadores os seus benefícios devido a sua contribuição ao longo dos anos: “Assim, a previdência complementar surge com o objetivo de cobrir esta deficiência e possibilitar uma equivalência entre os rendimentos dos trabalhadores antes e após a aposentadoria.”[3]

 

Portanto, entende-se que a previdência privada tem um significado muito importante no atual sistema de previdência social, uma vez que nem todos os trabalhadores conseguem cumprir com os requisitos exigidos para a sua aposentadoria pela previdência social. Além disso, serve também como um escape do governo para esses trabalhadores que sem o período contributivo necessário possam se aposentar devido a previdência privada.

 

 

3. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

 

 

A pergunta a ser respondida aqui é: a previdência privada substitui a previdência social ou acresce? Como dito anteriormente, a previdência privada surgiu para ser uma complementação a previdência social, como dispõe o artigo 202 da Constituição Federal e as Leis Complementares 108 e 109 de 2001.

 

Para que seja melhor entendido, cabe aqui transcrever um trecho da obra do doutrinador Fábio Zambitte Ibrahim do por quê existe a previdência privada:

 

“A previdência básica, relativa ao RGPS – Regime Geral de Previdência Social – possui benefícios limitados a teto legal, na mesma razão da limitação das cotizações mensais dos trabalhadores, isto é, tanto contribuições dos segurados como os benefícios têm limite máximo.”[4]

 

Assim, entende-se que a previdência privada é complementar, uma vez que os contribuintes da previdência social podem utilizar da previdência privada para auferir os seus rendimentos quando aposentados.

 

Para corroborar com esse entendimento se faz necessário expor o trecho do autor Ezequiel Guimarães que fala das facilidades apresentadas pela previdência privada:

 

“Como alternativa, e complemento a aposentadoria oficial, existem planos de previdência oferecidos por empresas. São os planos de previdência complementar. Esses planos oferecem facilidades como escolha do tempo e do valor das contribuições e, principalmente, a data em que pretende começar a receber o benefício um exercício que pode ser feito a partir de simulações.”[5]

 

Sendo assim, de acordo com o que fora citado anteriormente, fica a certeza de que a previdência privada nada mais é do que um acréscimo para os trabalhadores, uma vez que podem futuramente gozar de um rendimento maior na aposentadoria.

 

 

4. CONCLUSÃO

 

 

O presente estudo sobre a previdência privada, mais precisamente sobre o seu significado perante o sistema público, ou seja, a previdência social, bem como sobre a previdência privada ser complementar a seguridade social.

 

Primeiramente a previdência privada tem como principal significado de diminuir as falhas do sistema público, ou seja, com a sua implementação ela acabou de diminuir os prejuízos governo em relação os benefícios a serem pagos aos contribuintes.

 

E por último, ficou esclarecido que a previdência privada é uma forma das pessoas complementarem as suas aposentadorias, uma vez que existe um limite de contribuição e benefícios na previdência social, e pela previdência privada existem inúmeros planos a serem contratos pelos trabalhadores.

 

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

IBRAHIM, Fábio Zambitte. Resumo de Direito Previdenciário. 12. Ed. Niterói: Impetus, 2012.

 

GUIMARÃES, Ezequiel. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR – A SOLUÇÃO? Artigo publicado no Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV. Disponível em www.ieprev.com.br. Material da Aula 1ª da Disciplina: Sistemas de Previdência Privada, ministrada no Curso de Pós-Graduação de Direito Previdenciário – Anhanguera-Uniderp | Rede LFG, 2012.



[1] Bacharel em Direito da Anhanguera Educacional/Faculdade Atlântico Sul de Pelotas, Pós-Graduando do curso: Especialização em Direito Empresarial da Rede de Ensino LFG/Universidade Anhanguera – UNIDERP, Pós-Graduando do Curso: Especialização em Direito Previdenciário da Rede de Ensino LFG/Universidade Anhanguera – UNIDERP.

[2] GUIMARÃES, Ezequiel. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR – A SOLUÇÃO? Artigo publicado no Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV. Disponível em www.ieprev.com.br. Material da Aula 1ª da Disciplina: Sistemas de Previdência Privada, ministrada no Curso de Pós-Graduação de Direito Previdenciário – Anhanguera-Uniderp | Rede LFG, 2012. P. 2.

[3] GUIMARÃES, Ezequiel. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR – A SOLUÇÃO? Artigo publicado no Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV. Disponível em www.ieprev.com.br. Material da Aula 1ª da Disciplina: Sistemas de Previdência Privada, ministrada no Curso de Pós-Graduação de Direito Previdenciário – Anhanguera-Uniderp | Rede LFG, 2012. P. 2.

[4] IBRAHIM, Fábio Zambitte. Resumo de Direito Previdenciário. 12. Ed. Niterói: Impetus, 2012. P. 414.

[5] GUIMARÃES, Ezequiel. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR – A SOLUÇÃO? Artigo publicado no Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV. Disponível em www.ieprev.com.br. Material da Aula 1ª da Disciplina: Sistemas de Previdência Privada, ministrada no Curso de Pós-Graduação de Direito Previdenciário – Anhanguera-Uniderp | Rede LFG, 2012. P. 3.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Daniel Da Silva Tuerlinckx).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados