JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Frederico Augusto Passarelli Mendonça
Tabelião de Protesto da Comarca de Itanhandu-MG

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO: É POSSÍVEL?
Direito Processual Civil

ÔNUS DA PROVA: TÉCNICA DE JULGAMENTO OU MATÉRIA DE INSTRUÇÃO?
Direito Processual Civil

Monografias Direito Processual Civil

Art. 745-A, do CPC: o embate entre a norma material e processual civil e seus desdobramentos.

Haverá a possibilidade de aplicar o parcelamento do débito, previsto na execução por título extrajudicial, no cumprimento de sentença? Divergência jurisprudencial e doutrinária.

Texto enviado ao JurisWay em 11/09/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Art. 745-A, do CPC: o embate entre a norma material e processual civil e seus desdobramentos.

 

Dentre as inovações trazidas para o sistema processual civil brasileiro com o advento da Lei n° 11.382/05, temos a possibilidade de parcelamento do débito executado por título extrajudicial, conforme disposição do art. 745-A, do CPC.

No caso, no curso do prazo destinado aos embargos, o devedor, reconhecendo a dívida e comprovando o depósito de 30% do valor em execução, inclusive custas e honorários de advogado, poderá pagar o restante do débito em seis parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e juros de 1% ao mês.

Sendo a proposta deferida pelo Juiz, o exequente poderá levantar o depósito e serão suspensos os atos executivos e constritivos. Caso indeferida, prossegue-se com o feito. Salienta-se, ainda, que, nos termos do art. 745-A, § 2°, do CPC, o não pagamento de qualquer das prestações implicará, de pleno direito, o vencimento das subsequentes, o prosseguimento do processo, além de imposta ao executado multa de 10% sobre o valor das prestações não pagas, sendo vedado à oposição de embargos.

Na interpretação do referido dispositivo processual, surge-se a indagação: O deferimento da possibilidade de parcelar a dívida dependeria da anuência do credor? Cremos que não. Por opção legislativa e afim de “premiar” o devedor que prefere não ingressar com embargos à execução, confessando o débito, a Lei acabou por conceder-lhe a possibilidade do pagamento parcelado. Assim, mitigou-se o próprio art. 313, do Código Civil, que dispõe, verbis: ”O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa” e art. 314, do mesmo codex, verbis: “Ainda que a obrigação tenha por objeto prestação divisível, não pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim não se ajustou.”

Nesta linha, o credor não é obrigado a receber prestação de modo diverso ao que foi acordado, nem por partes, exceto quando se tratar de execução por título extrajudicial, ocasião em que é legalmente previsto o recebimento parcelado do débito, tudo em homenagem a celeridade da justiça, servindo, o art. 745-A, do CPC, como barreira a novas ações, já que se opera a preclusão lógica quanto à possibilidade de oposição de embargos.

Outra questão tormentosa quanto ao tema, é a possibilidade de extensão desse parcelamento à fase de cumprimento de sentença, onde a lei silencia-se. Num primeiro momento, até podemos ter a idéia de que poder-se-ia aplicar, por arrasto, a disposição do art. 745-A, do CPC ao cumprimento de sentença, ante a máxima “onde houver a mesma razão, deve haver o mesmo direito”, a omissão legislativa, a efetividade da execução e o princípio da menor onerosidade ao devedor..

Neste sentido, o julgado do TJRS, 2ª Câmara Cível, AI 2008.0002.31642, j. 26/11/08, relatora Desembargadora Elizabete Filizzola:

“AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO POR TÍTULO JUDICIAL. BEM PENHORADO EM VALOR QUE MUITO EXCEDE A DÍVIDA. ONEROSIDADE EXCESSIVA. APLICAÇÃO DO ARTIGO 745-A DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. POSSIBILIDADE. Recurso interposto contra decisão que indeferiu o requerimento de parcelamento de débito da agravante em ação de cobrança de cotas condominiais, em fase de cumprimento de sentença, determinando a avaliação do imóvel já penhorado. Versa a controvérsia acerca da possibilidade de deferimento, pelo juízo, de pedido de parcelamento de débito de cotas condominiais, em ação de cobrança em fase de execução de título judicial. A agravante pleiteia a observância dos artigos 620 e 716, para que seja deferido o parcelamento previsto no artigo 745-A e o agravado pretende a aplicação do 475-J, todos do Código de Processo Civil. O parcelamento criado pelo artigo 745-A do Código de Processo Civil compatibiliza o princípio da efetividade da execução e o princípio da menor onerosidade ao devedor, preceituado no artigo 620 do Código de Processo Civil, equilibrando o direito do credor de receber o que lhe é devido e o do devedor de pagar da forma que lhe traga menor prejuízo, sendo certo, ainda, que beneficia o exercício da função jurisdicional ao promover a celeridade e a economia processual. O artigo 475-R do CPC torna possível a aplicação do artigo 745-A à execução de título judicial, pois permite a aplicação subsidiária das normas que regem o processo de execução de título extrajudicial ao judicial. Patente a desproporção entre o valor do imóvel penhorado e o montante da dívida cobrada, importando em violação do princípio da menor onerosidade ao devedor, uma vez que inegável o grande prejuízo à agravante em ter seu imóvel residencial leiloado, que supera a valor da dívida em mais de quarenta vezes. Parcelamento deferido, de forma que a agravante deve depositar, de imediato, 30% do valor da cobrança e o saldo ser dividido em seis parcelas mensais iguais e consecutivas, acrescidas de correção monetária e dos juros de mora de um por cento ao mês, ficando suspensa a execução enquanto perdurar o regular cumprimento do parcelamento, na forma do §2º do 745-A, do CPC. RECURSO PROVIDO.”

 

Porém, cremos não ser este o sentido da norma, eis que a omissão parece ter sido proposital. Isto porque, dessa forma, homenageia-se a coisa julgada, constitucionalmente resguardada. Veja-se. Após um longo processo judicial, onde o requerido fez uso de todos os meios de defesa postos à sua disposição, incluindo as vias recursais, temos o trânsito em julgado da sentença, ocasião em que o credor passa a exercer seu direito à satisfação, na fase do cumprimento. Ora, não estaríamos renegando a autoridade da coisa julgada, caso se concedesse a oportunidade ao devedor pagar de forma parcelada? Cremos que sim. O art. 745-A, do CPC, tem como pressuposto a renúncia ao direito de discutir a causa do débito. No cumprimento de sentença, o devedor exerceu exaustivamente a discussão do direito material na fase de conhecimento, não lhe sendo lícito, agora, a benesse do adimplemento em partes.

A jurisprudência assim se posiciona:


“AGRAVO DE INSTRUMENTO - FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - PARCELAMENTO DO DÉBITO - APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DA REGRA ESTABELECIDA NO ART. 745-A DO CPC - IMPOSSIBILIDADE. - No cumprimento de sentença, não é possível o parcelamento da dívida na medida em que este benefício restringe-se à execução por título extrajudicial e objetiva abreviar a satisfação do crédito do devedor.  (TJMG, 12ª Cam. Cív. A.I. n° 1.0016.05.046879-8/002, Relator Desembargador Domingos Coelho, j. 30/09/2.009)”.

 

Depreende-se que, não obstante as divergências doutrinárias e jurisprudenciais, inclusive a atual posição da 4ª Turma do STJ (Resp 1.264.272/RJ, Rel. Min Luis Felipe Salomão, j. 15/05/12), o escopo da previsão legal contida no art. 745-A, do CPC, é conceder a benesse do parcelamento ao devedor, independente da anuência do credor, mitigando o alcance dos arts. 313 e 314, do Código Civil, ao mesmo tempo em que fomenta a integral e rápida satisfação do crédito, eis que, o executado que optar pela moratória legal, abdica do direito aos embargos do devedor. De outro lado, não há como estender estes efeitos ao cumprimento de sentença, onde o credor há muito espera pela satisfação de seu direito, pena de impor-lhe mais um pesado ônus, ou seja, aguardar mais seis meses para tomar as medidas executivas contra o devedor inadimplente.

 

BIBIOGRAFIA.

    

BRASIL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em 09/08/2011

BRASIL. Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Disponível em: . Acesso em 09/08/2011

NEGRÃO, Theotonio, GOUVÊA, José Roberto F., BONDIOLI, Luis Guilherme A. Código de processo civil. 42. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Frederico Augusto Passarelli Mendonça).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados